quinta-feira, 7 de julho de 2011

Gabinete organiza colóquio para debater os caminhos da Literatura

Embora ainda incipiente, o índice de leitura entre crianças acima de 5 anos cresceu no Brasil, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Pró-Livro em 2008. A taxa de leitura por pessoa, como mostra o levantamento intitulado “Retratos da Leitura no Brasil”, foi de 4,7 livros lidos por ano. Em 2000, foi apenas de 1,8 livro.

O estudo também aponta que a maioria das obras lidas foi indicada pela escola (incluindo os didáticos). Entre os gêneros preferidos pela garotada estão a literatura infantil e a história em quadrinhos. Outro dado interessante: crianças e jovens leem mais que adultos. Leitores entre 11 e 13 anos leem, em média, 8,5 livros por ano. Já entre as pessoas na faixa etária dos 30 anos, a taxa cai para 4,2 livros.

Pensando nisso, nosso gabinete está organizando um colóquio para debater leitura, literatura, conteúdos, novas tecnologias e cenários para Porto Alegre, além de apontar ações de governo e da iniciativa privada que promovam o incentivo e o hábito da leitura na cidade. O debate será realizado na próxima quinta-feira (14/07), às 14h30min, no Plenário Ana terra, na Câmara de Vereadores. A discussão será aberta ao público.

Por Tatiana Feldens, Assessoria do Vereador

Nenhum comentário: