quarta-feira, 14 de setembro de 2011

APMPA recebe homenagem pelos 25 anos da Entidade

Por proposição do vereador Adeli Sell (PT), a Câmara Municipal homenageou nesta última terça-feira (13/09) a Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre (APMPA) pelos seus 25 anos de relevantes serviços prestados à Capital dos gaúchos. Em sua saudação, Adeli enalteceu a importância da assessoria desempenhada pelos procuradores do município ao Executivo e Legislativo municipal.

Segundo Adeli, o objetivo da placa entregue é lembrar, a cada momento, que a Câmara Municipal tem um profundo respeito pelos Procuradores do Município. "Esta é uma homenagem a cada um dos Procuradores, e sei que estão pesarosos com a perda da colega Cloé Gomes Rodrigues, mas tenho certeza que ficou o seu exemplo, o seu empenho, a sua dedicação e o trabalho para o bem da Cidade de Porto Alegre", finalizou.

Ao receber a placa, Armando J. C. Domingues, presidente da APMPA, destacou a longa trajetória da Associação. "Nesses 25 anos, tivemos vitórias, derrotas, alegrias, tristezas, mas o que somos hoje foi um trabalho coletivo, uma história construída pelo trabalho não somente de Presidentes e Diretores, mas de todos que compõem a carreira jurídica de Porto Alegre. Em meu nome, em nome da APMPA e de meus colegas, quero agradecer o reconhecimento da Câmara Municipal, por iniciativa do Vereador Adeli Sell, ao trabalho da APMPA e dos Procuradores Municipais, o qual podemos ver diretamente nas ruas por onde passamos", destacou.

Fundada em 04 de junho de 1986, a APMPA tem como prioridade em suas atividades o empenho para as conquistas da categoria, tais como a defesa das prerrogativas da advocacia pública, plano de carreira, lei orgânica da procuradoria-geral do município, aparelhamento e modernização da procuradoria e igualdade na concessão da gratificação de produtividade e unificação das carreiras jurídicas no município de Porto Alegre.

A APMPA também organiza atividades sociais e culturais e administra um plano de saúde, direcionado aos servidores municipais, o qual já conta com dois mil sócios.

Por iniciativa da Associação, foi criada, em 17 de dezembro de 1996, a ESDM – Fundação Escola Superior de Direito Municipal -, com o objetivo de ser um centro de estudos e pesquisas teórico-cinetíficas sobre os problemas municipais.

Nos últimos anos, a Associação tem subsidiado a participação de associados em Cursos de Especialização em Direito Municipal, realizados em parceria com a ESDM, em convênio com a UFRGS e Faculdade Ritter dos Reis.

Periodicamente, são realizados cursos de extensão, organizados pela Diretoria de Eventos, e outros, realizados em parceria com Associações e Entidades Jurídicas, com o objetivo de qualificar o seu associado. A Associação também tem apoiado publicações de obras jurídicas.

A cada ano, patrocina a participação de associados nos Encontros Nacionais de Procuradores Municipais, realizados em municípios brasileiros. A Associação mantém, ainda, a publicação de um jornal bimestral, elaborado em conjunto pela Assessoria de Comunicação e Diretoria de Comunicação Social.


Estiveram presentes o Presidente da APMPA, Armando J. C. Domingues; João Batista Linck Figueira, Procurador-Geral do Município de Porto Alegre, representando o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; os Vereadores Adeli Sell, Airto Ferronato, Elói Guimarães, João Carlos Nedel e Nelcir Tessaro; Sulamita Santos Cabral, Secretária-Geral da OAB/RS, representando o Presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia; Arodi de Lima Gomes, Presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB/RS; os Ex-Presidentes da APMPA Áurea Célia Machado de Camargo, Lourdes Veneranda Camaratta, Paulo de Tarso Vernet Not e Edmilson Todeschini; Simone Somensi, Primeira Tesoureira da ANPM - Associação Nacional dos Procuradores Municipais, representando o Presidente da ANPM, Evandro de Castro Bastos; Telmo Lemos Filho, Presidente da APERGS - Associação dos Procuradores do Estado do RS; Alexandre da Fontoura Dionello, Presidente da Associação dos Advogados Públicos de Porto Alegre; Fabiana Azevedo da Cunha Barth, Vice-Presidente da APERGS e Vice-Presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB/RS; João Elpídio de Almeida Neto, Vice-Presidente da Associação dos Advogados Públicos de Porto Alegre; e Procuradores Municipais.

Também prestigiaram a atividade, os vereadores Elói Guimarães (PTB), Nelcir Tessaro (PTB), Airto Ferronato (PSB) e João Carlos Nedel (PP).

Por Tatiana Feldens (reg. Prof. 13 654)
Gabinete ver. Adeli Sell

Nenhum comentário: