segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ALAGAMENTOS EM POA - SAIU NO GERAMIGOS

PROTESTE! Alagamentos no São Geraldo: Culpa Meteorológica, Administrativa ou de Planejamento?

No final da primeira quinzena de janeiro tivemos uma prévia de como será a vida da população do bairro São Geraldo. A população está tendo que enfrentar novamente o problema dos alagamentos.
Dia 13 de janeiro, a estação meteorológica da Metroclima (que fica entre as avenidas Benjamim e Ceará), registrou 71 milímetros de chuva. Segundo o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), o volume representa em torno de 70% da chuva esperada para o mês.
Segundo o diretor-geral do DEP, Ernesto Teixeira, a chuva do dia 13 de janeiro foi pior do que a registrada no dia 11 de janeiro, já que a rede de drenagem ainda estava carente de limpeza. Este problema no Conduto Álvaro Chaves provocou alagamentos nas Avenidas Ceará, Polônia, São Pedro, entre outras, que historicamente registra este problema.
O diretor Ernesto Teixeira disse que precisaria de 15 dias para fazer uma limpeza completa na rede nesses pontos críticos e que na ocasião infelizmente tivemos esses dois dias de chuva.
Amigos leitores, analisando a situação que há décadas ocorre na região o que podemos concluir? O problema desta vez foi de limpeza? Limpeza essa que é feita só após as chuvas e não antes delas acontecerem? Falha na previsão meteorológica que não conseguiu prever os temporais de verão (que ocorrem todos os anos)? Chuvas que não sabem quando chega a hora de parar? Falta de pessoal capacitado para trabalhar no DEP?
Podemos fazer muitas questões a partir deste problema, as quais existirão muitas respostas que apenas tentam justificar, mas de fato não as resolvem. Deixando a população em condições que vão desde a imobilidade de ir e vir, passando pelos prejuízos materiais e indo a questões de saúde pública.
Então amigos leitores, o que faremos? Sentaremos? Esperaremos? Indiferentes? Ou lutaremos coletivamente por uma solução real?
Pensemos nisso!
Marcelo Bento

Nenhum comentário: