sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Lideranças ressaltam importância de debates sobre futuro


(fotos de Elson Sempé Pedroso/CMPA

No encerramento do seminário de lançamento do livro Porto Alegre, uma visão de futuro, na tarde desta quinta-feira (3/9), o prefeito em exercício, vereador Sebastião Melo (PMDB), afirmou que a função dos parlamentos não é somente produzir leis. "O parlamento deve abrir o debate das questões mais importantes para a população", destacou. “Esta Casa está hoje mais próxima da população, estamos produzindo uma série de audiências públicas, e em muitas delas, entramos noite adentro buscando soluções para nossa cidade”, disse.

Sobre a conjugação das discussões com as prefeituras da Grande Porto Alegre, Melo disse que “não se pode pensar em debater qualquer tema urbano da capital sem olhar para a região metropolitana”. Defensor da proposta da criação de um instituto de desenvolvimento urbano da cidade, que realizaria uma discussão permanente das necessidades da capital, o vereador ponderou que a sua criação precisa da aprovação do prefeito Fogaça: “o instituto depende cem por cento da vontade do Executivo”.

Consciência
O cientista político João Carlos Brum Torres agradeceu o convite recebido, em 2008, para coordenar o ciclo de debates pela Câmara Municipal, durante o Fórum Porto Alegre - Uma Visão de Futuro, e que resultou no livro lançado hoje. Brum Torres enfatizou a importância da iniciativa, lembrando que "Porto Alegre esteve esquecida, durante longo período, de sua dinâmica global". Segundo ele, o seminário permitiu que se discutisse, por exemplo, a revitalização de áreas de grande potencial para a Capital, como a orla do Guaíba. "Porto Alegre é uma cidade antiga, tradicional, mas ambiciosa. É preciso que cidade volte a formar uma consciência viva de seu futuro urbanístico."

O presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Granpal), Daiçon Maciel da Silva, que também é prefeito de Santo Antônio da Patrulha, ressaltou a importância, para as cidades, da valorização do capital humano, das políticas sociais adequadas e de se potencializar o conhecimento científico e tecnológico. Segundo ele, o livro lançado pela Câmara servirá de orientação para a cidade de Santo Antônio da Patrulha. geração de emprego e renda permite atração de investimentos. "A Região Metropolitana carece de estudos. É preciso profissionalização na gestão e que outras cidades sigam o exemplo da Câmara.", disse Daiçon Silva.

Parceiros

O vereador Adeli Sell (PT), no exercício da presidência da Casa, agradeceu às diversas entidades que ajudaram na realização dos debates, em especial ao Sindipoa, “que antes de tudo isso acontecer, nos trouxe a pesquisa que nos instigou a realizar esse trabalho”. O presidente em exercício da Casa ressaltou a importância do livro e, mais ainda, dos seus autores. “Um livro desses, autografado por essas pessoas, tem um valor imenso”, disse Adeli, encerrando o seminário com o lançamento oficial do livro Porto Alegre – Uma Visão de Futuro.

Carla Kunze (reg. prof. 13515) e Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Do site da Câmara Municipal

Nenhum comentário: