sexta-feira, 7 de junho de 2013

Lajeado inicia tratativas para alavancar o setor de confecção e moda na região

Com o objetivo de alavancar o setor de moda na região do Vale do Taquari e tornar Lajeado um pólo regional do setor, nesta quinta-feira (06), representantes do Governo do Estado iniciaram as tratativas com o Governo Municipal. Na oportunidade, o assistente superior da Secretaria de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Adeli Sell, juntamente com seu assessor, Emilio Lacerda, visitaram uma empresa de confecção e conversaram com empresários para tomar conhecimento da situação de seus mercados consumidores. “Sabemos das dificuldades frente à concorrência chinesa e inclusive do Estado de Santa Catarina, mas acreditamos no potencial dos empresários locais e queremos ajudá-los a recuperar a competitividade para atender, de forma inicial, o mercado do Estado do Rio Grande do Sul”, afirmou Sell.

Segundo ele, inicialmente, a ideia é oferecer uma palestra aos empresários da região para explicar que tanto o Governo do Estado, quanto o de Lajeado, se pré dispõe a contribuir para com a formação de um sistema regional de produção da indústria da confecção. Um seminário que abordaria mais profundamente as possibilidades do setor seria realizado posteriormente à palestra.

A criação de uma escola de confecção em Lajeado, envolvendo a Associação dos Empresários das Indústrias de Confecção do Vale do Taquari, também está sendo analisada. “Não se faz isso da noite para o dia, mas já perdemos a indústria da tecelagem e não queremos deixar que isso aconteça com a de confecção”, afirmou Sell.

Para tal, a intenção é apresentar no seminário as linhas de crédito disponíveis pelo Badesul e BRDE aos empresários. “A falta de mão de obra e organização administrativa, além de maquinário defasado geram falta de competitividade para o setor”, afirma o coordenador do Departamento de Projetos Especiais e Captação de Recursos de Lajeado, Alexandre Comel. Segundo ele, o objetivo é fomentar o associativismo dos pequenos empresários do setor, lembrando que para isso também é essencial a parceria dos governos municipal, estadual e federal.

Foto: Rafael Scheeren Grün
Texto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário: