terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ONIBUS DE MAL A PIOR

Prezados senhores:


Sou morador do Jardim Ypu há 10 anos, e os serviços de transporte coletivo no bairro nunca foram prioridade de quem deveria se importar com ele: administração pública e as empresas. E, atualmente, só pioraram.

Outros usuários da mesma linha comentaram que reclamaram das irregularidades que ocorrem: desvios de ônibus para cumprimento de tabela (saindo do terminal no sentido bairro-centro sem passar por todo o trajeto), e o principal e mais degradante: atrasos muito mais do que frequentes a partir do centro após as 18h! Hoje, por exemplo, falharam dois horários: o das 19h28min e o das 19h43min, ou seja, uma fila de 30 minutos.

A UNIBUS, consórcio de empresas que atendem a Região Leste, e detentora da concessão da linha 493, possui um fiscal que fica no terminal mercado com seu celular no ouvido durante muito tempo conferindo os atrasos das linhas (e é claro, incluem, sempre, a do Ypu). Um ponto também curioso que desafio a qualquer um me explicar, por exemplo, que linhas como a Manoel Elias, a Morro Santana, têm, na média, três coletivos para cada um do Ypu (quando estes não atrasam).

Um outro ponto também a acrescentar é a lotação dos coletivos, a partir das 6h45 e após as 18h. Por fim, ultimamente tenho observado minha roupa suja após utilizar os ônibus, e observei que os ônibuis são limpos por fora e no assoalho, ficando janelas e bancos 'por conta dos usuários'.

Penso que está na hora dos responsáveis pela fiscalização dessa Secretaria virem até o Bairro Jardim Ypu, a bordo da linha 493, e também verificar a ampliação de prédios pela Incorporadora Rossi, que, pelos meus cálculos, acrescentará mais uns 3.000 moradores, e, consequentemente, novos usuários do 493! Não acredito que uma concessão de ônibus seja tão enraizada e intocável que nada possa ser feito a respeito. Afinal, os ônibus estão para servir a quem? Preciso responder? Como contribuinte, exijo providências a respeito do exposto. Resolvi enviar esta mensagem depois de muito ouvir de outros usuários, e passar por muita coisa ao utilizar os transportes coletivos. Para encerrar, fiquei pensando em duas coisas: o transporte coletivo da Capital gaúcha é muito bom (comparando com outros lugares, realmente o é) perdendo somente para Curitiba, e é verdade. Mas porque não melhorarmos e corrijirmos aquilo que não satisfaz o seu usuário?

Segue cópia para alguns vereadores para conhecimento desta queixa, ao mesmo tempo que me envergonho por ser portoalegrense por tratar tão mal seu cidadão (vide as sujeiras nas ruas...e o estado deplorável do pavimento do corredor de ônibus da Av.Protásio Alves...).

ps.: Espero que não tenha tirado ninguém do seu 'sossego' e peço que apenas resolva os problemas dos cidadãos.

Atenciosamente.

Renato Guilherme Hexsel - RG 5017723429 - Telefones: 99844023 // 32077465

Nenhum comentário: