quinta-feira, 9 de maio de 2013

Siticepot busca parceiros para construção de Escola Técnica



O assessor especial do Gabinete dos Prefeitos Adeli Sell intermediou ontem uma reunião entre o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada no Rio Grande do Sul, Isabelino Garcia dos Santos, e a deputada estadual Miriam Marroni. Durante o encontro, ocorrido na sede do Sindicado, em Porto Alegre, o presidente apresentou o projeto da primeira Escola Técnica de Formação para Funcionários da Construção Pesada do Estado. “Formar mão-de-obra é fundamental. Queremos colocar nossos companheiros de volta ao mercado de Trabalho”, destacou Isabelino.


Conforme o presidente do Siticepot, grande parte dos trabalhadores que atuam em obras de grande porte, como estádios, portos, aeroportos e rodovias, são semianalfabetos. Isto impõe dificuldades, principalmente, no uso de maquinários pesados. "Hoje, para utilizar uma motoniveladora, o trabalhador precisa ter uma carteira de habilitação categoria C. Mas como é semianalfabeto, não tem como obtê-la, e acaba ficando de fora do mercado de trabalho, que hoje está muito aquecido", exemplifica o dirigente.


Adeli destacou a importância de qualificar e valorizar a mão de obra da construção pesada, evitando assim a procura de funcionários de outros estados brasileiros, bem como a grande rotatividade que existe neste setor.


Nenhum comentário: