Decido cancelar minha assinatura da Folha de São Paulo depois de quinze anos. Hesitei muito, porque ela foi um baluarte jornalístico para minha geração. Ali acompanhei, adolescente, o movimento Diretas-Já. Colecionava encartes, discutia editoriais. Sonhava em fazer parte do quadro de colunistas do jornal. A Folha era bacana, moderna, quase obrigatória.
Planejava o divórcio há algum tempo, mas o adiei porque estava curioso para conhecer a reforma gráfica e as mudanças prometidas pelo novo editor-executivo, o jovem e talentoso Sérgio Dávila. Dupla decepção.
A questão do design é comodamente subjetiva. Sempre haverá o cinismo “especializado” a bafejar que o objetivo era mesmo esse, qualquer que seja o resultado. E o leitor se acostuma a tudo. Inclusive à mancha horrorosa no alto das capas dos cadernos, ou à tipologia que parece colhida nas Publicações Acme dos desenhos animados. Convenhamos, foram muitos esforços humanos e financeiros para se chegar a resultado tão pífio. A Folha perdeu sua cara. Pior, ficou feia. Mesmo os raros acertos têm ar de cópia ou improviso. O tablóide Esportes remete a similares estrangeiros, como o argentino Olé. As redundantes artes explicativas ocupam espaço injustificável.
A reforma editorial trouxe verniz de imparcialidade à cobertura política. Mas o tratamento dispensado aos candidatos presidenciais de 2010 segue tendencioso, para dizer o mínimo. A Folha demonstraria mais respeito pela inteligência dos leitores se deixasse de lado a hipocrisia apartidária, assumindo suas evidentes preferências eleitorais. Assim não precisaria usar subterfúgios rasteiros para disfarçá-las.
Eu apurei que a divulgação de factóides sem o devido embasamento é o instrumento ideal para destruir reputações e favorecer projetos obscuros. Profissionais ouvidos no meio enxergam na indiscriminada ocultação de fontes um salvo-conduto para qualquer abuso difamatório.
Ao privilegiar diplomados, a Folha assimilou a baixa qualidade da formação universitária em jornalismo. Os equívocos gramaticais e técnicos são abundantes. A recente inserção de análises pontuais remenda mal os defeitos do noticiário, pois tenta impor vaticínios duvidosos de manjados profissionais que inevitavelmente possuem algum interesse nas questões abordadas. Os jargões de release escancaram o pendor publicitário dos cadernos de variedades, que repetem pautas convenientes à indústria do entretenimento (basta ver as matérias sobre canais pagos e leis de incentivo). Salvo honrosas exceções, os juízos estéticos de seus repórteres são risíveis.
Mas não existe decadência mais constrangedora que a dos espaços regulares de opinião. Abandonando qualquer ilusão de pluralidade, o jornal transformou-se em vitrine para um conservadorismo provinciano, medíocre e repetitivo.
Diante da riqueza de nosso mundo acadêmico, a opção por Demetrio Magnoli, Boris Fausto e Marco Antonio Villa chega a parecer acintosa. Os chiliques elitistas de Danusa Leão, o udenismo de Fernando de Barros e Silva, as interjeições antipetistas de Eliane Cantanhêde (“massa cheirosa”, gente?), o neo-reacionarismo de Ferreira Gullar e os venenos de Josias de Souza envergonham a direita esclarecida e republicana que eles talvez julguem representar. Alguém realmente prefere João Pereira Coutinho a Jorge Coli? Luiz Carlos Mendonça de Barros a Paulo Nogueira Batista Jr? Quem faz contraponto ao serrismo de Elio Gaspari? A tolerante ombudsman Suzana Singer
A presunção messiânica e uma lamentável falta de autocrítica impedem os editores de perceber que certas mesquinharias político-eleitorais destroem aos poucos os maiores patrimônios do jornal. Os editoriais são bobinhos, histéricos, esclerosados. As ameaças veladas ao presidente da República (“fique advertido”), em plena efervescência eleitoral, embutem um espírito autoritário e confrontador que só se viu nos piores momentos da história nacional. Nenhuma credibilidade sobrevive à responsabilização do governo federal por acidentes aéreos, à ficha apócrifa de Dilma Rousseff, à apologia da “ditabranda” ou à acusação de que os críticos da imprensa querem censurá-la. Defender tais absurdos em nome da liberdade de expressão não é apenas irresponsável: é ilegítimo e antidemocrático.
Talvez isso explique a necessidade de operar reformulações periódicas. Como ensinam as cartilhas publicitárias, o consumo inercial e o apelo das mudanças cosméticas inibem o abandono dos produtos de uso cotidiano. Só que a estratégia também pressupõe a satisfação de certas expectativas. A Folha se distanciou dos interesses de seu público a ponto de perder o mínimo papel utilitário que se espera de um veículo informativo. Ela virou um amontoado de páginas e seções descartáveis.
Imagine receber, toda manhã, a visita de alguém que tenta iludi-lo, repetindo bobagens e distorções. Agora imagine que você paga, e caro, para ser tratado como idiota. Demora, mas chega um momento em que o prejuízo deixa de compensar.
Guilherme Scalzilli, historiador e escritor.
http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com/
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Boletim diário - 30 de setembro
“O
pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em
cada dificuldade”.- Winston Churchill
CHEGA
DE HIPOCRISIA - PELA LEGALIZAÇÃO DOS JOGOS!
Antes de tudo, para acabar com
os achaques de policiais corruptos contra as casas de jogo. É verdade que
atualmente é uma contravenção, mas não necessita quebrar o que encontram pela
frente, como fazem PM do 20º
BPM.
LIXO
“Retrata a educação de um lugar. Locais onde o lixo não
é selecionado; ruas, avenidas sujas, lixeiras transbordando, esta é a realidade
da nossa cidade. A culpa dos órgãos públicos é de não multar os
estabelecimentos, pois quando o dinheiro sai do nosso bolso cumprimos as
regras”.--- Leana
ANIMAIS
“Quando vai começar a ser cumprida a lei sobre as
carroças em nossa cidade? Quando os cavalos terão paz? Quando crianças
conduzindo carroças serão retiradas dessa tarefa?
Está na hora da população porto-alegrense cobrar o cumprimento da mesma. Ou quem sabe, será apenas uma lei?” --- Leana
Está na hora da população porto-alegrense cobrar o cumprimento da mesma. Ou quem sabe, será apenas uma lei?” --- Leana
PROTEÇÃO
AOS ANIMAIS
Será realizado dia 1º de
outubro, o I Fórum para Políticas Públicas de Proteção aos Animais Domésticos.
Serão abordados vários temas como prevenção aos maus-tratos, direito dos
animais, controle populacional. O fórum ocorre das 13h30 às 18h30, no Banco
Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), rua Uruguai, 155, 14º andar.
Inscrições pelo e-mail forumanimal2010@gmail.com.
LOTAÇÕES
TRANSVERSAIS
“Prezado Adeli, parabéns pela
iniciativa! No meu bairro só tem uma linha de ônibus que podemos usar para ir ao
Centro e nenhuma lotação (apesar dos pedidos de moradores e empresas, a
Prefeitura sempre diz que não dá). Tomara que dentro desse seu projeto o bairro
Anchieta seja contemplado, pois seria de grande ajuda aos moradores e pessoas
que trabalham lá. Temos o Makro, a CEASA, temos o Hotel De Ville, o Aeroporto, a
CONDOR, Banco do Brasil e Banrisul etc...” - Maira
PERGUNTAR
NÃO OFENDE
“Será que esses
tradicionalistas que promovem e frequentam o Acampamento Farroupilha sabem o que
estão comemorando? Será que algum deles já ouviu falar da traição de Porongos? O
povo gosta de ser enganado, basta uma boa propaganda, um feriado e pronto: já
temos uma comemoração nacional, estadual, municipal.
Não importando os que foram assassinados, traídos, espoliados pelos poderosos.”
--- Sérgio
HOLOCAUSTO
- O DEBATE DEVE CONTINUAR
“Concordo plenamente com o
Edison no que diz respeito a esses outros holocaustos que os meios de
comunicação pouco comentam. Será porque seus donos são judeus? Os israelenses
estão fazendo com o povo palestino o que os nazistas fizeram com eles. Só não
ouvi sobre câmaras de gás. O resto é igual. Ou pior, porque massacram e se fazem
de vítimas. Invadem e depois chamam de terroristas aos que tentam voltar as suas
terras. Isso para falar só dos israelenses, financiados pelos americanos
bonzinhos, que cometeram e cometem as maiores atrocidades e depois posam de
‘mocinho da fita’. Falar do holocausto como se ele fosse o único, é pior que não
falar. Acho que os vereadores deveriam pensar bastante nisso. Temos muitos
holocaustos para comentar: O dos povos indígenas na América, depois da invasão
dos espanhóis, portugueses, ingleses; dos chineses quando invadidos pelos
japoneses, dos nepaleses, mandchús e outros quando da invasão da China; dos
africanos quando os europeus invadiram a Africa. Bah, meu caro, holocausto é o
que não falta, na história desse bicho, que é o seu próprio predador!” --- Enio
“A
violência é o último refúgio do incompetente”.- Isaac
Asimov
.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Artigo - A Rebeldia venceu o medo
Por Mauricio Piccin
O Jornal Zero Hora do dia 26 de agosto publicou entrevista minha, feita no dia anterior, sob o título “Como assim, candidato?”. Lá, eu era abordado sobre o que representava o “Rebele-se” como slogan da minha candidatura a Deputado Estadual. O repórter queria saber que tipo de rebelião eu defendia por ser do PT e representar o governo Lula, interrogava sobre a contradição que poderia representar isso. Queria ele saber quando e por onde essa rebelião começaria.
Respondi com o mais sincero prazer que esta “rebelião” a qual ele se referia já havia começado. Na verdade, os rebeldes da política brasileira estão presentes há muito tempo.
Os rebeldes são aqueles que ousaram lutar pela democracia no Brasil e acabaram sendo presos e torturados, assim como Luis Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. São aqueles que, tomados por uma profunda indignação com a exploração do povo brasileiro e com a desigualdade em nosso país, criaram o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, a Central Única dos Trabalhadores e o Partido dos Trabalhadores.
Esses mesmos rebeldes ousaram resistir ao projeto neoliberal dos anos 90 que criou uma onda avassaladora de conservadorismo e exclusão na sociedade brasileira, impedindo milhões de pessoas de terem acesso aos seus direitos mais básicos como a necessidade de comer pelo menos uma vez ao dia.
A rebeldia acabou ganhando o povo brasileiro, que cansado daqueles que sempre governaram para os ricos, resolveram apostar em um projeto alternativo e a esperança acabou vencendo o medo e levou Lula à Presidência da República.
O estímulo à economia de consumo interno e distribuição de renda, pesadas políticas públicas como o PROUNI, a expansão das Universidades Federais e Escolas Técnicas, o PROJOVEM e a política para a juventude, Minha Casa Minha Vida, os PACs I e II, a política de segurança alimentar (projeto Fome Zero), o Bolsa Família, a criação de 14 milhões de empregos com carteira assinada, e diversas outras ações do governo de Lula e Dilma, demonstraram que quando se é rebelde contra as injustiças cometidas contra qualquer pessoa, parafraseando Che Guevara, é possível mudar a vida das pessoas.
O melhor disso tudo é que o povo brasileiro compreendeu isso. Passou a acreditar naqueles que lutaram uma vida inteira para mudar esse país, e agora vai eleger o maior símbolo de rebeldia que representa esse processo de luta e transformação da sociedade brasileira. Agora, a rebeldia venceu o medo e o povo vai eleger uma guardiã da democracia, Dilma Rousseff, Presidenta do Brasil!
O melhor ainda é que os gaúchos estão compreendendo isso também. Essa mesma rebeldia que muda o Brasil vai também mudar o Rio Grande. O povo gaúcho vai, pela primeira vez depois de muito tempo da nossa história, colocar o nosso estado em sintonia com o projeto nacional, elegendo Tarso Genro Governador e Paulo Paim e Abgail Pereira Senadores, para que o Rio Grande do Sul seja também do Brasil e do Mundo!
REBELE-SE e vamos eleger Dilma Presidenta, Tarso Governador, Paim e Abgail Senadores pra continuar mudando o Brasil, pra mudar o RS e o mundo!
O Jornal Zero Hora do dia 26 de agosto publicou entrevista minha, feita no dia anterior, sob o título “Como assim, candidato?”. Lá, eu era abordado sobre o que representava o “Rebele-se” como slogan da minha candidatura a Deputado Estadual. O repórter queria saber que tipo de rebelião eu defendia por ser do PT e representar o governo Lula, interrogava sobre a contradição que poderia representar isso. Queria ele saber quando e por onde essa rebelião começaria.
Respondi com o mais sincero prazer que esta “rebelião” a qual ele se referia já havia começado. Na verdade, os rebeldes da política brasileira estão presentes há muito tempo.
Os rebeldes são aqueles que ousaram lutar pela democracia no Brasil e acabaram sendo presos e torturados, assim como Luis Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. São aqueles que, tomados por uma profunda indignação com a exploração do povo brasileiro e com a desigualdade em nosso país, criaram o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, a Central Única dos Trabalhadores e o Partido dos Trabalhadores.
Esses mesmos rebeldes ousaram resistir ao projeto neoliberal dos anos 90 que criou uma onda avassaladora de conservadorismo e exclusão na sociedade brasileira, impedindo milhões de pessoas de terem acesso aos seus direitos mais básicos como a necessidade de comer pelo menos uma vez ao dia.
A rebeldia acabou ganhando o povo brasileiro, que cansado daqueles que sempre governaram para os ricos, resolveram apostar em um projeto alternativo e a esperança acabou vencendo o medo e levou Lula à Presidência da República.
O estímulo à economia de consumo interno e distribuição de renda, pesadas políticas públicas como o PROUNI, a expansão das Universidades Federais e Escolas Técnicas, o PROJOVEM e a política para a juventude, Minha Casa Minha Vida, os PACs I e II, a política de segurança alimentar (projeto Fome Zero), o Bolsa Família, a criação de 14 milhões de empregos com carteira assinada, e diversas outras ações do governo de Lula e Dilma, demonstraram que quando se é rebelde contra as injustiças cometidas contra qualquer pessoa, parafraseando Che Guevara, é possível mudar a vida das pessoas.
O melhor disso tudo é que o povo brasileiro compreendeu isso. Passou a acreditar naqueles que lutaram uma vida inteira para mudar esse país, e agora vai eleger o maior símbolo de rebeldia que representa esse processo de luta e transformação da sociedade brasileira. Agora, a rebeldia venceu o medo e o povo vai eleger uma guardiã da democracia, Dilma Rousseff, Presidenta do Brasil!
O melhor ainda é que os gaúchos estão compreendendo isso também. Essa mesma rebeldia que muda o Brasil vai também mudar o Rio Grande. O povo gaúcho vai, pela primeira vez depois de muito tempo da nossa história, colocar o nosso estado em sintonia com o projeto nacional, elegendo Tarso Genro Governador e Paulo Paim e Abgail Pereira Senadores, para que o Rio Grande do Sul seja também do Brasil e do Mundo!
REBELE-SE e vamos eleger Dilma Presidenta, Tarso Governador, Paim e Abgail Senadores pra continuar mudando o Brasil, pra mudar o RS e o mundo!
terça-feira, 28 de setembro de 2010
E-MAILS FALSOS SOBRE DILMA ROUSSEF
Blog ONIPRESENTE
Para facilitar a divulgação nesta última semana de campanha, fiz uma compilação dos emails falsos que circulam nesta campanha sobre Dilma Rousseff e seus respectivos desmentidos. Cada link remete ao leitor ao texto em questão. Espalhem, é importante:
A morte de Mário Kosel Filho: http://migre.me/1pfAb
A Ficha Falsa de Dilma Rousseff na ditadura:http://migre.me/1pfCc
O porteiro que desistiu de trabalhar para receber o Bolsa-Família: http://migre.me/1pfEJ
Marília Gabriela desmente email falso:http://migre.me/1pfSW
Dilma não pode entrar nos Estados Unidos:http://migre.me/1pfTX
Foto de Dilma ao lado de um fuzíl é uma montagem barata: http://migre.me/1pfWn
Lula/Dilma sucatearam a classe média (B) em 8 anos:http://migre.me/1pfYg
Email de Dora Kramer sobre Arnaldo Jabor é montagem: http://migre.me/1pfZH
Matéria sobre Dilma em jornais canadenses é falsa:http://migre.me/1pg1t
Declarações de Dilma sobre Jesus Cristo – mais um email falso: http://migre.me/1pg2F
Fraude nas urnas com chip chinês – falsidade que beira o ridículo: http://migre.me/1pg58
Vídeo de Hugo Chaves pedindo votos a Dilma é falso:http://migre.me/1pg6c
Matéria sobre amante lésbica de Dilma é invenção:http://migre.me/1pg7p
Para facilitar a divulgação nesta última semana de campanha, fiz uma compilação dos emails falsos que circulam nesta campanha sobre Dilma Rousseff e seus respectivos desmentidos. Cada link remete ao leitor ao texto em questão. Espalhem, é importante:
A morte de Mário Kosel Filho: http://migre.me/1pfAb
A Ficha Falsa de Dilma Rousseff na ditadura:http://migre.me/1pfCc
O porteiro que desistiu de trabalhar para receber o Bolsa-Família: http://migre.me/1pfEJ
Marília Gabriela desmente email falso:http://migre.me/1pfSW
Dilma não pode entrar nos Estados Unidos:http://migre.me/1pfTX
Foto de Dilma ao lado de um fuzíl é uma montagem barata: http://migre.me/1pfWn
Lula/Dilma sucatearam a classe média (B) em 8 anos:http://migre.me/1pfYg
Email de Dora Kramer sobre Arnaldo Jabor é montagem: http://migre.me/1pfZH
Matéria sobre Dilma em jornais canadenses é falsa:http://migre.me/1pg1t
Declarações de Dilma sobre Jesus Cristo – mais um email falso: http://migre.me/1pg2F
Fraude nas urnas com chip chinês – falsidade que beira o ridículo: http://migre.me/1pg58
Vídeo de Hugo Chaves pedindo votos a Dilma é falso:http://migre.me/1pg6c
Matéria sobre amante lésbica de Dilma é invenção:http://migre.me/1pg7p
SOS BOM FIM
Prezados Senhores Representantes:
Somos eleitores e contribuintes.
Ao olhar nosso bairro e perceber a sua descaracterização, causa-nos tristeza e revolta. A displicência do poder público com os seus moradores e frequentadores tem sido contumaz.. Os problemas se multiplicam. A seguir destacamos alguns deles que urgem respostas imediatas:
1- VENDEDORES AMBULANTES
a) Qual o projeto da Prefeitura para a realocão dos vendedores ambulantes, que se multiplicam ao longo da Av. Oswaldo Aranha e das ruas Felipe Camarão e José Bonifácio? E o local criado pela Prefeitura em sua brilhante iniciativa, O Centro Popular de Compras, para esta finalidade específica, não poderia abrigar estes trabalhadores?
A impressão que se tem é que ou poder público perdeu as rédeas ou tal permissão está "sob as asas" da Secretaria responsável, a SMIC. O faz-de-conta recrudesce esta atividade irregular no bairro.
2 - CALÇADAS - Não bastasse os problemas trazidos pelos vendedores ambulantes, que obstruem a passagem dos pedestres com suas tendas de um lado e suas cadeiras de outro, bem como atrapalham a visão da chegada dos ônibus e lotações que circulam na Av. Oswaldo Aranha; enfrentamos as péssimas condições de conservação das calçadas do bairro, intransitáveis, principalmente nos dias de chuva.
Sugestão: Solicitar aos proprietários dos imóveis que executem a obra de manutenção de sua respectiva calçada, dentro de um prazo, seguindo uma padronização pré-definida pela Prefeitura. Do contrário, que as obras sejam realizadas por empresa designada pelo poder público, e que esta transfira os custos aos proprietários, juntamente com o IPTU.
3- CUIDADOS COM O PARQUE DA REDENÇÃO.
a) Limpeza e renovação da vegetação alta e baixa.
"A exemplo da experiência bem sucedida entre a empresa Pepsi e a Prefeitura da montagem de uma academia ao ar livre, não poderia este exemplo ser multiplicado, criando novas parcerias, mas desta vez preocupados com a preservação da área verde do parque?"
b) Restringir os fins para os quais o parque é usado, inibindo os grandes eventos, os quais tem como uma das consequências a morte lenta da vegetação.
Sugestão: Para tais eventos, buscar o uso mais frequente do Anfiteatro Por do Sol, localizado à beira do Rio Guaíba, construido com o dinheiro do contribuinte especialmente para este fim.
4) CERCAMENTO DO PARQUE
Atender o apelo de 57,64% da população portoalegrense, que, na última pesquisa, mostrou-se favorável.
A medida inibiria a presença diária e contrangedora de cidadãos alcoolizados, e também de outros tantos desocupados em atos vulgares em plena luz do dia.
Dentre esses e outros problemas, destacamos o mau cheiro que exala de determinadas áreas, provocado, quiçá, por alguns "desavisados" do fato de o interior do parque não ser um grande vaso sanitário à céu aberto.
Certos de sua preocupação com as necessidades e direitos dos cidadãos,
Atenciosamente,
Somos eleitores e contribuintes.
Ao olhar nosso bairro e perceber a sua descaracterização, causa-nos tristeza e revolta. A displicência do poder público com os seus moradores e frequentadores tem sido contumaz.. Os problemas se multiplicam. A seguir destacamos alguns deles que urgem respostas imediatas:
1- VENDEDORES AMBULANTES
a) Qual o projeto da Prefeitura para a realocão dos vendedores ambulantes, que se multiplicam ao longo da Av. Oswaldo Aranha e das ruas Felipe Camarão e José Bonifácio? E o local criado pela Prefeitura em sua brilhante iniciativa, O Centro Popular de Compras, para esta finalidade específica, não poderia abrigar estes trabalhadores?
A impressão que se tem é que ou poder público perdeu as rédeas ou tal permissão está "sob as asas" da Secretaria responsável, a SMIC. O faz-de-conta recrudesce esta atividade irregular no bairro.
2 - CALÇADAS - Não bastasse os problemas trazidos pelos vendedores ambulantes, que obstruem a passagem dos pedestres com suas tendas de um lado e suas cadeiras de outro, bem como atrapalham a visão da chegada dos ônibus e lotações que circulam na Av. Oswaldo Aranha; enfrentamos as péssimas condições de conservação das calçadas do bairro, intransitáveis, principalmente nos dias de chuva.
Sugestão: Solicitar aos proprietários dos imóveis que executem a obra de manutenção de sua respectiva calçada, dentro de um prazo, seguindo uma padronização pré-definida pela Prefeitura. Do contrário, que as obras sejam realizadas por empresa designada pelo poder público, e que esta transfira os custos aos proprietários, juntamente com o IPTU.
3- CUIDADOS COM O PARQUE DA REDENÇÃO.
a) Limpeza e renovação da vegetação alta e baixa.
"A exemplo da experiência bem sucedida entre a empresa Pepsi e a Prefeitura da montagem de uma academia ao ar livre, não poderia este exemplo ser multiplicado, criando novas parcerias, mas desta vez preocupados com a preservação da área verde do parque?"
b) Restringir os fins para os quais o parque é usado, inibindo os grandes eventos, os quais tem como uma das consequências a morte lenta da vegetação.
Sugestão: Para tais eventos, buscar o uso mais frequente do Anfiteatro Por do Sol, localizado à beira do Rio Guaíba, construido com o dinheiro do contribuinte especialmente para este fim.
4) CERCAMENTO DO PARQUE
Atender o apelo de 57,64% da população portoalegrense, que, na última pesquisa, mostrou-se favorável.
A medida inibiria a presença diária e contrangedora de cidadãos alcoolizados, e também de outros tantos desocupados em atos vulgares em plena luz do dia.
Dentre esses e outros problemas, destacamos o mau cheiro que exala de determinadas áreas, provocado, quiçá, por alguns "desavisados" do fato de o interior do parque não ser um grande vaso sanitário à céu aberto.
Certos de sua preocupação com as necessidades e direitos dos cidadãos,
Atenciosamente,
Alerta máximo na reta final
28 de Setembro de 2010
Por: Francisco Rocha (Rochinha)
Estou vendo muita gente preocupada com o sobe e desce das pesquisas eleitorais, mas tenho sérias razões para acreditar que esse não deve ser o foco de nossa atenção daqui até domingo.
Não devemos nos iludir com a relativa calmaria dos últimos dias. Nem nos esquecer da experiência de eleições passadas – entre as quais a de 1989 e a de 2006.
Enfrentamos em 2010 uma oposição que repete as práticas golpistas da velha UDN, reproduzindo a mesma aliança espúria com setores da imprensa carioca e paulista.
Seu método principal tem sido o de espalhar mentiras, calúnias e difamações, ora fabricando escândalos contra nós, ora espalhando boatos infames pela internet, ora ligando o PT a casos com os quais não temos qualquer relação – como na pane do Metrô de SP ou nos fatos recentes ocorridos no Tocantins.
De um modo geral, a investida tem surtido pouco efeito, mas nada indica que tenham jogado a toalha. Suspeito que tenham guardado os ataques mais pesados para a antevéspera do pleito, quando já não haverá o horário eleitoral para que possamos esclarecer a população.
Meu pressentimento aponta para algumas balas de prata que já devem estar no tambor.
Não me surpreenderei, por exemplo, se ocorrerem atos de sabotagem contra o sistema elétrico nacional, de maneira a provocar apagões localizados ou generalizados. Isso respingaria direto em nossa candidata, que foi ministra do setor.
Também não descarto a fabricação de depoimentos de encomenda para ligar o PT a atividades ilegais, como o crime organizado e o tráfico de drogas. Já aconteceu outras vezes; pode muito bem acontecer de novo agora.
Portanto, companheiras e companheiros, tratemos de manter a tropa em alerta máximo, com o ouvido atento e os olhos bem abertos. O histórico udenista mostra que a guerra suja é sempre uma possibilidade. Devemos estar preparados para enfrentá-la.
Boletim diário - 28 de setembro
“A
morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender.” - Albino Teixeira
SMAM,
O ABANDONO DO CEMITÉRIO
Está se aproximando o dia 2 de novembro, quando as famílias homenageiam seus mortos. No
cemitério São João há depredação e roubalheira de tudo o que for de metal e de
qualquer outro material que possa ser vendido. Não há vigilantes noturnos, só
alarme, que não espanta ninguém. Mas o secretário da SMAM não faz nada para
melhorar a situação ou para cuidar do local, apesar de haver recursos para
isso. Afinal, para uma publicação
equivocada sobre os Monumentos da Cidade, repleta de erros crassos de português
e históricos, houve recursos. Mas para respeitar os mortos e a dor dos que
ficam, nada! Será que a ideia é que morto não
vota?
ENQUANTO
ISSO...
O secretário responsável pela
SMAM, Prof. Garcia, se licencia para fazer campanha
eleitoral. É muito descaso com a
cidade!
AINDA
A SMAM
Outra publicação da SMAM, sobre
Parques e Praças, que estava estocada na sede daquela secretaria, está sendo
entregue aos funcionários aos punhados, para “distribuir aos amigos”. O
Ministério Público estuda o caso, pois a SMAM está se especializando em fazer
publicações sem aval técnico, seja científico ou de português, com assinatura de
uma só pessoa, sem que esta tenha a necessária qualificação. O fato se repete
agora, com a Cartilha sobre os Monumentos da cidade. Mais trabalho para o
Ministério Público!
PEDINDO
A CABEÇA (I)
Não escondo minhas posições.
Nada contra a pessoa do Secretário Prof. Garcia. Minha
relação com ele na Câmara sempre foi excelente. Torci por ele no início da
Gestão. Mas, hoje na Rádio Pampa, fui claro: queremos a cabeça dele.
PEDINDO
A CABEÇA (II)
Nove em cada dez servidores, no
mínimo, querem a cabeça dele.
PEDINDO
A CABEÇA (III)
Nove em cada dez empreendedores
querem a sua cabeça dele.
PEDINDO
A CABEÇA (IV)
Nove em cada dez pessoas que
pedem poda, pedem a cabeça dele. Fortunati, mande de
volta o Prof. Garcia para a Câmara, pois na Prefeitura,
como Secretário, não dá!
CALÇADAS
"A autora Denise deve saber que
este é um mau costume do Exército, pois faz isto todos os anos no Parque da
Redenção na semana de sua comemoração, na qual faz uma amostragem aos cidadãos
de seus aparatos bélicos e serviços. Ao deixar o Parque o lodaçal é imenso,
piorado com a marca de pneus das viaturas. Ninguém faz nada". ---
Osvaldo
NOVAMENTE
A BENTO GONÇALVES
“Chuvarada na noite... Passo
pela manhã na Bento Gonçalves, naquela parte onde seguidamente há
desmoronamentos e o que vejo? EPTC com cavaletes de um lado para outro... Mas a
EPTC vai 'segurar' um desmoronamento? Ah, tenha dó! Até
quando viveremos isso? Até morrer alguém mesmo? De quem é a responsabilidade?”
--- Luciana
TÚNEL
DA CONCEIÇÃO
“Pasmem: Túnel - muita
propaganda, muita mídia, obra que é bom vai levar 1 ano
e meio. Com toda a tecnologia disponível hoje, 1 ano e meio para reformar o
túnel da Conceição é piada. O que vai acontecer - meia dúzia de gatos pingados
tocando a obra e a cidade tumultuada por no mínimo 1 ano e meio. Por que na
licitação não colocaram a obrigação de 100 funcionário 24 horas por dias para
reduzir o prazo para 30, 60 ou até 90 dias? De novo o famigerado erário
municipal comprou mal, não olhou para a cidade ou como ela iria piorar (já ta ruim como ta). Peço que anotem a crítica
e fotografem, escrevam para a coluna e vejam se estou enganado. Ontem, para sair
da av Pernambuco (bairro Floresta) até a República (bairro Cidade Baixa) levei
das 18:01 até às 19:37 h.” --- Baroni
PARABÉNS
AO DMLU
“Também reclamei do terreno com
lixo na rua Damasco, 96, pois moro em frente. Realmente foi feita a limpeza
total com retroescavadeira ontem e hoje vi que eles
estão reerguendo o muro para evitar novas invasões. Finalmente, pois estava
demais. Parabéns pelas ações do DMLU, o único pecado é que é muito demorado para
que se tomem as devidas providências. E está na hora de campanhas educativas
sobre a questão do lixo na cidade e permanentes. Que venha a conteinerização.” ---
Eduardo
MORADORES
DE RUA
"No que se refere aos títulos
MORADORES DE RUA I, II e III, incluo os bairros BOM FIM e RIO BRANCO, em
especial a intersecção da Osvaldo Aranha com a Ramiro Barcelos". --- Osvaldo
LOTAÇÕES
TRANSVERSAIS
"Adeli: Parabéns por outra iniciativa IMPORTANTE, NECESSÁRIA
e coerente ao pensamento da cidade que se desenvolve escutando as demandas. Para
deixar o carro em casa é preciso estrutura pública eficaz,
eficiente sem contar com a qualidade. Te digo de carteirinha que de Trensurb eu levo 15 minutos do centro de Canoas ao aeroporto
e depois levo 1 hora e 30min entre esperar e transitar de T5 do aeroporto até a Cristóvão Colombo nas imediações da
Sete de Abril. E não é exagero..." --- Martinha
SOMOS
TEATRO
“O
charme da história e sua lição enigmática consiste no fato de que, de tempos em
tempos, nada muda e mesmo assim tudo é completamente diferente.” - Aldous Huxley
.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Bancada do PT deverá ser a maior da Câmara
O PT deve eleger a maior bancada na Câmara dos Deputados, segundo projeções feitas por empresas de consultoria política e pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), entidade que monitora projetos de interesse de sindicatos no Legislativo.
A empresa MCM Consultores Associados projeta uma bancada petista de 106 integrantes, 31 a mais do que o número de eleitos há quatro anos. O PMDB também tende a crescer, passando de 89 para 95 deputados, de acordo com a mesma análise.
Para fazer seus cálculos, a MCM desenvolveu uma metodologia que leva em conta a força de cada partido nas últimas eleições para presidente, para governador e para a Câmara. Segundo a empresa, o PSDB tende a encolher, de 65 para 54 representantes, enquanto o PSB deve crescer de 27 para 31 deputados.
Já o Diap estima que o PT elegerá entre 85 e 110 candidatos à Câmara, enquanto atribui ao PMDB chances de ganhar de 75 a 100 cadeiras. "A principal conclusão das projeções, caso se confirmem, é que a atual oposição, no conjunto, perderá vagas em relação à situação. Em um eventual governo Dilma, a base de apoio será ampliada na Câmara. Se, eventualmente, o eleito for José Serra, ele terá uma oposição com poder de veto em relação a propostas de emendas à Constituição", afirmou Antônio Augusto de Queiroz, diretor de Documentação do Diap.
Ao fazer suas projeções, o Diap leva em consideração fatores como o perfil dos candidatos, a trajetória e popularidade do partido nas últimas eleições, os recursos disponíveis na campanha, vinculação a candidatos majoritários (senador, governador e presidente) e apoio governamental (máquinas municipais, estaduais e federal).
Fonte: www.ptnacamara.org.br
A empresa MCM Consultores Associados projeta uma bancada petista de 106 integrantes, 31 a mais do que o número de eleitos há quatro anos. O PMDB também tende a crescer, passando de 89 para 95 deputados, de acordo com a mesma análise.
Para fazer seus cálculos, a MCM desenvolveu uma metodologia que leva em conta a força de cada partido nas últimas eleições para presidente, para governador e para a Câmara. Segundo a empresa, o PSDB tende a encolher, de 65 para 54 representantes, enquanto o PSB deve crescer de 27 para 31 deputados.
Já o Diap estima que o PT elegerá entre 85 e 110 candidatos à Câmara, enquanto atribui ao PMDB chances de ganhar de 75 a 100 cadeiras. "A principal conclusão das projeções, caso se confirmem, é que a atual oposição, no conjunto, perderá vagas em relação à situação. Em um eventual governo Dilma, a base de apoio será ampliada na Câmara. Se, eventualmente, o eleito for José Serra, ele terá uma oposição com poder de veto em relação a propostas de emendas à Constituição", afirmou Antônio Augusto de Queiroz, diretor de Documentação do Diap.
Ao fazer suas projeções, o Diap leva em consideração fatores como o perfil dos candidatos, a trajetória e popularidade do partido nas últimas eleições, os recursos disponíveis na campanha, vinculação a candidatos majoritários (senador, governador e presidente) e apoio governamental (máquinas municipais, estaduais e federal).
Fonte: www.ptnacamara.org.br
Serra é denunciado por calúnia e difamação
Ministério Público do Rio Grande do Sul ofereceu denúncia contra o candidato tucano pela prática de calúnia e difamação contra o PT e o candidato Fernando Pimentel (PT-MG). Em entrevista à rádio Gaúcha de Porto Alegre, Serra acusou o PT de manter ligações com as FARC e Fernando Pimentel de ter coordenado a elaboração de um "dossiê sujo" contra o tucano Eduardo Jorge. As duas acusações, desprovidas de provas, visaram "fins de propaganda eleitoral", segundo denúncia da promotora Margarida Teixeira de Moraes.
Redação
A promotora eleitoral Margarida Teixeira de Moraes, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, ofereceu, dia 24 de setembro, denúncia contra o candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, por calúnia e difamação, na Justiça Eleitoral de Porto Alegre. A denúncia foi encaminhada ao juiz eleitoral da 111ª Zona Eleitoral da capital gaúcha.
No dia 22 de julho, em entrevista à rádio Gaúcha, Serra - visando fins de propaganda eleitoral, segundo a denúncia da promotora – difamou o Partido dos Trabalhadores ao afirmar que o mesmo mantinha ligações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). As declarações de Serra foram feitas em função de um questionamento feito por jornalistas da rádio gaúcha acerca de afirmações feitas por seu vice, Índio da Costa. Na ocasião, Serra afirmou: “o que ele disse é uma coisa antiga, que está mais do que evidenciada, que o PT tem ligação com as FARC que, por sua vez, são uma força do narcotráfico”.
No mesmo dia e local, Serra, ainda segundo a denúncia da promotora, caluniou o candidato Fernando Pimentel (PT-MG) ao acusá-lo, sem apresentar nenhuma prova, de coordenar a elaboração de um “dossiê sujo” contra o tucano Eduardo Jorge.
O Ministério Público requisitou ao jornal Zero Hora, de Porto Alegre, a remessa da edição completa da publicação do dia 23 de julho de 2010, que reproduziu as declarações do candidato tucano.
Redação
A promotora eleitoral Margarida Teixeira de Moraes, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, ofereceu, dia 24 de setembro, denúncia contra o candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, por calúnia e difamação, na Justiça Eleitoral de Porto Alegre. A denúncia foi encaminhada ao juiz eleitoral da 111ª Zona Eleitoral da capital gaúcha.
No dia 22 de julho, em entrevista à rádio Gaúcha, Serra - visando fins de propaganda eleitoral, segundo a denúncia da promotora – difamou o Partido dos Trabalhadores ao afirmar que o mesmo mantinha ligações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). As declarações de Serra foram feitas em função de um questionamento feito por jornalistas da rádio gaúcha acerca de afirmações feitas por seu vice, Índio da Costa. Na ocasião, Serra afirmou: “o que ele disse é uma coisa antiga, que está mais do que evidenciada, que o PT tem ligação com as FARC que, por sua vez, são uma força do narcotráfico”.
No mesmo dia e local, Serra, ainda segundo a denúncia da promotora, caluniou o candidato Fernando Pimentel (PT-MG) ao acusá-lo, sem apresentar nenhuma prova, de coordenar a elaboração de um “dossiê sujo” contra o tucano Eduardo Jorge.
O Ministério Público requisitou ao jornal Zero Hora, de Porto Alegre, a remessa da edição completa da publicação do dia 23 de julho de 2010, que reproduziu as declarações do candidato tucano.
Adeli referenda proposta de discussão sobre financiamento da mídia
Foto: Foto: Lívia Stumpf - CMPA |
Nos últimos sete anos, segundo o jornalista, Porto Alegre perdeu 30 periódicos devido a dificuldades financeiras. Hoje, para se ter uma ideia, apenas 13 publicações continuam circulando por aqui.
Além de prestar importante papel para a sociedade através da circulação de informações de interesse da população, esses veículos também são espaços formadores de jornalistas e fonte de empregos e renda, segundo avaliação de Bones.
Assessoria do Vereador, com informações da CMPA
Boletim diário - 27 de setembro
O
pessimista queixa-se do vento, o otimista espera que ele mude e o realista
ajusta as velas." - Willian George Ward
MEU
BLOG
Dê uma passada no meu blog. Comente, critique, faça reparos, mande notas, ajude a
melhorar. www.blogdoadeli.blogspot.com
MEU
TWITTER
Siga-me: www.twitter.com/adelisell
QUEM
VIGIA OS VIGIAS?
“Gostaria de chamar a sua
atenção para um problema sério de Porto Alegre: o dos vigias que se instalam por
conta própria nas ruas, cobrando dos moradores por um trabalho que não fazem e
nem podem fazer: o de dar-lhes segurança. Eles disputam as calçadas, e no bairro
Petrópolis, onde moro, já estão em praticamente todas as esquinas. Claro que tem
o aspecto humano: são pessoas que, na falta de outra
alternativa para ganhar a vida, se dispõem a passar as noites no relento,
no frio, na chuva, no calor, em casinholas de um metro quadrado. Elas não têm
carteira assinada, nem folgas, e vivem do que recebem dos moradores. Só que isto
não é bom nem para eles nem para os supostos beneficiários de seus serviços.
Desarmados, os vigias não são páreo para os assaltantes, e há suspeitas
generalizadas de que acabam colaborando com eles, dando informações sobre a
rotina dos seus ‘vigiados’. Sugiro que esta atividade seja regulamentada por
lei, assim como a dos vigilantes, aqueles empregados de
empresas de vigilância. Para ser vigia de rua, a pessoa deveria ser
sindicalizada, com alvará, crachá e atividade fiscalizada, a exemplo dos
camelôs, flanelinhas etc. É preciso que estes trabalhadores saiam da
marginalidade, pois lidam com a segurança das pessoas. Os cidadãos que pagam
devem saber pelo menos quem são aqueles que se apresentam como seus vigias.” --- Clovis
ANIMAIS,
CAVALOS E CÃES...
“...podem ficar felizes, pois
existem muitas pessoas dispostas a defendê-los. As manifestações presentes
diariamente neste B.E. indicam que os defensores de animais são em grande
número. Este B.E. será o instrumento de divulgação para manifestar a revolta
causada, pelos maus tratos aos animais nesta cidade. Fico contente, pois além disso sinaliza o
número expressivo de amigos do Ver. Adeli, cessionário
deste espaço.” --- Vitor Hugo
BURAQUEIRA
"(...) só na rua Sergipe,
bairro Teresópolis, entre a rua Marechal Mesquita e a Aparício Borges, há um
buraco muito fundo. Passei de carro por ali e fui ‘vítima’ dele. Vou precisar
fazer geometria no carro." --- Diego
BURACOS
Sábado, passei um torpedo ao
prefeito alertando para um buraco há dias aberto, perigoso, na Osvaldo Aranha,
esquina com a Santo Antonio. Espero
ação!
DEP
RESPONDE
“Em atenção à solicitação de
alagamento na rua Itaipava, esquina com av. Assis Brasil, informamos conforme parecer da Seção Norte
de Conservação desse Departamento que foi executado no local desobstrução de
trinta metros de rede de diâmetro 0,30 metro na travessia com hidrojateamento, limpeza de cinco bocas de lobo e de quatro
poços de visita e reposição de três lajes em
15/09/10.”
BALONISMO
EM CORES E FORMAS
Mostra fotográfica dos
Viajantes da escola de fotografia Câmera Viajante, com imagens capturadas
durante o XXII Festival Internacional de Balonismo - Torres - RS, explorando as
cores, volumes e formas dos balões.
Abertura: 27 de setembro, 20h -
Café Fnac
De 28 de setembro a 31 de
outubro, na FNAC - Barra Shopping Sul - Porto Alegre – RS
MERCOMOVIMENTO
Congresso –
Encontram-se abertas até 30 de setembro às inscrições para o XI MERCOMOVIMENTO
Congresso Internacional, que será realizado no período de 8 a 11 de outubro, em
Santa Maria. Maiores informações e inscrições no endereço:
http://w3.ufsm.br/mercomovimento/index.html.
MÍDIA
LIVRE (I)
MÍDIA
LIVRE (II)
“Quanto
maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la.”
- H W Beecher
domingo, 26 de setembro de 2010
RETA FINAL - TODOS NA CAMPANHA!
O PT, ATRAVÉS DA EXECUTIVA MUNICIPAL E DA COORDENAÇÃO DA CAMPANHA TARSO GOVERNADOR, AGRADECE O EMPENHO E PARTICIPAÇÃO DA MILITÂNCIA E SIMPATIZANTES. A CAMINHADA NÃO PODE CONTINUAR PELO PARQUE POR DECISÃO DO TRE, PEDIMOS DESCULPA PELO ENCURTAMENTO DO TRAJETO E DO TEMPO, TOTALMENTE FORA DE NOSSA VONTADE. CONCLAMAMOS A TODOS (as) A PARTICIPAR DE NOSSAS ATIVIDADES DA SEMANA, EM ESPECIAL DAS ATIVIDADES DE QUARTA – FEIRA (29 DE SETEMBRO) DIA DOS SENADORES.
EXECUTIVA MUNICIPAL E COORDENAÇÃO DA CAMPANHA TARSO GOVERNADOR.
Companheiros (as) após o comício com 35 mil pessoas e a consolidação de nossa liderança em nível estadual e federal, entramos na semana final, onde temos a chance de ganhar no primeiro turno. Temos que eleger além de Dilma e Tarso nossos dois candidatos ao senado. Passar ao povo que para eleger Paim é preciso votar Paim e Abgail. Vamos passar a cola a todos os gaúchos e gaúchas, pois temos que eleger também de deputados federais e estaduais.
Convidamos a todos a participar no Maximo possível das atividades desta semana.
Veja mais aqui.
EXECUTIVA MUNICIPAL E COORDENAÇÃO DA CAMPANHA TARSO GOVERNADOR.
Companheiros (as) após o comício com 35 mil pessoas e a consolidação de nossa liderança em nível estadual e federal, entramos na semana final, onde temos a chance de ganhar no primeiro turno. Temos que eleger além de Dilma e Tarso nossos dois candidatos ao senado. Passar ao povo que para eleger Paim é preciso votar Paim e Abgail. Vamos passar a cola a todos os gaúchos e gaúchas, pois temos que eleger também de deputados federais e estaduais.
Convidamos a todos a participar no Maximo possível das atividades desta semana.
Veja mais aqui.
IMPRENSA FRANCESA - Um balanço dos anos Lula
Por Leneide Duarte-Plon, de Paris em 24/9/2010
O momento não poderia ser melhor para a imprensa francesa dedicar números especiais ao Brasil: o segundo mandato do presidente Lula chega ao fim. Um balanço dos últimos oito anos serviu de pretexto para três revistas importantes produzirem especiais que estampam na capa títulos que jamais poderiam ser lidos nos jornaleiros brasileiros:
** Le Monde Diplomatique + Manière de voir: "Là où le Brésil va..." (Para onde o Brasil for...);
** Les Inrockuptibles: "Brésil, le pays où la gauche a réussi" (Brasil, o país onde a esquerda deu certo);
** Le Monde-hors série: "Brésil, un géant s’impose" (Brasil, um gigante se impõe).
Os jornalistas e intelectuais franceses se mostram cada vez mais interessados por um país de dimensões continentais que aparece como uma potência emergente do século 21. Sem angelismos, com análises críticas sobre violência urbana, desigualdades abissais e outras mazelas, as revistas são unânimes em apontar o legado positivo.
Para explicar o país e sua história aos leitores, Le Monde Diplomatique dedicou ao Brasil um especial da série "Manière de voir", de outubro-novembro, com o título ("Para onde o Brasil for..."), parte da frase atribuída a Richard Nixon, que dizia: "Para onde for o Brasil irá a América Latina". Os artigos são uma seleção de textos publicados no Diplo de 1975 a setembro de 2010 por jornalistas, economistas e professores universitários, além de uma cronologia da história recente e resumo biográfico dos principais candidatos à presidência e outros personagens da história recente.
Mercado "feliz"
Os textos analisam o país sob diversos ângulos. Quem conseguir ler todos terá aprendido muito sobre o Brasil. O penúltimo texto, do jornalista Lamia Oualalou, publicado originalmente em janeiro de 2010, chama-se "Brasília oublie le ‘complexe du chien bâtard’" (Brasília esquece o "compexo de vira-latas") e resume seu conteúdo na abertura:
"Tendo sofrido muito tempo do ‘complexo de vira-latas’ – caracterizado pelo fato de pensar que não tem importância – o Brasil se torna uma potência econômica e política que deve ser levada em conta. Mantendo laços estreitos com os presidentes radicais da América Latina ou defendendo o Irã, o Brasil de Lula não deixou de conservar boas relações com os Estados Unidos."
Na apresentação do número especial, o artigo de Renaud Lambert é francamente favorável ao balanço do governo Lula. Ele informa que os magos do Banco Mundial predizem que até 2014 a economia brasileira será a quinta do mundo (lugar atualmente ocupado pela França). E lembra que em pleno desastre da crise financeira o Brasil emprestou 14 bilhões de dólares ao FMI.
Depois de citar todos os grandes prêmios internacionais recebidos por Lula, entre eles o "Homem do Ano de 2009", do Le Monde, o prêmio do Programa Alimentar Mundial (da ONU) que proclamou o brasileiro "Campeão mundial da luta contra a fome" e "Estadista mundial de 2010", em Davos, Lambert informa ao leitor francês que o presidente brasileiro deixa o poder com quase 80% de aprovação. Enquanto isso, Nicolas Sarkozy pena para passar dos 30% de aprovação...
Elogios não impedem, contudo, uma análise objetiva. No texto intitulado "Os anos Lula", a revista diz que apesar de ter criado fontes de renda para um grande número de pobres, "o governo Lula não afetou as vinte mil famílias que dirigem o Brasil, que continuam ricas, e nem descontentou o famoso mercado que soube festejar sua conversão ao ‘realismo’".
Fraude "impossível"
Outro especial, o do Le Monde hors série vai mais ou menos na mesma direção mostrando a emergência do gigante que se impõe na cena internacional. A capa é verde e amarela, numa explosão de imagens do país com o título "Brasil, um gigante se impõe".
O editorial fala de "uma irresistível ascensão" e três entrevistas "explicam" o país aos leitores: uma com o historiador Luiz Felipe de Alencastro, professor em Paris, outra com o ex-embaixador Alain Rouquié, que critica o nepotismo e o clientelismo da política brasileira, e a terceira com o franco-brasileiro Carlos Ghosn, presidente-diretor-geral da Renault-Nissan, nascido em Porto Velho, Rondônia, que diz que o país está longe de ter explorado todo seu potencial.
"Como diz um poderoso homem de negócios visivelmente satisfeito: Lula sabe conciliar gregos e troianos." A frase é citada pelo correspondente do Le Monde Jean-Pierre Langellier no artigo intitulado "Lula, consagração de um homem do povo". O jornalista constata que o presidente fez uma política otimista e pragmática e deixa o poder mais popular que quando foi eleito, "mesmo que não tenha cumprido todas as promessas".
Mas nem tudo é louvação. Langellier dedica um outro artigo às tiradas infelizes do presidente, que ele apresenta como um orador de talento mas que derrapa quando compara "a uma rivalidade entre Flamengo e Vasco" as manifestações de rua em Teerã contra uma suposta fraude nas eleições de 2009. Fraude que Lula considerou "impossível".
A quem agrada
Finalmente, a última das três revistas que se rendeu ao charme discreto da esquerda brasileira foi Les Inrockuptibles. No número datado de 15 a 21 de setembro, a revista cultural inaugura novo projeto gráfico e proposta de mais informação e política. A capa é um presidente sorridente e o título não podia ser mais irritante para a imprensa brasileira que tenta a todo custo ocultar ou anular totalmente o legado de Lula: "Brasil, o país onde a esquerda deu certo".
No texto em que analisa os anos Lula, Serge Kaganski diz no final:
"O chefe de Estado oriundo da esquerda radical soube evitar as duas armadilhas habituais do poder: a dissolução no consenso sem tônus ou a deriva populista-ditatorial. Melhor ainda, ele soube ser eficaz economicamente, socialmente equânime e democraticamente impecável."
Decididamente, o presidente Lula empolga os jornalistas. Os franceses.
O momento não poderia ser melhor para a imprensa francesa dedicar números especiais ao Brasil: o segundo mandato do presidente Lula chega ao fim. Um balanço dos últimos oito anos serviu de pretexto para três revistas importantes produzirem especiais que estampam na capa títulos que jamais poderiam ser lidos nos jornaleiros brasileiros:
** Le Monde Diplomatique + Manière de voir: "Là où le Brésil va..." (Para onde o Brasil for...);
** Les Inrockuptibles: "Brésil, le pays où la gauche a réussi" (Brasil, o país onde a esquerda deu certo);
** Le Monde-hors série: "Brésil, un géant s’impose" (Brasil, um gigante se impõe).
Os jornalistas e intelectuais franceses se mostram cada vez mais interessados por um país de dimensões continentais que aparece como uma potência emergente do século 21. Sem angelismos, com análises críticas sobre violência urbana, desigualdades abissais e outras mazelas, as revistas são unânimes em apontar o legado positivo.
Para explicar o país e sua história aos leitores, Le Monde Diplomatique dedicou ao Brasil um especial da série "Manière de voir", de outubro-novembro, com o título ("Para onde o Brasil for..."), parte da frase atribuída a Richard Nixon, que dizia: "Para onde for o Brasil irá a América Latina". Os artigos são uma seleção de textos publicados no Diplo de 1975 a setembro de 2010 por jornalistas, economistas e professores universitários, além de uma cronologia da história recente e resumo biográfico dos principais candidatos à presidência e outros personagens da história recente.
Mercado "feliz"
Os textos analisam o país sob diversos ângulos. Quem conseguir ler todos terá aprendido muito sobre o Brasil. O penúltimo texto, do jornalista Lamia Oualalou, publicado originalmente em janeiro de 2010, chama-se "Brasília oublie le ‘complexe du chien bâtard’" (Brasília esquece o "compexo de vira-latas") e resume seu conteúdo na abertura:
"Tendo sofrido muito tempo do ‘complexo de vira-latas’ – caracterizado pelo fato de pensar que não tem importância – o Brasil se torna uma potência econômica e política que deve ser levada em conta. Mantendo laços estreitos com os presidentes radicais da América Latina ou defendendo o Irã, o Brasil de Lula não deixou de conservar boas relações com os Estados Unidos."
Na apresentação do número especial, o artigo de Renaud Lambert é francamente favorável ao balanço do governo Lula. Ele informa que os magos do Banco Mundial predizem que até 2014 a economia brasileira será a quinta do mundo (lugar atualmente ocupado pela França). E lembra que em pleno desastre da crise financeira o Brasil emprestou 14 bilhões de dólares ao FMI.
Depois de citar todos os grandes prêmios internacionais recebidos por Lula, entre eles o "Homem do Ano de 2009", do Le Monde, o prêmio do Programa Alimentar Mundial (da ONU) que proclamou o brasileiro "Campeão mundial da luta contra a fome" e "Estadista mundial de 2010", em Davos, Lambert informa ao leitor francês que o presidente brasileiro deixa o poder com quase 80% de aprovação. Enquanto isso, Nicolas Sarkozy pena para passar dos 30% de aprovação...
Elogios não impedem, contudo, uma análise objetiva. No texto intitulado "Os anos Lula", a revista diz que apesar de ter criado fontes de renda para um grande número de pobres, "o governo Lula não afetou as vinte mil famílias que dirigem o Brasil, que continuam ricas, e nem descontentou o famoso mercado que soube festejar sua conversão ao ‘realismo’".
Fraude "impossível"
Outro especial, o do Le Monde hors série vai mais ou menos na mesma direção mostrando a emergência do gigante que se impõe na cena internacional. A capa é verde e amarela, numa explosão de imagens do país com o título "Brasil, um gigante se impõe".
O editorial fala de "uma irresistível ascensão" e três entrevistas "explicam" o país aos leitores: uma com o historiador Luiz Felipe de Alencastro, professor em Paris, outra com o ex-embaixador Alain Rouquié, que critica o nepotismo e o clientelismo da política brasileira, e a terceira com o franco-brasileiro Carlos Ghosn, presidente-diretor-geral da Renault-Nissan, nascido em Porto Velho, Rondônia, que diz que o país está longe de ter explorado todo seu potencial.
"Como diz um poderoso homem de negócios visivelmente satisfeito: Lula sabe conciliar gregos e troianos." A frase é citada pelo correspondente do Le Monde Jean-Pierre Langellier no artigo intitulado "Lula, consagração de um homem do povo". O jornalista constata que o presidente fez uma política otimista e pragmática e deixa o poder mais popular que quando foi eleito, "mesmo que não tenha cumprido todas as promessas".
Mas nem tudo é louvação. Langellier dedica um outro artigo às tiradas infelizes do presidente, que ele apresenta como um orador de talento mas que derrapa quando compara "a uma rivalidade entre Flamengo e Vasco" as manifestações de rua em Teerã contra uma suposta fraude nas eleições de 2009. Fraude que Lula considerou "impossível".
A quem agrada
Finalmente, a última das três revistas que se rendeu ao charme discreto da esquerda brasileira foi Les Inrockuptibles. No número datado de 15 a 21 de setembro, a revista cultural inaugura novo projeto gráfico e proposta de mais informação e política. A capa é um presidente sorridente e o título não podia ser mais irritante para a imprensa brasileira que tenta a todo custo ocultar ou anular totalmente o legado de Lula: "Brasil, o país onde a esquerda deu certo".
No texto em que analisa os anos Lula, Serge Kaganski diz no final:
"O chefe de Estado oriundo da esquerda radical soube evitar as duas armadilhas habituais do poder: a dissolução no consenso sem tônus ou a deriva populista-ditatorial. Melhor ainda, ele soube ser eficaz economicamente, socialmente equânime e democraticamente impecável."
Decididamente, o presidente Lula empolga os jornalistas. Os franceses.
PT domina o parque da Redenção no último domingo de campanha
Centenas de militantes acompanharam a caminhada na manhã deste domingo em Porto Alegre
Faltando uma semana para a eleição, os militantes e simpatizantes da Unidade Popular Pelo Rio Grande ocuparam, mais uma vez, o parque da Redenção. Foram milhares de pessoas carregando bandeiras e cartazes com os nomes de Dilma, Tarso, Paim e Abgail.
O local é um tradicional ponto de mobilização da esquerda gaúcha, além de ser palco para a distribuição de material de campanha e organização de atividades .
Os mosaícos com o nome de Tarso, que tomaram conta das esquinas da Região Metropolitana nas últimas semanas, também deram um colorido especial para o ato. Outro destaque foi a grande presença de bandeiras do Rio Grande do Sul.
Em função do número de militantes, o candidato acabou fazendo um discurso improvisado. Na ausência de microfone, Tarso formou um círculo e cada palavra sua era repitida pelas pessoas ao redor. “Vamos trabalhar para garantir a nossa vitória e a vitória da Dilma já no primeiro turno”, disse Tarso.
Presidente municipal prestigia presidente estadual do PT
Raul Pont, Tarso Genro, Olívio Dutra e Adeli Sell |
No ritmo de reta final de campanha, as dependências da Casa do Gaúcho ficaram lotadas durante o Jantar da candidatura de Raul Pont, realizado na última quinta-feira. Centenas de pessoas foram até o Parque do Harmonia em apoio ao petista.
Com decoração temática dos candidatos majoritários e proporcionais que estão com Raul, a festa foi invadida por um clima de otimismo em relação as eleições de 3 de outubro.
O jantar, contou com a presença do nosso próximo governador, Tarso Genro, do presidente municipal do PT, vereador Adeli Sell, e do ex-governador Olívio Dutra.
Com decoração temática dos candidatos majoritários e proporcionais que estão com Raul, a festa foi invadida por um clima de otimismo em relação as eleições de 3 de outubro.
O jantar, contou com a presença do nosso próximo governador, Tarso Genro, do presidente municipal do PT, vereador Adeli Sell, e do ex-governador Olívio Dutra.
Em sua fala Raul agradeceu o apoio e empenho de todos e todas. “O trabalho coletivo é construção que mantêm sua identidade política, permitindo que hoje sejamos alternativa enquanto projeto real".
Assessoria do vereador com informações do site do candidato
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Adeli comanda bandeiraço em frente à rodoviária
Fotos: Tatiana Feldens - Asscom PT-POA |
Estamos chegando a um momento decisivo da campanha. Agora, mais do que nunca é hora de somar esforços, ir para as ruas e garantir que o Rio Grande siga o mesmo rumo do Brasil, aliando desenvolvimento econômico e distribuição de renda. As pesquisas apontam a vitória de Dilma ainda no 1º turno, e grandes possibilidades de elegermos Tarso nosso próximo governador sem necessidade de um 2º turno. Porém, é importante lembrarmos que pesquisa não ganha eleição, e ainda temos muito trabalho a fazer até o dia 3 de outubro.
Por isso, o vereador e presidente municipal do PT, Adeli Sell, na companhia de militantes do núcleo do PT da Fase, munidos de bandeiras, panfletos e adesivos, fizeram um bandeiraço ontem (23.09) em frente à Rodoviária de Porto Alegre. A idéia é colorir a cidade com as bandeiras do PT e contagiar os eleitores com a nossa alegria.
E não esqueça, este ano são dois votos para o senado. Precisamos garantir que o Paim dê continuidade ao seu mandato e a sua luta na defesa dos direitos humanos e socias. Para isso nosso segundo voto deve ser na Abgail.
Assessoria do Vereador
Adeli prestigia plenária final do amigo Paulo Ferreira
Adeli Sell e Paulo Ferreira juntos rumo à vitória no dia 3 de outubro |
Candidatos a Deputado Estadual, lideranças políticas e representações comunitárias participaram na noite desta última quinta-feira, 23, da Grande Plenária Final de Mobilização da Campanha Ferreira 1351 Deputado Federal. “Tudo o que fizemos até agora foi muito importante, mas nada está garantido. O grande julgamento da nossa campanha se dará no dia 3. Ninguém ganha eleição sem muito trabalho e vigilância até o último momento”, disse o candidato, na companhia do amigo Adeli Sell, vereador e presidente municipal do PT.
“Nós plantamos muita coisa, e agora, a dez dias da eleição, é o momento de começarmos a colher”, disse Ferreira, prevendo que “esta eleição vai ficar gravada na história do Brasil. A vitória da companheira Dilma no dia 3 é a garantia da continuação de compromissos e de um projeto nacional que deu certo. Vamos ter o aprofundamento de todas as políticas públicas, programas e projetos realizados pelo Presidente Lula nestes últimos oito anos”. Ele reconhece que “muita coisa ainda falta. Não estamos satisfeitos com a grande desigualdade social existente no País”.
Adeli e Adão Villaverde |
Ferreira destacou também o quanto é importante a eleição de Paim 131 e Abgail 651, que “representam aquela diferença de legitimidade. A eleição do Paim é o coroamento para ganharmos de forma inteira. É indispensável que ele seja o Senador mais votado. Paim tem que ser o primeiro. Ele está subindo e já está com mais de 45%, acabaram de me informar.”
Adeli e Comassetto |
Assessoria do vereador com informações do www.ferreiranaweb.com.br
Boletim diário - 24 de setembro
“Não
há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã.” -
Victor
Hugo
LOTAÇÕES
TRANSVERSAIS
“Adeli: Parabéns por outra
iniciativa IMPORTANTE, NECESSÁRIA e coerente ao pensamento da cidade que se
desenvolve escutando as demandas. Para deixar o carro em casa é preciso estrutura pública eficaz, eficiente, sem contar com a
qualidade. Te digo de carteirinha que de Trensurb eu levo 15 minutos do
centro de Canoas ao aeroporto e depois levo 1hora e 30min entre esperar e
transitar de T5 do aeroporto até a Cristóvão Colombo, nas imediações da Sete de
Abril. E não é exagero...” --- Marta
CAVALOS
“Parabéns a Suzana (B.E. Nº
1268/10) e Vitor Hugo (B.E. Nº 1269/10) por sua preocupação com relação aos maus
tratos aos cavalos. Infelizmente, em pleno século XXI, o homem ainda se sente no
direito de escravizar e cometer todo tipo de atrocidades com os pobres animais.
As carroças vão parar de circular em Porto Alegre quando o último dos cavalos
tombar por fadiga. Não há um órgão de proteção aos animais; e se tem, não é
atuante.” --- Osvaldo.
DMLU
RESPONDE: LIXO NA RUA DAMASCO
“Prezado
Vereador, informo a Vossa Senhoria que o Departamento Municipal de Limpeza
Urbana recebeu, em 30/08/2010, às 13h20min, um e-mail solicitando providências
quanto acúmulo de lixo em terreno abandonado, situado na esquina da Rua Damasco
com a Rua Visconde de Inhaúna.
Trata-se do imóvel de nº 96, da
Rua Damasco, o qual recentemente foi adquirido pelo "CORPA" (Clube de Corredores
de Porto Alegre), e que foi notificado sob o nº 89890 para limpeza do interior,
fechamento do TB e limpeza da Calçada. O proprietário já iniciou a limpeza do
local e tem prazo até o dia 07/10/2010, para conclusão dos serviços.” --- Manoela C. C.
Barcellos, assistente GDG
DRAMATURGIA
EM DEBATE
O projeto Santo de Casa Faz
Milagre é composto por diversas atividades idealizadas e produzidas pela equipe
do Teatro de Arena. Dentro da programação está o ciclo de debates sobre
dramaturgia. Em setembro, será a vez do autor Artur José Pinto, com a
apresentação do texto O Elevador, contando com a interpretação dos atores Heitor
Schmidt e Lu Adams. A leitura será seguida de
debate.
Data: 30 de
setembro
Horário: 19
horas
Local: Teatro de Arena (Altos
do viaduto Otávio Rocha)
CONCERTOS
COMUNITÁRIOS ZAFFARI – ANO XXIII
Concerto de encerramento da Feira do Livro
Infantil
Camerata da Orquestra Filarmônica da PUCRS
Sábado – 25 de Setembro de 2010 – 16 horas
Local: Jardim Botânico, rua Dr.
Salvador França, 1427
Trilhas: Aladim – Harry Potter – Rei
Leão - A Bela e a Fera – Sitio do Picapau
Amarelo
Participação: Ballet
Concerto
Solista: Adriana de Almeida
Regente Convidado: Márcio
Buzatto
ENTRADA FRANCA
POLÍTICA
COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
"A
vida é generosa e, a cada sala que se vive, descobrem-se tantas outras portas. E
a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas." - Içami Tiba
DESNÍVEL DOS TAMPÕES DE METAL NAS RUAS
Bom dia prezado Vereador ADELI SELL,
O que me leva a escrever para o amigo prende-se às declarações dadas ao Correio do Povo de sábado, dia 5 de junho, do Sr Nelson Lídio Nunes, Diretor da Metroplan que perguntado sobre os desníveis dos tampões de metal (espalhados pelas avenidas) se saiu com essa pérola :
Os tampões precisam ficar rebaixados em relação ao asfalto para evitar danos aos veículos , pois se colocarmos no mesmo nível do asfalto, com o desgaste da pista ao longo do tempo, o metal vai ficar em nível mais alto podendo danificar os pneus.
Resumo: A Prefeitura fabrica buracos agora para nos proteger de futuros buracos daqui a 15 anos e, se for pista de cimento daqui a 25 anos ou mais. Várias avenidas com pista de cimento, como Farrapos, Brasil, Cairú, por exemplo, possuem verdadeiras crateras há mais de vinte anos e os aros de sustentação dos tampões estão nivelados com a pista, o que leva a concluir que os tampões não se adaptam ao aro. Esse problema já aparece em alguns pontos da nova Perimetral, o que leva a deduzir que os Engenheiros da Prefeitura não fiscalizam as obras que recebem.Curitiba e Florianópolis, por exemplo, não procedem como P. Alegre e deixam suas pistas SEM BURACOS. Em Florianópolis e é possível andar de SKAITE sobre os tampões em ruas recentemente asfaltada.
( Também na nova BR 101, as pontes que são de cimento deveriam ser rebaixadas em relação ao asfalto, pois quando este gastar as pontes já estarão niveladas... ...menos mal que o Secretario não é responsável pela obra!).
A VERDADE é que quando as vias são recapeadas os tampões deveriam ser reposicionados, o que já ocorre em bom número de avenidas.
Portanto, não podemos concordar com o Sr. Diretor, pois só nos falta ouvir da autoridade: QUANTO MAIS ASFALTO MAIS BURACOS
...E onde fica o respeito ao proprietário de automóvel, provavelmente o MAIOR contribuinte de impostos ao Município.
Nelson Schaefer
9945.5850 - 51- 3343.1707
Apreciaria receber considerações sobre o assunto.
25.08.2010
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Psol anuncia apoio a Paim para o Senado
Bernadete Menezes, Paulo Paim e Pedro Ruas durante coletiva na sede do Psol, em Porto Alegre |
A decisão foi tomada após articulação entre lideranças do Psol e o coordenador político da campanha pela reeleição do senador, vereador e presidente municipal do PT Adeli Sell.
Segue como candidata ao Senado pelo Psol Bernadete Menezes e a indicação da executiva é de que seus militantes deem o segundo voto a Paim.
Por Tatiana Feldens – Asscom PT-POA
Assinar:
Postagens (Atom)