segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Fundada a ULD - Unidade e Luta Democrática do PT/RS
Com o lançamento da Unidade e Luta Democrática - ULD, ocorrido neste sábado, 17/12, foi oficializada a mais nova tendência interna do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul, resultado da fusão entre a corrente petista Unidade na Luta (UL) com setores oriundos da extinta Ação Democrática (AD).
O evento - que teve a presença de mais de 700 militantes do PT gaúcho - ocorreu no Ritter Hotel, centro de Porto Alegre, e contou na sua abertura com a presença do governador Tarso Genro, além dos secretários João Motta e Ivar Pavan e do presidente da Assembleia Legislativa e pré-candidato do PT ao Paço Municipal de Porto Alegre, deputado Adão Villaverde (estes três últimos também integram os quadros da nova tendência), assim como de lideranças sindicais, comunitárias, estudantis e representantes das várias correntes do PT do RS.
Segundo seus fundadores, a ULD - que no PT Nacional integra o 'campo político' Construindo um Novo Brasil - se propõe a 'fortalecer o diálogo interno do PT, sintonizar o partido com os processos de âmbito nacional e reafirmar o compromisso com os trabalhadores, juventude e movimentos sociais'.
O governador Tarso Genro (que na ocasião recebeu dos organizadores um exemplar do livro A Privataria Tucana, de Amaury Ribeiro Jr), ao saudar a criação da nova tendência, enfatizou que 'na última década passamos de um partido de lutas de classe para um partido de governo e esta transição não é nada fácil. Demonstramos que a Esquerda numa coalizão política pode governar na democracia, o que nos permite vislumbrar no horizonte a regeneração dos ideiais libertários do socialismo.Quero saudar esta nova corrente e a proposta de fortalecer a comunicação interna do partido em nome do nosso projeto maior que é o PT.'
Já o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, definiu o lançamento da ULD como um dia especial e ressaltou o papel da militância. “Este novo grupo já começa com uma militância histórica. Estamos construindo uma nova trajetória e nos orgulhamos de cada passo dela”.
Para João Motta, Secretário Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, a ULD veio para ajudar a alinhar o governo estadual ao trabalho realizado pelo ex-presidente Lula e atualmente pela presidenta Dilma. “Temos uma tarefa a fazer e é inevitável: colocar o Rio Grande do Sul no caminho do desenvolvimento”, informou Motta.
Integram ainda a nova tendência os deputados estaduais Valdeci Oliveira e Marisa Formolo, o 1º suplente de Deputado Federal e membro da direção nacional do PT, Paulo Ferreira, o vice-prefeito de Passo Fundo, Rene Cecconello, o presidente da CUT Estadual, Celso Woyciechowski, a vice-prefeita de Alegrete, Preta Mulazzani, assim como os vereadores Adeli Sell, Mauro Pinheiro, Engº Comassetto, Sérgio Kumpfer e Nelcir Benetti, dentre outros.
Fonte: jcsgarcia.blogspot.com
*Foto: Eduardo Quadros, do sítio Sul 21
**Com informações oriundas da Revista Voto, Sul21 e do PT/RS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário