quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Afrodescendentes debatem avanços do IV Congresso Nacional do PT e eleições 2012

Visando reorganizar os movimentos, núcleos e setoriais do partido, o presidente do PT-POA, vereador Adeli Sell, realizou nesta última quarta-feira (14.09) um almoço com cerca de 40 membros e representantes do segmento afro do PT-POA.  Estiveram presentes, além do presidente, quatro integrantes da Executiva Municipal: Reginete Bispo, Alberto Terres, Danilo Farias (Caçapava) e José Reis, secretário Geral do partido.

O encontro foi proposto pela direção para comunicar as mudanças aprovadas no início do mês, quando os delegados do IV Congresso Nacional do PT referendaram um novo modelo paritário de gestão. Ficou estabelecido que 20% dos cargos em direção deverão ser ocupados por afrodescendentes.

Também foi pauta da atividade as eleições do ano que vem. Adeli solicitou que o grupo se organize e encaminhe nomes para concorrer ao Legislativo Municipal em 2012.

Várias foram as manifestações favoráveis da plateia, principalmente parabenizando a direção pelos almoços temáticos. “Esta operação que a direção está fazendo valoriza o militante. Chamá-lo para debater, opinar e se manifestar sobre o processo eleitoral e partdiário é um salto de qualidade que merece ser ressaltado”, disse um militante.

Embora os avanços, também vieram críticas de membros do movimento, que questionaram a ausência de uma secretaria específica para tratar da questão no Estado. “Partidos de esquerda também  reproduzem a segregação. Tanto é que o PT teve a coragem de criar uma Secretaria de Políticas para as Mulheres e não criou ainda uma para combater o racismo”, afirmou um dos militantes.

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Nenhum comentário: