quarta-feira, 30 de março de 2011

Vereador organiza almoço com Ministra Luiza Bairros

Em passagem pela Capital para reunião com o governador Tarso Genro, a ministra da Secretaria Especial de Proteção e Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, almoçou com vereadores, secretários e representantes de entidades na terça-feira, 29. O encontro, articulado pelo vereador Adeli Sell, reuniu um grupo plural com pessoas do PT, PDT, PSB, PCdoB e PP.

Em rápido pronunciamento, a ministra agradeceu a iniciativa do vereador Adeli Sell e reiterou a necessidade de que o tema de combate ao racismo seja interdisciplinar e tenha capilaridade em todos orgãos do Estado e Município pois “sem a atuação local é impossivel uma política federal transformar a realidade”.  

A visita ao estado teve como objetivo discutir com governador e o secretário de Justiça e Direitos Humanos a prática abusiva das forças policiais contra a comunidade negra no RS, como no recente caso do estudante  baiano Helder Santos, que fugiu de Jaguarão após denunciar ser vítima de racismo e agressão por parte de policiais militares. Adeli lembrou que o  tema está na agenda internacional e que 2011 foi instituido pela Orgnização das Nações Unidas como o Ano Internacional dos Afrodescendentes afim de combater o racismo e as desigualdades.

Estiveram presentes no almoço a presidente da Câmara de Vereadores, Sofia Cavedon, vereadores Tarciso Flecha Negra, Mauro Pinheiro, Elias Vidal, Maria Celeste, secretario de Direitos Humanos e Segurança Urbana  Kevin Krieger, secretária-chefe do Escritório de Captação de Recursos da Prefeitura de Canoas, Ângela Baldino, lideranças, empresários e representantes de entidades. O encontro ocorreu em restaurante no Centro de Porto Alegre.

Nenhum comentário: