sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Da Tribuna: Falta de direitos impede o acesso das pessoas à cidadania, afirma Adeli

O vereador Adeli Sell usou a tribuna por diversas vezes na tarde desta quinta-feira (6/10), durante a Sessão Plenária. Tratou de temas como cidadania, proteção animal e empresas terceirizadas.

Segundo o parlamentar, a falta de direitos impede o acesso das pessoas à cidadania. Lembrou a importância dos cidadãos terem transporte coletivo de qualidade em todos os lugares da cidade, sem precisar esperar em filas de ônibus diariamente. Segundo ele, há dificuldades também das pessoas adquirirem medicamentos nas farmácias populares de Porto Alegre. Na educação infantil, disse Adeli, faltam creches e berçários, e as creches comunitárias muitas vezes não têm condições mínimas de funcionar. "Os direitos devem existir independentemente dos deveres."

Em outra oportunidade, Adeli saudou a comemoração pelo Dia Mundial dos Animais, ocorrida no dia 4, e lembrou que lei de sua autoria instituiu o Dia Municipal de Proteção aos Animais em Porto Alegre. Observou que ainda existem muitos animais abandonados nas ruas da cidade, havendo crescimento vertiginoso dessa população. "É preciso cobrar ações da prefeitura para que a cidade seja digna dos seres humanos e animais."

Também voltou a cobrar agilidade do Executivo para a concretização do projeto de reforma do mobiliário urbano. "É preciso cuidar do embelezamento e ajardinamento urbano."

Por fim, sugeriu um pente fino nas empresas terceirizadas pela Prefeitura da Capital. Disse que é preciso ter mais ações integradas dos órgãos do Executivo municipal. Observou que tudo é muito lento e, muitas vezes, inacabado. “Não existe fiscalização. As obras da Rua Jacinto Gomes estão inacabadas”, acrescentou.

Também questionou as adoções de praça e citou o exemplo da Praça Garibaldi, adotada por uma empresa, mas que não tem feito quase nada. “Colocaram uma placa, mas não fizeram o ajardinamento e não arrumaram o monumento”, criticou.

Assessoria do vereador Adeli Sell, com CMPA

Nenhum comentário: