quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Boletim diário - 21 de outubro



“A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana.” - Louis Pasteur


CIDADANIA
Estatuto da Igualdade Racial entra em vigor nesta quarta

IGUALDADE RACIAL
“Após tramitar sete anos no Congresso Nacional, o Estatuto da Igualdade Racial – Lei 12.288, que foi aprovado pelo Senado Federal em 16 de junho deste ano e sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 20 de julho de 2010, começa a vigorar a partir desta quarta, noventa dias após sua sanção.
O texto prevê garantias e o estabelecimento de políticas públicas de valorização aos negros. O documento possui 65 artigos referentes a temas como educação, cultura, esporte, lazer, saúde e trabalho, além de defender os direitos das comunidades quilombolas e proteger religiões de tradição africana. Segundo a secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o objetivo do Estatuto é corrigir desigualdades históricas no que se refere às oportunidades e aos direitos dos descendentes de escravos do país.---  extraído do Jornal O Girassol

CALÇADAS
Enviem-nos as calçadas detonadas: nome da rua, número. Vamos cobrar.

PRAÇAS
Apoio total à ação da SMAM nesta manhã na Praça Berta Starosta. Um malandro que andava lá ameaçava fiscais dizendo que iria processá-los por "danos morais". Ora, traficar, detonar praças e patrimônio é crime, não pode ter conivência da Prefeitura. Agiu bem a municipalidade.

PRAÇA DA MATRIZ
Cada vez mais fedida.

LADEIRA
Obra da restauração da Rua General Câmara não sai, atraso demais...

LIBERDADE DE IMPRENSA
Segundo a ONG Repórteres Sem Fronteira, o país aumentou 13 posições, subindo no ranking mundial de liberdade de imprensa. De acordo com um ranking mundial de liberdade de imprensa realizado pela organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e divulgado nesta quarta-feira, 20, o Brasil passou a ocupar a 58ª posição. O país subiu 13 posições graças a uma "evolução favorável na legislação" sobre o tema, de acordo com a entidade.

JOGO DO BIXO
"Quer acabar com o jogo do BIXO...? Legalize-o e decairá até terminar Já com os Bingos isso não funciona. Legalizar é uma questão de bom senso... E é necessário para a inclusão de um grande contingente de pessoas no sistema formal de previdência..." --- Alberto

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
De 18 a 24.10.2010  - http://tinyurl.com/24nrhj4

EDITAL PARA ESTERILIZAÇÃO DE ANIMAIS
“Informamos que o Aviso de Edital para abertura de processo licitatório para serviços de esterilização de cães e gatos pela Prefeitura de Porto Alegre foi publicado no DOPA, de 18/10/2010 - pág. 19. Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos - COMPPAD PREGÃO FÍSICO DE SERVIÇOS 1/2010 - PROCESSO 001.034171.10.0 para a contratação de serviços de esterilização  e implantação de transponders subcutâneos ("microchips") em cães e gatos de famílias em vulnerabilidade social,  assim como de animais que estejam em próprios municipais, de acordo com as especificações e os detalhamentos  constantes no anexo III do Projeto básico, integrante do Edital. ABERTURA DAS PROPOSTAS: será às 14h do dia 28 de outubro de 2010.
LOCAL: Rua Siqueira Campos, 1300, 3º andar, sala 301.
Demais informações e consultas podem ser feitas através do e-mail:

LIVRO E DEBATE
Em 23 de outubro, mais um encontro do Projeto Literatura & Gestão, onde será apresentada a obra: A SUJEIÇÃO DAS MULHERES, de John Stuart Mill.
Local: Livraria Zouk
Dia: 23 de outubro, das 11h às 13h.
Rua Garibaldi, 1333, próximo à Redenção.
Apresentação dos professores Marcia Ivana Lima e Silva (PPG/Letras/UFRGS) e Ivan Pinheiro (PPG/EA/UFRGS). Escrito em 1869, em plena conservadora Inglaterra Vitoriana, Stuart Mill defendia igualdade no casamento, com direitos iguais para homens e mulheres, tanto no sentido moral quanto no financeiro, o que era negado à esposa. Afirmava que a situação da mulher era pior do que a dos escravos, porque além de não terem qualquer direito, apenas deveres, ainda eram cobradas a amarem seus algozes.


“A Adversidade é o primeiro caminho para a Verdade.” - Lord Byron

.

Nenhum comentário: