quinta-feira, 1 de outubro de 2009

VIVA O CENTRO DE PORTO ALEGRE

Numa reunião promovida pelo Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre tive a oportunidade de conhecer com mais detalhes o projeto Viva o Centro, da Prefeitura Municipal, que muito nos impressionou positivamente. E é muito tranqüilizador para mim, que há 50 anos desenvolvo o meu comércio naquela área, saber que o poder executivo municipal está atento para a importância do centro da cidade, que é uma região catalisadora não apenas das coisas que acontecem na própria capital, mas com repercussões na imagem de todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Depois de um período de desvalorização sentimental que o Centro passou no imaginário dos moradores da cidade, hoje ele começa a ser valorizado novamente, inclusive pelas gerações mais novas.

Esse Projeto chama a atenção pelo perfeito diagnóstico dos inúmeros problemas que esta área enfrenta e pelas soluções factíveis que apresenta. Cito alguns exemplos: espaço público desorganizado, passeios deteriorados, informação visual desordenada, mobiliário urbano arruinado, áreas desocupadas, mal-aproveitadas e mal cuidadas e insegurança, bem como o comércio informal ainda descontrolado, apesar do avanço social representado pela criação do Centro Popular de Compras.

Todas essas situações poderão ser alteradas bastando para isso o envolvimento da população – principal beneficiada – e de uma gestão integrada da recuperação da área. Uma modelagem que leve em conta parcerias público privadas, como aquela que está sendo levada a efeito de forma inteligente no chalé da Praça XV, por exemplo, desonerando os cofres públicos e que está mudando o centro da cidade. E, finalmente, que tenha em vista a importante obra de revitalização do Cais Mauá uma obra que irá permitir que o Rio Guaíba volte a se integrar a área, ajudando-a com a sua beleza, possibilitando o seu resgate após 50 anos de privação. Temos certeza de que o Projeto Viva o Centro, está no caminho certo para tornar o nosso Porto ainda mais Alegre e a revitalização do cais Mauá irá fazer parte deste novo e importante momento da cidade que todos amamos.


João Antonio Longoni Klee
Proprietário - Padaria e Confeitaria Haiti
Diretor - SINDPOA

Nenhum comentário: