segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pertinácia - Ana Mello

Pertinácia
Ana Mello *

Toda teimosia deve ter uma medida, a medida da razão.
Teimar a ponto de não ouvir, não pensar, é ruim. Ser obstinado, no entanto,
pode ser uma qualidade muito especial. Na hora de perseguir um sonho,
de levar ao final um projeto difícil de executar, perseverar faz a diferença.

Conheço muita gente teimosa, de todas as idades, algumas provocantes,
fazem birra. Perguntei para minha mãe se eu era teimosa quando criança,
ela disse que não, era dócil e cordata. Isso porque ela não sabia o que realmente
ia aos meus pensamentos. Na verdade eu cedia quando a minha força encontrava maior resistência, mas pensava em não desistir, em tentar outra forma.
Que menina má!

Acredito na estratégia para conseguirmos nossos objetivos. Percebo que a maioria
das pessoas perde a paciência e por raiva coloca tudo a perder, falta de controle.
Coisa estranha isso porque acho que sou mais emoção do que razão,
porém sei dominar meu coração na hora certa. Mas não é fácil.

Com o adiamento das provas do Enem pensei na decepção dos inscritos,
o transtorno provocado a tantas pessoas. Por quê? Por dinheiro?
Para bagunçar o sistema e provar que não é bom? Jogo político ou o quê?
Só poderemos resolver essas questões depois de tudo esclarecido e divulgado.
Os inscritos não devem desanimar, devem persistir e fazer a prova na nova
data marcada, não permitir que um crime como esse atrapalhe o objetivo maior
que les traçaram. De uma maneira ou outra tudo será resolvido.
Os alunos devem aproveitar este tempo para estudar mais, não desistir.

Claro que a tristeza foi geral, frustrar um plano assim de véspera é muito chato,
embora faça parte da vida saber trabalhar com este tipo de frustração.
Só que envolve outros planos, investimento financeiro e gastos desnecessários.
Mesmo assim, a situação não tem retorno, é seguir em frente e resolver.
Contam na minha cidade que um sujeito apaixonado persistiu na tentativa
de casamento por mais de trinta anos, com a mesma noiva. Um exemplo de amor
e perseguição. Se eles são felizes, ninguém sabe dizer, alguns comentam
que ele ficou decepcionado, mas nunca quis admitir a derrota.

A teimosia tem seu preço.

Nenhum comentário: