quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tabela de Verão = carro nas ruas

30/12/2010
por Gustavo Bartzen
Ontem ia trabalhar de ônibus. Mesmo levando 15 minutos a mais para chegar ao trabalho, penso que vale a pena – um carro a menos na rua. Sabendo que a tabela de verão entrou em vigor no início da semana, organizei-me para chegar cedo à parada. Afinal, um pouco sabia que teria de esperar pelo T4. (Agora que citei o nome da linha, muitos leitores devem ter dito para si: “Bahhhh”).
Passados praticamente TRINTA MINUTOS, nem sinal do T4! Nada, nenhum! E eu cheguei na parada às 12:30. Por mim, e por muitos outros passageiros que também aguardavam, passaram dois ônibus de linhas sabidamente mais demoradas que o da Carris, como o Belém Novo, por exemplo.
Olhei para o relógio, 13h. Mesmo chegando naquele momento, atrasaria-me para trabalho. Saí correndo, voltei para casa e peguei o carro. Era mais um carro na rua.
De que adianta incentivar o uso do transporte coletivo, se o mesmo não consegue atender as necessidades da população? Não estou dizendo que os ônibus devem ser de 5 em 5 minutos. Mas aguardar 30 minutos pelo T4, uma grande e importante linha da cidade, acho extremamente FORA DA REALIDADE! Da próxima vez, vou levar uma cadeira para aguardar o coletivo, visto que nossas paradas nem bancos têm. E são horrivelmente feias e sem graça em comparação com a de outras Capitais do mesmo porte e até menores.
Outro detalhe: para ir e voltar do trabalho, gasto duas passagens (R$ 4,90) para percorrer exatos 19Km entre ida e volta. De carro, percorro a mesma distância gastando menos de R$ 3,50 de combustível. Andar de ônibus custa caro, e vai piorar. Historicamente, fevereiro, quando a maioria está curtindo as férias na praia, acontece o famoso reajuste das passagens.
No dia anterior, por volta das 19:10 também aguardava o T4 na Ipiranga. O mesmo chegou lotado, às 19:40. Ou seja, a diminuição da tabela nem sempre condiz com a queda de número de usuários em determinados horários. Falta MUITO planejamento.

 

Um comentário:

Nelson Roberto disse...

Fiscalizem o T11 também! Muita demora e ônibus tão cheios que não temos como entrar!