sexta-feira, 4 de março de 2011

Moradores procuram DEP em busca de soluções para alagamentos


Ernesto Teixeira recebeu o grupo e prometeu soluções apenas para o ano que vem
 Cansados de presenciar trágicas cenas decorrentes de cada chuva que cai sobre Porto Alegre, moradores da Rua São Salvador procuraram nesta sexta-feira (04.03) o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) do município para pedir providências. Na companhia do vereador Adeli Sell, os habitantes do bairro St Maria Goretti, na zona norte de Porto Alegre, relataram o verdadeiro inferno que vivem em dias de chuva,  com alagamentos tanto no interior de suas casas e empreendimentos como nas ruas da região.

O drama dessa população vem se arrastando através do tempo, conta Ernani Romero, empresário com empreendimento na região há 8 anos. “Além do prejuízo financeiro, enfrentamos o cheiro insuportável de esgoto que fica após as chuvas”, disse.

Em 2010, de acordo com Maria Fernanda Machado da Silva, que reside no local há 40 anos, foram 11 enchentes com longos períodos (de no mínimo 4 horas) de trânsito completamente parado. “Já temos até um comércio de salvamento na região. Alguns cobram para rebocar carros. Outros aparecem com jet ski para resgatar pessoas ilhadas. Não aguentamos mais essa situação”, disse a moradora.

Descaso
As causas variam desde a histórica expansão da ocupação urbana, ponto gerador da impermeabilização do solo urbano; da falta de cobertura de rede de drenagem eficaz para conduzir corretamente o encaminhamento das águas pluviais ao seu destino final; bem como da falta de consciência ambiental de parte da população, que joga lixo nos leitos de rios e canais, obstruindo ainda bueiros, bocas-de-lobo e galerias pluviais.

Contribuem, ainda as intervenções rotineiras das concessionárias de serviços públicos (água, esgoto, gás e telefone) até o fato de algumas vias receberem uma carga superior ao dimensionamento estabelecido delas, provocando microfraturas no pavimento.

Como se não bastassem todos esses fatores, ainda existe o descaso dos poderes públicos que em muitos casos, além de terem participação direta nos problemas, produzindo obras sem qualidades e gerando situações de riscos (caso dos buracos e crateras), ainda não assumem responsabilidades sobre os maus serviços prestados.

Só em 2012
Adeli, que atendeu ao apelo dos moradores, cobrou uma solução eficaz. “A realidade está posta. É dramática e precisa ser solucionada”, disse o parlamentar.

Conforme a equipe técnica do DEP, os problemas na São Salvador são oriundos de duas grandes obras realizadas no passado: a construção das avenidas Assis Brasil e Sertório. Por enquanto, afirmam os engenheiros, o departamento tem realizado serviços de manutenção, como limpeza das galerias e melhorias  no sistema de rede.

O diretor geral do DEP, Ernesto Teixeira, reconheceu que fazer apenas serviços de manutenção não é suficiente. “Sabemos que são soluções paliativas. Por isso estamos desenvolvendo novos projetos para a região”. Não há, no entanto, previsão de obras para este ano, segundo Teixeira.

Visando o bem da cidade, Adeli pediu celeridade na elaboração do projeto e se dispôs a abrir a pauta de debates com o prefeito da cidade, José Fortunati, e junto ao Ministério das Cidades.

Por Tatiana Feldens, Assessoria do Vereador

Nenhum comentário: