segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PT-POA debate os novos rumos do Turismo no estado

Na foto: Adeli Sell, Eneida Brasil e Maximiliano Pinent
Com o objetivo de disseminar a política do partido, o Diretório Municipal do PT realizou na última sexta-feira (30/09) mais uma edição dos almoços temáticos. A professora Eneida Brasil e Maximiliano Pinent, da Setur, foram os palestrantes da atividade, que abordou a temática do turismo.  

Pouco se falou sobre o turismo e a Copa do Mundo. Segundo Eneida Brasil, “é preciso agir. Não há mais tempo para discussão no que se refere à Copa do Mundo”, disse ela.  A professora apontou 3 prioridades para o setor: a consolidação da política pública; o incentivo à profissão de turismólogo, além da implementação de ações de pesquisa e planejamento.

Segundo a falar, Pinent criticou duramente a condução das políticas para o setor em nível nacional. Segundo ele, as ações mudam a cada governo. “Parece que tudo que foi construído antes, no governo anterior, não tem finalidade. O Ministério do Turismo simplesmente parou”. O dirigente da Setur ousou a dizer que o turismo perdeu o ano no Rio Grande do Sul e no Brasil, mencionando o mandato do ex-ministro do turismo, Pedro Novais, que pediu demissão do cargo em setembro por ser alvo de denúncias de uso de verba pública para fins pessoais.

Pinent também criticou a falta de projetos nesta área, porque segundo ele “existem recursos, mas faltam projetos” e sugeriu a criação de um ICMS turístico no Estado. “O mais importante no momento é consolidar as políticas públicas para o turismo”.

Do público vieram importantes contribuições, como a sugestão de atrelar o turismo ao meio ambiente, incluindo assim a preservação e o conhecimento de uma natureza que futuramente pode não existir mais. A implementação do turismo histórico também foi reivindicada pelos participantes, assim como a criação de planos municipais e estaduais de referência para o turismo.

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Nenhum comentário: