terça-feira, 19 de julho de 2011

Copa do Mundo deve ser vista como uma janela de oportunidades e não apenas um acontecimento pontual

Na mesa de debates, os principais dirigentes municipais das 5 legendas: PT, PSB, PCdoB, PPL e PR
Uma agenda comum, em parceria com os partidos que compõe a base do governo Tarso Genro (PT, PSB, PCdoB, PPL e PR) foi realizada nesta segunda-feira (18/07), na Câmara Municipal de Porto Alegre. A programação iniciou com o painel 'A copa como oportunidade de desenvolvimento para Porto Alegre: turismo, infra-estrutura, obras e mobilidade, com a deputada federal Manuela D´Ávila e o Coordenador do Comitê Executivo da Copa, Carlos Simon. O segundo painel tratou dos desafios para a viabilização do evento: um balanço dos projetos em andamento na cidade, com os vereadores Adeli Sell (PT) e Airto Ferronato (PSB).

A deputada Manuela D´Ávila foi a primeira a palestrar. Ela ressaltou as qualidades dos partidos que organizaram o evento, siglas estas que integram o campo político que elegeu o governador Tarso Genro no ano passado. “Temos uma visão comum de sociedade, das reformas necessárias e dos investimentos para que a sociedade melhore”, frisou ela.

Para a deputada, o importante neste momento é fazer com que a população porto-alegrense ganhe com a Copa. "Nosso maior desafio é fazer da Copa do Mundo de 2014 um marco para Porto Alegre e consolidar a ideia de que o evento é uma janela de oportunidades e não apenas um evento pontual. Afinal, a mesma cidade que queremos para o turista é a mesma cidade que queremos para os porto-alegrenses viverem todos os dias".

Carlos Simon, Coordenador do Comitê Executivo da Copa
Carlos Simon, o segundo a falar, enumerou as obras em andamento na cidade e reforçou a informação de que será o Beira Rio o estádio oficial da Copa em Porto Alegre. Segundo ele, o debate com a sociedade é urgente e precisa ser feito. “Cada vereador tem um papel importante e terá que ser cobrado por isso. O país terá benefícios por muitos anos, principalmente o incremento da atividade turística”.

O Coordenador do Comitê Executivo da Copa trouxe alguns dados do último evento esportivo realizado na África do Sul e projetou a vinda ao País de pelo menos 3 milhões de turistas, 80% deste total se hospedando em hoteis, onde cada turista deixará em média 11 mil na cidade. Investimento que fica como legado, ressaltou.

Simon foi bastante otimista em sua fala, garantindo que o País tem condições de realizar o evento, mas ressaltou: “temos que fiscalizar todos os centavos investidos neste projeto. Não podemos esconder a realidade da sociedade, precisamos discutir abertamente com todos”.

Sustentabilidade econômica, social e ambiental
Já o vereador Airto Ferronato (PSB) criticou a visão pessimista de alguns setores da sociedade no que se refere ao andamento das obras da Copa. Ele também lembrou que a cidade irá aproveitar o evento para a execução de uma série de obras de mobilidade. “Nós precisamos compreender a importância do legado que a Copa nos deixará em termos de obras e turismo”, disse ele.

Adeli Sell, vereador e presidente do PT em Porto Alegre
O vereador e presidente municipal do PT Adeli Sell foi o último a falar. Tratou de temas importantes e relevantes para o andamento das obras, que na sua avaliação estão atrasadas. Citou como exemplo Barcelona, na Espanha, que projetou a cidade sede dos Jogos Olímpicos pensando no seu povo, na modernidade e na inclusão. “Temos que pensar na sustentabilidade, que deve ser real e palpável, e deixar de aplicar o conceito apenas por estar em evidência”.

O petista lembrou que toda a mobilização realizada na região da Grande Cruzeiro, comunidade que será afetada com as obras de ampliação da Avenida Moab Caldas, também conhecida como Avenida Tronco, é fruto da mobilização dos cidadãos da Grande Cruzeiro. “A Smam sequer emitiu licença para o início das obras na região”, alertou, alfinetando a atual gestão ao afirmar que “não será com frases de efeitos ou pirotecnia que iremos resolver os problemas da Copa. Temos que pensar na efetividade. Queremos cidadania depois de 2014, este é o legado que queremos do evento”.

Em se tratando de mobilidade urbana, maior angustia dos porto-alegrenses na atualidade, algumas obras sairão, sem grandes problemas, segundo avaliação do parlamentar, por se tratar de verba federal. Mas, segundo Adeli, a mobilidade será resolvida com a qualificação do transporte coletivo hoje existente na cidade.

“Se nós não tivermos uma outra gestão que faça planejamento estratégico, com governo que pense efetivamente na população, mobilizando consciências, aglutinando novas idéias e respeitando o orçamento participativo, não teremos resultados positivos”, reforçou Adeli, acrescentando “que é preciso resolver os problemas do cotidiano nos municípios, por que sem isso teremos dificuldade de trilhar o caminho da vitória, não apenas no campo futebolístico, mas sim a vitória do povo, da inclusão social e da sustentabilidade econômica, social e ambiental”.

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Um comentário:

Anônimo disse...

O Senhor tem o meu voto garantido para 2012! Uma pessoa séria e competente!