segunda-feira, 15 de março de 2010

Celebração pelo Dia das Mulheres na Vila Pinto

Mulheres da Vila Pinto, Campo da Tuca, Lomba do Pinheiro e de Humaitá/Navegantes se reuniram no CEA - Centro de Educação Ambiental da Vila Pinto, para um café da manhã alusivo ao Dia das Mulheres, juntamente com os vereadores Adeli Sell e Mauro Pinheiro, do PT.

Adeli Sell, falou das 129 mulheres que morreram nos Estados Unidos ao lutar por melhores condições de trabalho, servindo de exemplo de luta, e na luta permanente de mulheres como aqueles que estavam reunidas ali para dar sustento, educação e uma vida digna para seus filhos.
Marli lembrou que o CEA surgiu por iniciativa das mulheres como alternativa de sustento para ela e suas famílias, justamente no miolo de um dos lugares mais violentos da cidade de Porto Alegre. Foi uma luta contra a violência que muitas enfrentavam muitas vezes em seus próprios meios familiares. Hoje, o CEA é exemplo de organização, geração de renda, educação ambiental, orgulhando-se ainda de abrigar um dos quatro únicos núcleos de Justiça Comunitária do Brasil. Todos os postos de direção do CEA são ocupados por mulheres, bem como a grande maioria dos postos de trabalho. Além do galpão de reciclagem, o CEA recebe 50 crianças e adolescentes para atividades de educação e lazer no turno oposto ao escolar, aos quais fornece alimentação, cursos de capacitação, e uma creche para 120 crianças.

Lecy Matos contou da experiência de mais de trinta anos de luta do Campo da Tuca. Tudo começou com uma unidade de reciclagem, onde mulheres e crianças trabalhavam para garantir que pudessem continuar morando lá. Hoje há uma creche que atende mais de 200 crianças por dia e uma importante unidade de reciclagem. Lecy tem grande orgulho em dizer que tudo o que têm no Campo da Tuca foi conquistado, nado foi doado.
Lecy proveitou a oportunidade para anunciar que a Escola Técnica será realidade, estando garantida a assinatura do prefeitura com o governo federal para o início das construção das instalações na Av. Bento Gonçalves ainda este ano.
O vereador Mauro Pinheiro aproveitou a oportunidade para pôr à disposição sua experiência na formação de redes de cooperativas, tal como formou para os mini-mercados.

Nenhum comentário: