quinta-feira, 24 de março de 2011

ALAGAMENTOS

Matéria especial – Alagamentos, até quando?

Alagamentos em questão: do jeito que está, não pode ficar!

Alagamento na Rua São Salvador
Histórico da batalha da comunidade do 4º distrito juntamente com o GERAmigos:
A mobilização para solução dos Alagamentos iniciou em 1998 com reuniões no Orçamento Participativo, em escolas e igrejas. Desta forma em 1999 a comunidade conquista o 1º investimento para a Obra da Av. Polônia com a Av. Para. No entanto essa obra ao invés de ocasionar melhorias trouxe mais água para essas Avenidas, em 2001. Com o lema ‘’SANEAMENTO SIM, ALAGAMENTO NÃO!’’, aconteceram protestos pacíficos na câmara de vereadores, bloqueio da Avenida Farrapos esquina com a São Pedro, para que Porto Alegre tomasse conhecimento desse problemas em nossa comunidade. Em 30 de novembro de 2001 um documento inédito foi firmado na câmara de vereadores onde o Prefeito (na época o atual Governador do Estado Tarso Genro) e 32 vereadores de TODOS os partidos assinaram INDEPENDENTEMENTE do orçamento participativo  o TERMO DE AJUSTAMENTO PARA O SANEAMENTO NO BAIRRO SÃO GERALDO. Sentindo que deveríamos ficar atentos a todos os passos e dar poder a comunidade, foi criada a ASG ( Associação de Amigos do Bairro São Geraldo). A ASG teve como meta:  iniciativas, projetos, atuações importantes e prioritárias pela comunidade para o poder publico, reforçando o seu compromisso inicial: o fim dos alagamentos e a revitalização do 4º distrito. Em 2006, com a criação da Comissão de Revitalização do 4º Distrito,  importantes passos foram dados no sentido de buscar efetivas melhorias. Entre elas, a construção do Conduto Forçado Álvaro Chaves, Em janeiro de 2007, tiveram inicio as reuniões de uma nova comissão (Endomarketing) cuja finalidade é mostrar que o 4º Distrito é viável e dispõe de grande potencial.

Contra-capa da 1ª edição
Em maio do mesmo ano, setores mobilizados das comunidades se fizeram presentes à votação pelos conselheiros do Plano Diretor, do Estudo de Viabilidade Urbanística –EVU, do projeto que pretende a construção de 2 prédios da apartamentos e a restauração das antigas Casas Operárias, na Av. São Paulo esq. Polônia. Tal mobilização só foi possível graças à efetiva participação do GERAmigos e que também conseguiu realizar-se a recuperação e conseqüente reconquista da Praça Pinheiro Machado, que agora pode ser usufruída pela comunidade do entorno e não mais pelos marginais.
No ano de 2010 aconteceram as obras da Av. São Pedro, resultado de anos de mobilização e articulação e já está em processo de Licitação a Obra da Buarque de Macedo, como podemos ver as coisas estão acontecendo, mesmo que em um ritmo lento.
Obras na Av. São Pedro 2011
O senhor Ernani Romero, da Gold Service, na rua São Salvador 504, relatou os problemas que acontecem durante as frequentes inundações que assolam nossa região. Contou-nos que acontecem de 3 a 4 grandes inundações por ano, onde a empresa tem que ficar fechada por dois dias, e quando o tempo está se preparando para temporal todos entram em desespero pois não sabem o que estará por vir, ficam atados por esse problema sem saber o que fazer. Isso sem contar a preocupação com doenças que as águas contaminadas dos alagamentos podem causar. Por várias vezes tentaram contato por telefone com o DEP, sem obterem retorno.
Alagamento no pátio da Gold Service
Funcionários sendo retirados em caminhão do pátio da Gold Service
No dia 04 de março, os moradores da rua São Salvador, o Vereador Adeli Sell e representantes do GERAmigos foram convidados pelo Vereador participaram da reunião com o Departamento de esgotos pluviais (DEP), para pedir providências quanto aos alagamentos que aterrorizam a região há anos e não são resolvidos por nenhum dos órgãos competentes, já aproveitando para convidar o DEP para a grande reunião que aconteceu no dia 21.
Reunião com DEP no dia 4 de março
Segundo esses moradores, esse é um problema antigo, e que só em 2010 foram 11 enchentes, com longos períodos de congestionamento do trânsito, isso acontece toda vez que chove um pouco mais forte. A região é prejudicada pelo descaso da maioria das autoridades, que nada faz para mudar essa realidade.
As causas desses alagamentos são muitas, como: falta de cobertura de rede de drenagem para conduzir corretamente as águas ao seu destino final, falta de consciência ambiental, uma vez que jogam lixo nas ruas e consequentemente entopem bueiros e bocas-de-lobo e o sobrecarregamento da rede, que já ultrapassa sua capacidade.

Alguns problemas causados pelos alagamentos:

Prejuízos financeiros, pois segundo o senhor Ernani alguns carros que estavam no pátio da empresa foram danificados, a cerca elétrica foi arrebentada devido a força da água, o gasto com limpeza e reestruturação do estabelecimento, e com esses acontecimentos os funcionários trabalham com medo, inseguros, etc…
Uma mercearia em frente a Gold Service, que funcionava ha mais de 30 anos foi colocada a venda pois o dono não vê mais possibilidades de continuar insistindo, sendo que o prejuízo dos alagamentos é gigantesco, prejudica toda a região e parece ser sem solução. É um desrespeito com a população e com os comerciantes da região. Adalberto S. Germano representante da empresa Hidromec que atua desde 1980 e George Carlos S. Lerscg representante da empresa Scottimaq são outros representantes da região que manifestam a preocupação com os alagamentos da Rua São Salvador.
Então, no 21 de março, na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, localizada à Rua Félix da Cunha, 515, aconteceu a reunião com a comunidade do 4º Distrito, que foi presidida por César Finco – presidente da Associação Benjamin Costant, que indicou como secretário o Sr. Marcelo Bento, Diretor de Movimentos Sociais. Também convidamos a Secretaria de Planejamento Municipal para se fazer presente, a qual não compareceu. Somente o DEP mandou representante, o Sr. Marco Maracci Silveira.
A reunião teve início com a apresentação da precariedade dos serviços prestados pelo DEP nas últimas chuvas que houveram na região. Na sequência a referida exposição do problema entrou em discussão contando com o vereador Adeli Sell, o pres. da UAMPA Sandro Chimendes, o Sr. Getúlio Vargas Jr. da CONAM, o pres. do Fórum de Planejamento da Região 2 Sr. Osório, o presidente da ABC César Finco, o pres. da ASMBSJ Silvio Belbute, jornal GERAmigos Angélica Konzen e demais populares ali presentes que tomaram a palavra.
Marco Maracci Silveira: esclarece que a Obra II tem a previsão de início em 20 dias. Porém, alerta que não há verba para a Obra da Buarque de Macedo, fato esse alarmante, pois se não ocorrer uma forte mobilização comunitária a realidade dos ALAGAMENTOS será um problema ainda por muitos anos.
Após, foi selado o comprometimento das lideranças ali presentes para encaminharem em todas as instâncias para sanar os problemas de alagamentos em todo o 4º Distrito. Nesta situação, o vereador Adeli Sell, estará enviando à prefeitura a solicitação de reunião com o prefeito José Fortunati e total apoio para encaminhar ao Ministério das Cidades. O presidente da UAMPA, Sr. Chimendes firmou apoio e suporte para a ABC enviar o problema para todas as secretarias da prefeitura que possam estar atendendo esta reivindicação. O presidente do Fórum de Planejamento da Região 2 de Porto Alegre, Sr. Osório Queiroz lamentou a ausência da Secretaria de Planejamento Municipal e firmou o compromisso de encaminhar esta demanda para o Fórum.
GERAmigos  o jornal da Comunidade comprometido para a solução dos alagamentos!

Nenhum comentário: