sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Adeli se soma à Cúria Metropolitana na busca por melhorias na rampa de acesso à Catedral

Membros da Cúria Metropolitana de Porto Alegre receberam ontem à tarde o suplente de vereador Adeli Sell para uma conversa. Na pauta, esclarecimentos sobre a colocação da rampa para pessoas com deficiência (PCDs) na entrada da Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

A estrutura necessária para a garantia da acessibilidade em um dos cartões postais mais belos da cidade foi motivo de crítica por parte de Adeli, que classificou a obra como sendo um “tremendo equívoco de quem a projetou” por descaracterizar a arquitetura do prédio.

Nelson Hartman, membro do Conselho Econômico da Igreja, informou que a rampa não está pronta e que ajustes técnicos devem ser feitos nos próximos dias. “Já há condições de uso. Não é bonita, concordamos, mas está dentro das regras estabelecidas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)”, assegurou. O objetivo, segundo o Padre Gustavo Hass, era fazer algo que visasse às pessoas. “Precisam ver a reação delas em dia de missa. Agora já podem acessar a Igreja sozinhas”, completou.

Acesso regular
Na oportunidade, o assessor parlamentar Casemiro Olejenik Filho acompanhou Adeli na agenda e utilizou a rampa para acessar a Igreja. Segundo Casemiro a rampa está de acordo com as normas universais. Queixou-se apenas do piso escorregadio. “Senti que minhas rodas patinavam um pouco”, afirmou. O ideal, na avaliação do assessor parlamentar, seria substituir o atual piso por um emborrachado, visando principalmente a segurança dos deficientes visuais, hipótese descartada pelos engenheiros por ficar do lado de fora e estar sujeira às intempéries.

Foi cogitada também a possibilidade de pregar o piso emborrachado no chão, mas Ana Maria Lenz, vice-presidente da Associação do Centro Histórico e Secretária das Pastorais, informou que não é possível fazer furos na calçada, tendo em vista que o passeio público é tombado pelo patrimônio histórico.

A rampa, que começou a ser construída na semana passada, é removível e pode ser retirada a qualquer momento. Trata-se apenas de um apêndice à construção já existente. A pedido dos membros da Cúria, Adeli irá se somar aos esforços de com o objetivo de melhorar o aspecto e toda a funcionalidade da rampa.










Por Tatiana Feldens

Nenhum comentário: