terça-feira, 6 de setembro de 2011

PT-POA que garantir nominata feminina em 2012


O presidente municipal do PT-POA, vereador Adeli Sell, fez nesta terça-feira (06.09) um almoço com um grupo de mulheres do partido. Elas comemoraram a reforma do Estatuto do PT que garantiu a participação feminina em 50% na composição das direções, delegações, comissões e cargos com funções específicas de secretarias.

Na oportunidade, discutiram também uma mobilização que garanta o máximo de candidatas mulheres na nominata para as eleições de 2012.

A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres Márcia Santana ressaltou a necessidade de derrubar o mito de que o partido não terá mulheres para completar o processo de paridade. Também sugeriu a realização de caravanas nas zonais, com agendas descentralizadas, buscando além de filiar mulheres, mobilizar a participação feminina para as próximas eleições.

“É um bom momento para pensarmos em avanços”, disse Márcia, acrescentando que o argumento de que “não basta ser mulher” já não pode mais ser utilizado pelo partido. “Precisamos fortalecer a relação e focar na política”, completou.

Na avaliação de Adeli Sell, “a paridade de gêneros mostrou que o PT é um partido igualitário. Cabe a mim agora, como presidente do diretório municipal, mobilizar e incentivar as companheiras a serem candidatas; fazer campanha e ajudá-las a se elegerem no ano que vem”, disse Adeli.

As secretárias de políticas para as mulheres do PT estadual e municipal, Catherine Topper e Dalva Chagas, respectivamente, participaram do encontro. A Secretária de Comunicação do PT-POA, Michele Sandri, e a Secretária Geral do PT-RS, Eliane Silveira também participaram da atividade.

Paridade
O PT já havia sido uma legenda precursora ao estabelecer a cota de 30% de mulheres na direção do Partido. Agora a sigla sai na frente mais uma vez, reconhecendo a necessidade de ter uma aposta igualitária entre homens e mulheres, cavando espaços de poder e espaços de decisão.

As mulheres do PT construíram muitas vitórias, inclusive a vitória histórica de Dilma Rousseff presidenta da República. São mulheres do campo e da cidade, mulheres indígenas, brancas e negras que construíram esse Partido. Essas mulheres que hoje integram a legenda amanhã estarão nas ruas dizendo que mais uma vez o PT diz sim para as mulheres.


Agenda
A Secretária de Mulheres do PT-POA, Dalva Chagas, aproveitou a oportunidade para convocar todos para reunião no próximo dia 12 de setembro, às 18h:30min, na sede municipal do PT. Estará em pauta a Organização do Encontro Setorial Municipal; Aprovação do Regimento Eleitoral e demais Informes.

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Um comentário: