segunda-feira, 21 de setembro de 2009

“Na cidade sem meu carro”

Amanhã é o dia internacional "Na cidade sem meu carro". Desde 2006, Porto Alegre está integrada à jornada, graças a projeto de lei apresentado por mim no ano anterior e aprovado no Legislativo e no Executivo. Um dos principais objetivos da jornada é levar o governo municipal a desenvolver campanhas de conscientização da população sobre os custos ambientais do uso indiscriminado do transporte privado, estimulando o transporte coletivo e formas alternativas sustentáveis, como o transporte a pé e de bicicleta.
Este é um momento importante de reflexão e implantação de novas tecnologias menos poluentes, e de qualificação do transporte público e das vias de transporte alternativo. Não basta dizer às pessoas para deixarem seus carros em casa se não forem oferecidas condições de deslocamento adequado. É preciso um transporte coletivo com conforto, qualidade e assiduidade; caminhos apropriados para pedestres e ciclistas, inclusive com a fiscalização das calçadas, cuja manutenção não pode ser deixada apenas a critério dos proprietários de imóveis.
Bons exemplos de estímulo à reflexão e adoção de alternativas já foram dados por outras cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, que promoveu no último domingo uma “bicicletada”, com a participação de milhares de pessoas. Houve ainda outras atividades de cultura e lazer que, de forma criativa, levaram a uma reflexão sobre diferentes formas de viver e cuidar de nossas cidades.

Nenhum comentário: