domingo, 14 de novembro de 2010

Instituto Souza Cruz luta por campo sustentável

Adeli recebeu o gerente do Instituto Souza Cruz, Luiz  Soares, e o Gerente de Relações Governamentais, Julien Machado
O gerente do Instituto Souza Cruz, Luiz André Soares, apresentou na última semana aos vereadores o trabalho executado pela instituição no país. Conforme ele, trata-se de uma organização independente, sem fins lucrativos, que busca o desenvolvimento dos jovens da área rural através de cursos de qualificação. Explicou que a preocupação principal é com a sustentabilidade do campo. Convidou os vereadores ainda a visitarem um dos territórios no qual são desenvolvidos projetos da entidade, no Vale do Rio Pardo.

Soares disse que entre os projetos desenvolvidos pelo Instituto o carro-chefe é o Programa Empreendedorismo do Jovem Rural, direcionado a jovens agricultores familiares com idade entre 16 e 29 anos. "O programa prepara o jovem para exercer o papel estratégico de agente de desenvolvimento em seu território."

Conforme ele, a base pedagógica do programa é a Pedagogia da Alternância, pela qual o jovem passa uma semana na escola e duas na propriedade, quando aplica e transmite aos familiares o conhecimento de novas técnicas aprendidas na sala de aula. "Ao final de um ano, cada jovem desenvolve um projeto de vida para construir a sustentabilidade do campo."

Para o vereador Adeli Sell, um dos articuladores do encontro, o Instituto é definitivamente uma Oscip diferenciada, pois cuida do fumicultor de forma universal. De acordo com o parlamentar, a iniciativa é tão humana que é financiada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Saiba mais
O Instituto Souza Cruz é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, de abrangência nacional, com sede no Rio de Janeiro. Reconhecido pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Instituto está comprometido com a causa da Educação para o Desenvolvimento Humano Sustentável, desde sua fundação em 31 de julho de 2000.

Tem por objetivo contribuir para educar e formar jovens empreendedores no meio rural brasileiro, através de iniciativas que potencializem seu protagonismo nos processos de desenvolvimento sustentável; trabalhar na formação de competências humanas, técnicas e gerenciais capazes de desenvolver nos jovens uma atitude empreendedora frente a situações que envolvam sua individualidade e sua coletividade; defender política e coletivamente causas sociais, voltadas para o desenvolvimento do jovem do campo através da mobilização de pessoas e organizações na busca de soluções para problemas em comum; produzir, sistematizar e disseminar conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento integral dos jovens no campo.

Assessoria do Vereador, com informações da CMPA

Nenhum comentário: