sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

4 de Junho reivindica abastecimento de água


A comunidade enfrenta problemas há mais de 10 anos 
Moradores da comunidade 4 de Junho, localizada na Rua Afonso Lourenço Mariante, na Lomba do Pinheiro, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (04.02) com o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre, Flávio Presser. No encontro, intermediado pelo vereador Adeli Sell, a comunidade reivindicou soluções para problemas de infraestrutura, principalmente o abastecimento de água.

Delaine Oliveira e Jacira Barcellos Fagundes falaram
em nome da comunidade
Conforme informaram, são aproximadamente 250 famílias morando na área, há 10 anos, sem condições habitacionais. Delaine Oliveira, presidente da Associação dos Moradores, conta que as famílias foram enganadas ao comprar lotes de Renato Stella dos Santos, que teria prometido a infra-estrutura. "Ele desapareceu sem cumprir o prometido”, disse ela.

A comunidade solicita, além do abastecimento de água, o conserto de algumas estruturas que estariam causando um desperdício expressivo de água.

Delaine apontou no mapa os locais mais críticos
de desperdício de água
De acordo com Presser, “o consumo elevado e a fuga agravam o problema da falta de água em regiões de Porto Alegre”, disse ele, acrescentando que o Dmae precisa da regularização do local para prestar os devidos serviços. “A lei Orgânica do município é clara: em loteamentos a responsabilidade pela infraestrutura é do loteador. Enquanto a área não for regularizada não poderemos fazer nada”, disse ele. No que se refere ao desperdício de água, prometeu agilidade no conserto das estruturas já existentes.

Adeli frisou a necessidade do Executivo iniciar um trabalho educativo nas escolas, e de casa em casa, ressaltando a importância de evitar o desperdício. “Para ter vida e sustentabilidade no futuro, façamos agora o que não pode ser feito no amanhã”, disse o parlamentar.

Por Tatiana Feldens, Assessoria do Vereador

Nenhum comentário: