quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ser uma cidade que cuida dos animais é o desafio para gestores públicos

O vereador Adeli Sell falou da experiência do legislativo na luta pelos Direitos dos Animais no I Seminário Municipal de Políticas Públicas para o Bem Estar Animal, realizado pela Prefeitura de Canoas na noite de quarta-feira, 27.

Adeli foi um dos painelistas do evento e defendeu a sinergia entre legislativo, executivo e sociedade civil para formação de um cenário favorável para superar o problema do abandono, maus tratos e crescimento da população animal. “É preciso reconhecer que sem a pressão e a militância de protetores de animais o tema poderia demorar ainda mais para ser uma pauta do executivo em qualquer cidade”, disse Adeli, ao elogiar a atuação do município de Canoas em especial a ação do Prefeito Jairo Jorge pela abertura deste canal de debate sobre a situação dos animais que habitam a urbe.

O vereador relatou sua experiência de 10 anos de participação do Fórum de Bem Estar Animal, criado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Afirmou também que é preciso enfrentar a pauta com leis, rigor na fiscalização para cumprimento das mesmas, ações educativas e envolvimento da comunidade. “É preciso ter ações combinadas com leis que coibam cada vez mais a exposição de bichos como produtos, fiscalização rigorosa em pet shops, feiras e clínicas. Formação de uma cultura de guarda responsável e pela adoção, além de investimento do executivo para tratar e abrigar parte da comunidade de bichos de rua”, expôs Adeli. E, completou: “As cidades precisam ser cuidadoras, Canoas vai se transformar numa cidade que cuida dos animais”.

O seminário abordou também a experiência de Porto Alegre com a criação da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (Seda) e o trabalho feito na Capital até a formação da nova estrutura, com a presença da assessora Maria de Lourdes dos Santos Sprenger e os desafios e avanços da cidade de Canoas, com a Presença da diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Judith Vasconcelos.

 Estiveram presentes o Prefeito de Canoas Jairo Jorge, da Vice-prefeita
 Beth Colombo, secretarios, vereadores, liderancas e militantes do tema.
O evento foi organizado para discutir diretrizes para o bem estar dos animais, soluções de acolhimento e controle da população animal e como as leis podem regular e diminuir os males contemporâneos como o abandono, maus tratos e aumento desordenado da população de bichos urbanos. Além disso, no processo de Orçamento Participativo do Municipio de Canoas, a população escolheu como uma das demandas a construção de um Centro de Bem Estar Animal. Para atender ao anseio da comunidade a Prefeitura criou a Unidade Municipal de Contrle e Bem Estar Animal, ligada a Secretaria de Saúde do Município.

Fotos: Paula Vinhas


Nenhum comentário: