sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

AMBIENTE: Coleta seletiva, lixo seco e sacolas plásticas...


Reprodução de e-mail encaminhado por uma leitora

Em relação ao problema colocado, sobre coleta seletiva, lixo seco e sacolas plásticas, achei pertinente a colocação abaixo, reproduzida no blog da jornalista Priscila de Martini, da RBS. Não sei se é possível publicar, mas de qualquer maneira fica a dica para darem uma olhada no blog, que é inteiramente dedicado ao meio ambiente.

Sempre que se fala em substituir as sacolas plásticas por modelos reutilizáveis, um coro protesta: se eu não pegar mais sacolinhas, onde vou colocar o meu lixo? Em um saco daqueles comprados, que também é de plástico? Neste mês, a coluna tenta responder a essa dúvida em uma conversa com Fernanda Daltro, coordenadora da campanha Saco é um Saco, lançada pelo Ministério do Meio Ambiente em junho para promover o uso consciente das sacolas:

"Sacos de lixo, aqueles vendidos em supermercados, geralmente são feitos de material reciclado, o que é uma vantagem. Já as sacolas plásticas precisam ser fabricadas com matéria virgem, porque vão entrar em contato com alimentos. Isso demanda recursos naturais, como petróleo ou gás natural. O lixo seco, que é o material reciclável, não precisa estar em uma sacola para ser encaminhado para reciclagem. Você pode separar em uma caixa ou em um saco de lixo maior e depositar diretamente nos coletores".

Fica claro, então, que caixas de papelão não necessitam ser embaladas em sacos plásticos para serem recolhidas.
Att;
Maria Helena Fernandes

Nenhum comentário: