quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Moradores da Vila São Borja clamam por obras de infraestrutura e conservação dos espaços públicos

Bueiro entupido expõe deficiências da política de saneamento da região
Esgoto a céu aberto, conservação e melhorias das praças, limpeza urbana, podas de árvores, redutores de velocidade e obras de infraestrutura que amenizem os alagamentos em dias de chuva. Essas são apenas algumas das reivindicações elencadas pelos moradores da Vila São Borja, bairro Sarandi, na Zona Norte de Porto Alegre. As queixas foram conferidas de perto pelo vereador Adeli Sell (PT), que percorreu nesta quarta-feira (08.08), acompanhado de moradores, as ruas da região.

“As famílias da Vila São Borja precisam de uma solução que permita uma vida digna, de convívio com os espaços públicos. É inadmissível que tenham que conviver com esgoto a céu aberto, praças desqualificadas e a omissão do poder público”, argumentou o vereador.

O foco mais crítico de ausência de saneamento fica na Rua Ulysses de Alencastro Brandão, próximo ao número 327. O esgoto jorra de um bueiro entupido e chega a fazer um valão no asfalto. Bem próximo dali, no número 205, outra preocupação. Carros em alta velocidade desrespeitam a faixa de pedestres que fica em frente à creche Estrelinha do Céu. A comunidade solicita há tempos uma intervenção da prefeitura, seja através de quebra-mola ou redutor de velocidade.

Em frente à creche, mais um problema entristece a comunidade. A praça Largo Maria Aparecida da Cunha, que carece de infraestrutura. “Ela está completamente desprovida de atrativos, sequer temos bancos e brinquedos”, criticou Luiz Carlos Gomes, morador da região há 40 anos.

Para o vereador Adeli Sell, que tem batalho pela revitalização e democratização dos espaços públicos, Porto Alegre tem regredido sensivelmente neste quesito. “Nossas praças estão completamente abandonadas. Além da precária infraestrutura e embelezamento, elas deveriam ser um lugar que proporcionasse lazer e recreação, com atividades culturais e de entretenimento. Precisamos criar ambiência nas praças, trazendo atividades culturais, educativas, informativas e até mesmo musicais”, pontuou Adeli.

Podas preventivas
Na Praça da rua Martins Ferreira de Carvalho a situação é ainda pior. A conservação dos brinquedos e bancos, a ausência de lixeiras, o cuidado com grama e canteiros, a inexistência de identificação e o estado das calçadas estavam muito precários. “Era quase impossível transitar por ali em decorrência da quantidade de lixo e de animais mortos depositados”, apontou o vereador.

Segundo Osmar Nunes da Silva, um dos agravantes deve-se a própria atitude dos moradores, que, cansados de esperar pela Smam, acabam realizando a poda preventiva das árvores e depositando os rejeitos nas praças.

Na avaliação do vereador Adeli Sell, cidades verdadeiramente democráticas oferecem espaços públicos de alta qualidade para os seus moradores. “Precisamos voltar o nosso olhar para a municipalidade e cuidar dos nossos espaços públicos. Torná-los mais atrativos é devolver ao cidadão o direito de lazer e vida digna”, finalizou Adeli Sell.









Por Tatiana Feldens (reg. Prof. 13654)
Gab. Ver. Adeli Sell

Nenhum comentário: