Adeli Sell*
*vereador e presidente do PT-POA
Os brasileiros estão viajando mais e começaram a conhecer outras cidades, estados e até países. Com estas saídas, são muitas as novidades e exemplos de iniciativas na gestão e organização das cidades fora dos limites de nossa Capital. Em termos de embelezamento da cidade não é preciso ir até o hemisfério norte para ver o que eles têm feito em termos de "jardins urbanos", mas quem vai conta que mundo afora o ajardinamento urbano é vital para o clima e estética das cidades.
O impacto do ajardinamento é realmente grande. Porque nas viagens nacionais a região das Hortências é tão procurada? Não é somente pelo frio, mas sim pelas flores e cores que dão até nome àquele local: região das Hortênsias, Gramado, Canela, por exemplo.
Seria a colonização alemã responsável por esta beleza da serra? Não creio. É preciso creditar certa influencia mas sabemos que em outras regiões do Brasil há cidades com igual beleza em flores e jardins. Mesmo que a Alemanha inspire o Sul do país, sabemos que o brasileiro gosta da natureza, do verde e das flores. Isto é um valor nosso.
Quando falamos em "jardins urbanos" temos que acrescentar as hortas familiares, as hortas educativas nas escolas e até as hortas comunitárias. Tem que haver uma composição entre jardins, da beleza e do encanto, com a necessidade e o talento de plantar também hortaliças e verduras para dar mais brilho à nossa saúde.
Este conjunto de ações deve ser introduzido em Porto Alegre que está, infelizmente, mais cinza, mais pichada, mais suja _ na contramão do anseio de seu povo, que é um dos maiores consumidore snacionais de flores. Se estamos cinzas, nosso romantismo e gosto por flores pode ser a força motriz para a mudança necessária no embelezamento da cidade. Além de melhorar o astral de nossa cidade, mexer com a terra, produzir é uma atividde salutar para quem faz.
Temos que dar um banho de limpeza em nossa cidade. E o colorido completo se dá conjugando jardins urbanos com a constante manutenação das fachadas de casas e prédio, dos jardins privados e o cuidado rigoroso com as calçadas e o mobiliário urbano.
Vamos colorir nossa cidade, transformar Porto Alegre numa Cidade das Flores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário