terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

PERDEMOS O TREM


Dirão que fala um líder da oposição ao governo local, mas ser de oposição nada tem a ver com o que penso sobre a perda do metrô em Porto Alegre.

Há muitos anos estudo, penso, elaboro sobre o tema Circulação e Transporte. Não tenho formação técnica na área, o que me obrigou a ser mais cauteloso, estudar e trabalhar ainda mais.

No mundo inteiro há campanhas contra o uso do automóvel, defesa para pegar o "comboio", seja o trem, metrô, VLT, TGV etc e até o bonde.

Mas aqui em Porto Alegre não ter carro, ou melhor, não ter um carro novo, tinindo, de preferência sofisticado, é sinal de que o sujeito "está por fora", "não está com nada".

Aqui, deixar o carro e pegar lotação, já parece algo extraordinário, e pegar um ônibus parece um contrasenso. Já defendi e volto e defener a expansão das Linhas Transversais de Ônibus, bem como a criação de Linhas T de Lotação, sua expansão, pois, por menos pessoas que levem, tiram de circulação uns 20 carros em cada trajeto. E isto é lucro para o ambiente.

Imaginem agora se tivéssemos um metrô do Centro até o Campus da UFRGS. Ou como se pensava anteriormente um metrô até o Triângulo da Assis Brasil, ademais colocaria em funcionamento aquele Terminal que virou um elefante branco.

E se a tese for o custo alto do metrô subterrâneo, o governo poderia ter proposto um VLT, como em Brasília, isto é, um Veículo Leve sobre Trilhos. Ainda bem que de Campinas, passando por São Paulo, chegando ao Rio, teremos o nosso primeiro TGV - Trem de Grande Velocidade.

Mas nosso prefeito optou por lutar antes de mais nada pelos Portais da Cidade e o modelo "ligeirinho" já em processo de abandono em Curitiba, depois do sucesso de vários anos, pois as cidades mudam, a tecnologia muda, ou seja, o BRT - Bus Rapid Traffic - já é quase peça de museu, mas aqui se opta pro isto, um atraso.

A opção se deu a partir das teses de seus Secretários Clóvis Magalhães da Gestão e o viajante número um deste governo, Luis Afonso Senna, da EPTC, mais o grupo deles, alguns professores da UFRGS, conhecidos todos por terem uma empresa de consultoria na área, todo inimigos do metrô. Pode?

Venceu o atraso, pois os Portais são estações de transbordo, vão causar um caos. É arcaico o modelo, pois hoje com os cartões inteligentes, TRI, TEU e o do Metrô, deveriam unir todos num cartão único, e a integração seria feito em qualquer local, sem necessidade de estações e bretes para trancar o tempo e a vida dos passageiros.

Adeli Sell - Vereador do PT/Porto Alegre/RS
Fone - 0xx51.99335309
http://www.blogdoadeli.blogspot.com/

Nenhum comentário: