segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Vereadores celebram o Dia de Proteção Animal

A passagem do Dia Municipal de Proteção Animal, celebrado em 4 de outubro, foi lembrada na sessão desta segunda-feira (19/10) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Participaram da homenagem - proposta pela Mesa Diretora da Casa - representantes de diversas entidades de defesa dos animais.

Em nome da Câmara, o vereador Adeli Sell (PT) enfatizou a importância do tema, que, na sua opinião, deve receber atenção especial dos gestores públicos e de toda a sociedade, principalmente quando se refere aos animais de rua. Adeli lembrou que, no Orçamento do Município, há verba prevista para serviços como castração, visando a controlar essas populações e coibir os maus-tratos, mas destacou que a aplicação dos recursos deve ser fiscalizada de perto. "Devemos continuar vigilantes, cautelosos e cuidadosos com o tema para que avancemos cada vez mais", disse.

Pelas entidades presentes, Lourdes Sprenger, voluntária do Movimento Popular de Defesa da Vida Animal, resgatou os avanços na questão animal obtidos com a ajuda da Câmara da Capital, como a criação das leis de Bem-Estar Animal e de retirada gradativa das carroças. Lourdes, porém, pediu aos vereadores que fiscalize a aplicação das leis. Segundo ela, a demora das medidas efetivas provoca aumento das populações de animais, gerando abandono, maus-tratos, zoonoses e ataques a humanos. "É grande o número de casos de mordeduras que entram no HPS", lamentou.

Além de Lourdes e do presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), compuseram a Mesa na solenidade Naor Nemmen, voluntário da organização não-governamental Porto Alegre Melhor, e Denise Furtado, voluntário da ONG Gatos e Amigos.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)



Nenhum comentário: