sexta-feira, 15 de julho de 2011

Colóquio promovido pelo vereador Adeli aponta ações necessárias para aumentar o nível de leitura na cidade

Da esquerda para a direita: Marô Barbieri, Vera Aguiar, Adeli Sell, Christina Dias, Marcelo Spalding e Fernando Ramos

Com o objetivo de debater os novos cenários para a leitura na cidade e apontar ações ligadas à gestão de governo e da iniciativa privada que promovam essa prática, o gabinete do vereador Adeli Sell realizou na tarde de ontem (14/07) o colóquio Literatura: Caminhos para Porto Alegre. Na oportunidade, especialistas convidados para discutir o tema assinalaram três necessidades imediatas: melhorar a capacitação do mediador, diminuir o valor de aquisição do livro e incentivar e criar políticas de inserção do livro na mídia.

Na mesa de debates estiveram a escritora Christina Dias, mediadora do encontro, a Presidente da Associação Gaúcha de Escritores Marô Barbieri; os professores Vera Teixeira de Aguiar (PUCRS) e Marcelo Spalding (UniRitter) e o idealizador, curador e diretor do FestPoa Literária Fernando Ramos.

É sabido que a cultura e a educação tem um papel estratégico na formulação e execução das políticas que promovem o acesso ao livro e à formação de leitores, como ações de cidadania, inclusão social e desenvolvimento humano. Mas há ainda, no entanto, muitas lacunas a serem preenchidas para se chegar ao nível pleno de acesso à leitura em Porto Alegre.

Para Marô Barbieri, o escritor é um sujeito que trabalha muito sozinho e o que falta na sociedade é justamente a promoção da socialização. “Difícil tarefa numa sociedade que se comunica virtualmente”, alertou. Ela vai além e critica o professor que, na sua opinião, pouco lê. “Como incentivar a leitura aos alunos se os próprios educadores não lêem?”, indaga-se. Ela lembra que dentre as artes, a leitura é a que mais exige do ser humano. “Trata-se de um código, ativo, que exige de nós, no mínimo, silêncio e atenção”.

Professora da PUC acostumada a trabalhar com escolas e comunidade, Vera Aguiar, acredita que a literatura é um bem cultural que deve ser incentivado por todos os segmentos da sociedade. “Trata-se de um prazer que humaniza. Não pode ser visto como obrigação ao aluno”. Ela acredita que para desenvolver a leitura é preciso ensinar o aluno a pesquisar assuntos que considera interessante e alerta para as dificuldades de trabalhar com as escolas. “Hoje é muito mais fácil trabalhar com a comunidade dos que com as escolas. Áreas carentes são mais receptivas”, disse ela.

PMLL
O colóquio também abordou a criação do Plano Municipal do Livro e da Leitura, que tem como eixos organizadores estimular a democratização do acesso ao livro, fomentar a valorização da leitura e fortalecer a cadeia produtiva do livro. O PMLL, lançado no ano passado na cidade, criou o marco institucional para o livro e a leitura como política pública. Sua implementação conta com o compromisso do município e também das inúmeras instituições da sociedade guiadas pelos mesmos objetivos.  Marcelo Spalding, da UniRitter, fez duras críticas ao Plano. Segundo ele, “embora meritório, não pode ser um plano para vender livros para bibliotecas públicas”.

Fernando Ramos, diretor do FestPoa Literária, trouxe um pouco da sua experiência na organização do evento, idealizado por ele. Trata-se de uma festa da literatura em Porto Alegre, que consolidou-se como uns dos principais eventos culturais da cidade, promovendo um conjunto diversificado de ações cujo foco principal é a literatura e a leitura. “O evento já demonstrou capacidade de contribuir efetivamente para difusão e a divulgação da produção literária contemporânea e reúne em sua programação desde escritores que acabaram de lançar seu primeiro livro, até nomes expressivos da literatura brasileira, premiados e reconhecidos nacional e internacionalmente”, disse ele.

O vereador Adeli Sell, mentor do Colóquio, é um grande incentivador das bibliotecas públicas e comunitárias na cidade. Elas incentivam não só o hábito, mas também o gosto pela leitura. "As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura dos livros de lado. Uma lástima, pois a leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano. É através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento e dinamizar o raciocínio e a interpretação", disse o vereador.

O colóquio Literatura: os caminhos para Porto Alegre foi o terceiro de uma série de debates que o gabinete está promovendo. A idéia é discutir temas importantes da cidade que necessitem de um olhar apurado.

Por Tatiana Feldens (reg prof. 13 654)
Gabinete do Vereador Adeli Sell

3 comentários:

Marly Cuesta disse...

Caro Ver.Adeli Sell,
Parabéns pelo Colóquio.Maravilhoso!
Pena que não deu pra ir assistir,mas agora leio aqui sobre as sábias discussões.
Eu estava em reunião na RRSul-MinC,sobre projeto para viabilizar participação dos Pontos de Leitura na 57ªFeira do Livro de Porto Alegre.Como vês a causa é nobre também, em prol do LLL do RS.
Abração,
Marly Cuesta
Rep.do RS na CNPdC

Anônimo disse...

bem bolado.parabens.

ADELI SELL disse...

Pois é, fique ali anotrando tantas e tantas coisas positivas...
Acabo de redigir um artigo para o Jornal Fala Brasil para tratar deste tema da LEITURA