sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Sindicato dos Jornalistas comemora 70 anos neste sábado


Por proposição do vereador Adeli Sell, o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul será homenageado, neste sábado (29/09), pelos 70 anos da Entidade na defesa da liberdade de imprensa e luta ética na profissão.

“Vale ressaltar a essência do jornalismo, como uma atividade que contribui para a valorização da liberdade e da democracia. Esses profissionais exercem influência com a construção de novas ideias, comportamentos e olhares, mobilizando a dinâmica do cotidiano. Em muitos casos a imprensa vem contribuindo de maneira significativa ao fiscalizar e denunciar atos de irregularidade e de mau uso do bem público”, enfatizou Adeli, ao convidar os profissionais para participarem do baile. “Será uma oportunidade para brindar, rever e confraternizar”. O baile ocorre a partir das 20h30min, no Clube do Comércio - rua dos Andradas, 1085.

O parlamentar também destaca a importância da valorização da profissão que objetiva a transmissão dos fatos, contribuindo para um diálogo sócio-político diversificado nos dias atuais.

História
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS nasceu oficialmente em 23 de setembro de 1942. Foi fundado por jornalistas, escritores e intelectuais que atuavam em jornais, revistas e editoras da época para inicialmente defender os interesses da categoria, mas logo se firmou como uma das instituições mais importantes da sociedade gaúcha.

A entidade dos jornalistas se envolveu nas grandes questões sociais e políticas, como defesa dos direitos humanos, identidade das minorias, combate à discriminação de todos os segmentos marginalizados, desempenhando um papel importante na redemocratização do País e na defesa dos direitos individuais e democráticos dos cidadãos. Hoje, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à qual o Sindicato está filiado, a OAB e a CNBB formam a tríade de grandes instituições que fazem a interlocução com os poderes na defesa da sociedade.

Por Tatiana Feldens (reg. Prof. 13. 654)
Gab. Ver. Adeli Sell 

Nenhum comentário: