quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Empresárias espanholas apresentam as pulseiras da sorte



  
Ontem tivemos o prazer de conhecer as empresárias espanholas Rocío Font de Mora Prada e Támara Vekic, da Awaking. Elas se tornaram conhecidas mundialmente por desenvolver as pulseiras da sorte, muito usadas pelas famosas Sara Carbonero, Adriana Lima e Shakira. São braceletes super coloridos (disponíveis em pelo menos 60 cores) que lembram um terço, pois possuem 10 contas grandes e um crucifixo.

Tudo começou em 2008 quando, passeando por Monserrate – lugar de peregrinação religiosa em Bogotá – Rocío, consultora financeira, se deslumbrou com os adereços que eram comercializados por ali. “Eram pulseiras feitas por artesãs locais”, explica ela, que comprou várias e, de volta a Madrid, presenteou amigos e familiares, que ficaram apaixonados pelos acessórios.

Rocio viajava com regularidade para a Colômbia para fazer projetos com bancos e sempre que ia trazia de volta para a Espanha uma mala carregada de encomendas para as amigas. Até que um tempo depois se uniu com Támara Vekic, amiga de faculdade que acabara de abandonar um importante posto no banco Santander para encarar a carreira de estilista de moda. Não é preciso contar que ambas largaram o mundo dos “números” para se dedicar às pulseiras.

As gurias começaram a vender as pulseiras pela internet e também em lojas de moda da Espanha. Mas o verdadeiro boom chegou com a Copa de 2010, na África do Sul, quando Sara Carbonero, jornalista e noiva do goleiro espanhol Iker Casillas, usou os adereços nas suas aparições na TV. Shakira também gravou um dos seus clipes usando um conjunto de pulseiras. O sucesso foi tanto que agora elas estão lançando uma coleção com cristais Swarovski.

Obra social
As gurias ainda contaram que começaram produzindo as pulseiras com apenas uma artesã, hoje já são cerca de 500. Além disso, elas colaboram com a Fndação Vida Nova de Bogotá e com os presos de um centro penitenciário colombiano.

Nenhum comentário: