quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Filme sobre vida de Lula vai representar o Brasil no Oscar

O longa-metragem "Lula - O Filho do Brasil" foi anunciado nesta quinta-feira (23) como representante do Brasil na corrida por uma vaga na categoria de filme estrangeiro da próxima edição do Oscar, a maior festa do cinema norte-americano.

O filme, que concorreu a vaga com outros 23 longas, foi escolhido por unanimidade por uma comissão formada por nove especialistas, indicados pelo Ministério da Cultura e pela Academia Brasileira de Cinema.

"Lula - O Filho do Brasil" foi dirigido por Fábio Barreto, que já concorreu ao Oscar de filme estrangeiro em 1996 com "O Quatrilho". Lançado em janeiro, conta a história do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente da Academia Brasileira de Cinema, Roberto Farias, já havia afirmado que o critério para eleger o brasileiro no Oscar não seria qualidade ou bilheteria, mas sim a "cara" de Oscar. "Qualquer filme que fosse mandado para lá teria qualidades para concorrer. Outra coisa é analisar quais são os filmes brasileiros escolhidos nos outros anos, com que frequência determinados filmes são vencedores, qual é o tema, qual deles teria mais condições do que o eleito no ano anterior. São muitas variáveis", explicou.

Roberto Frias afirmou ainda que o filme "parece ser o mais indicado por mostrar a história de centenas de milhares de brasileiros, não apenas do presidente". Ele acrescentou que outro critério utilizado foi o de que "Lula é uma personalidade não apenas no Brasil, mas também lá fora", completou.

A comissão foi composta por Cássio Starling Carlos, Clélia Bessa, Elisa Tolomelli, Frederico Hermann Barbosa Maia, Jean Claude Bernardet, Leon Kakoff, Márcia Lellis de Souza Amaral, Mariza Leão e o próprio Roberto Farias.

Categoria
O filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2011 vai disputar com outros de mais de 95 países a chance de estar entre os cinco finalistas na categoria de melhor filme em língua estrangeira. A lista dos indicados será divulgada no dia 25 de janeiro de 2011. A cerimônia de premiação, por sua vez, acontece em 27 de fevereiro, no Kodak Theatre, em Los Angeles.

Em toda a história, apenas quatro filmes foram indicados ao Oscar de filme estrangeiro, e nenhum deles venceu: "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1996), "O Que É Isso, Companheiro?" (1998) e "Central do Brasil" (1999).

"Cidade de Deus" não conseguiu uma vaga entre os indicados a filme estrangeiro em 2003, mas no ano seguinte concorreu a quatro estatuetas: direção, roteiro adaptado, fotografia e montagem.

Nenhum comentário: