segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Adeli propõe Cravo do Mato como flor símbolo da cidade

Tillandsia aeranthos é uma espécia abundante em Porto Alegre. Foto: Luiz Filipe Varella
O Vereador Adeli Sell protocolou na semana passada Projeto de Lei que denomina a espécie Tillandsia aeranthos, popularmente chamada de Cravo do Mato, como flor símbolo de Porto Alegre.

"O Cravo do Mato pode ser observado abundantemente em toda Porto Alegre, especialmente em árvores muito tradicionais da Capital como Jacarandá, Paineira, Ipê Roxo, Tipuana e Timbaúva. Sua ocorrência também se dá em galhos de outras árvores, fios, telhados e antenas", explica Adeli. "Quem caminha pelo Brique da Redenção também já deve ter notado que estão por toda parte", conclui, situando um local onde a ocorrência é ainda maior e embeleza ainda mais o Parque Farroupilha.

O Vereador justifica que nenhuma outra cidade apresenta em suas árvores o charme da floração dessa pequena bromélia que colore galhos e troncos durante todo o inverno, motivo pelo qual Adeli propõe que o Cravo do Mato seja flor símbolo de Porto Alegre. 

A Flor
Exemplar de Cravo do Mato no inverno porto-alegrense.
Foto: Luiz Filipe Varella
A Tillandsia aeranthos é uma pequena bromélia nativa do sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. Foi descrita em 1821 pelo botânico francês Jean Lous August Loiseleus-Deslongchamps, inicialmente como Pourretia aeranthos, sendo transferida para o gênero Tillandsia em 1943 pelo especialista em bromélias, norte-americano, Lyman Bradford Smith. 

A espécie florece no inverno e pode ser encontrada vivendo em pleno sol ou em árvores com sombras suportando grande variação de temperatura, que é uma característica do nosso clima.


Alysson Mainieri
Estagiário de Comunicação / Jornalismo
Gabinete Vereador Adeli Sell


Nenhum comentário: