sexta-feira, 15 de julho de 2011

Vamos todos dar exemplos de cidadania

Por Adeli Sell

Tenho feito duras cobranças à passividade de nossos gestores, à desorganização das estruturas da Prefeitura, batido duro no abandono das coisas. Tratando-se de serviços públicos, as coisas vão de mal a pior: é lixo por todos os lados, calçadas detonadas, ruas esburacadas, falta de médicos nos postos de saúde, ônibus atrasados e lotados, praças tomadas de matagal, vilas com esgoto a céu aberto. É uma vergonha.

Se por um lado se constata falhas graves na gestão da cidade, por outro é preciso admitir o descompromisso de parte da população no cuidado da Capital. Está faltando amor pela cidade tanto dos que vandalizam quanto dos que se calam! Basta ver o que aconteceu com os nossos contêineres. Mal foram distribuídos pela cidade e alguns já foram destruídos.

Nós cidadãos podemos e devemos dar exemplos de cidadania se quisermos mudar, reciclando nossa cultura de desleixo e descaso, partindo para posturas ousadas, marcando uma nova atitude diante do mundo. Que tal voltarmos a separar o lixo em casa, colocando-o na rua somente na hora em que o Dmlu manda colocar. Aí, sim, sabendo que o departamento não é cumpridor de suas agendas, poderemos reclamar.

Vamos dar exemplos de cidadania cruzando ruas e avenidas somente na faixa de segurança. Quando ao volante: respeitando e parando sempre que um pedestre aguardar para realizar a travessia. E não jogar lixo para fora da janela do carro. E buzinar apenas quando necessário. Sem esquecer de colocar o cinto de segurança. Antes de xingar um agente de trânsito, pense no que fez ou deixou de fazer.

E na hora do almoço, pense antes de servir, coloque no prato do dia, nestes restaurantes com buffet livre, apenas o que você for comer. Mesmo pagando, o desperdício é falta de cidadania e é embutido no preço. Pense que os alimentos são finitos, que há gente com fome.

Cidadania está, também, nas coisas simples do dia a dia.

Ao comprar um produto ou pagar um serviço, peça nota fiscal. É um direito seu. E também ajuda no combate à sonegação. E ainda pode doar as mesmas notas de compra para uma instituição que troca por bônus da SeFaz.

Jamais pague propina para agentes públicos para conseguir algo que for de seu direito.

Reclame das demoras nos órgãos públicos a seu vereador. Faça valer o seu voto. Faça a coisa certa: primeiro o nosso dever, para depois podermos cobrar nossos direitos.

Adeli Sell é Vereador e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Porto Alegre.

4 comentários:

Gilberto Dias disse...

Parabens Adeli!
Com lucidez demonstras que cidadania se constroi e se demonstra no dia a dia.
Os tempos que vivemos exigem uma reflexão coletiva. Estamos numa liberdade impar mas muitas pessoas estão confundindo com liberalidade.

Jean Scharlau disse...

Caro Vereador > Prefeito Adeli. Eu sou cidadão portoalegrense de classe média (não sei qual letra, exatamente) e achei os containeres para o lixo o máximo da civilidade e do progresso. Mas note que não são vândalos que os têm destruido nesses primeiros dias mas, provavelmente, aqueles que dependem do que encontram nas sacolinhas de lixo para sobreviver. Os containeres estão sendo incendiados em legítima defesa. No planejamento esqueceram da parte da população que é sempre esquecida e não planejar o progresso da cidade para todos dá nisso. Se quiser uma cidade bonita mesmo, a prefeitura terá que paralelamente investir muito nos cidadãos que dependem do lixo para comer.

Jean Scharlau disse...

É possível também que os incendiários sejam lixeiros demitidos por causa do desemprego gerado pelo novo sistema, o que vem a ser o mesmo problema: sobrevivência.

Ou talvez sejam pessoas ligadas às empresas que prestavam o serviço e agora que deixaram de fazê-lo perdem dinheiro. É preciso olhar com atenção TODOS os interessados na destruição dos containeres. Não acredito que sejam os usuários finais, mesmo os eventuais descontentes.

Anônimo disse...

Caro Vereador e meu FUTURO PREFEITO...e exatamento o q faço e sabes disto...eu sou um incentivador da limpesa, das boas ações, principalmente aqui no meu bairro e em suas ruas...estou sempre olhando as bocas de lobo e as q ficam perto de minha um em frente e outra ao lado eu as limpo...mas as outras estou esperando ja a dois anos, q o DEP/SMOV/DMLU seja lá o INCOMPETENTE CHEFE DESTES SETORES Q VENHA LIMPAR...INCLUSIVE ESTEVE AQUI POR DUAS VEZES UM TAL DE FABIANO E VIU COMO ESTAVAM AS COISAS E FALOU C/SEU CHEFE UM TAL DE TADEU...E NAO DEU EM NADA...SEM DUVIDA FALTA GESTAO NO MUNICIPIO.- UM ABRAÇO JADER MARTINS.-