segunda-feira, 27 de abril de 2009

EPTC ameaça acabar com o Caminho dos Parques

EPTC ameaça acabar com o Caminho dos Parques





O vereador Adeli Sell considerou uma afronta aos usuários do Caminho dos Parques a decisão autoritária do secretário Luiz Afonso Senna, da EPTC, de desativar a única opção de utilização organizada do traçado urbano por bicicletas, integrando os parques da cidade nos domingos e feriados.

Para o vereador há uma contradição: “Ao mesmo tempo em que o Executivo encaminha o Plano Cicloviário para votação em caráter de urgência, fecha o Caminho dos Parques, como se fossem projetos incompatíveis. Se a idéia é estimular o uso deste transporte alternativo para transporte e lazer, vamos readequar o que já existe e criar novas opções.”

A implementação de ciclovias integradas às políticas de circulação e transporte é amplamente discutida para que tenhamos uma cidade sustentável. A proposta do Caminho dos Parques buscava incentivar o uso da bicicleta no cotidiano da cidade. Para sua viabilidade, no entanto, seria necessário manter sinalização adequada e pintura das faixas, além de realizar um trabalho permanente de fiscalização e educação com motoristas para respeito aos limites estabelecidos.

Adeli reconhece que há problemas que deveriam ser sanados, como a readequação do traçado e um programa de educação para o trânsito. Entretanto, diz ele, “o que vimos foi a repetição de uma postura que vai se banalizando: primeiro a Prefeitura abandona, para depois dizer que não funciona”.



Lucia Jahn - MTb 16502

Assessora de Imprensa

Tel. (51) 3220.4254 - 91022913

27/04/2009

Nenhum comentário: