quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PORTO ALEGRE VAI PARAR

PORTO ALEGRE VAI PARAR

ADELI SELL

Mesmo com a Copa, Porto Alegre vai parar, se a sociedade civil não der uma atropelada na burocracia da Prefeitura.
Tente pedir uma DM, documento necessário para saber o que se pode fazer neste ou naquele local.
Construiu, fez tudo direitinho, gastou com engenheiro, arquiteto, pagou um estafeta para fazer e acompanhar o processo, desculpa, mas o senhor pode não receber o seu Habite-se!
Precisa de uma licença ambiental? Prepare-se para um infarto do miocárdio. Contrate antes de entrar com pedido no protocolo um cardiologista para cuidar da sua saúde e um psiquiatra para lhe dar segurança que você não está doido.
Tem que tirar uma árvore exótica? É mais difícil tirar esta do que uma parte de mata atlântica. Veja o que o ex-Secretário da Smam fez ali no Morro Santa Tereza, uma devastação, mas negou vários pedidos meus, a partir de demandas do povo, cortar um galho, cortar eucalipto caindo na casa das pessoas.
Não me peçam para culpar os servidores. Há alguns que passa governo, entra governo, apresentam dificuldades, para vender facilidades. Mas isto é o joio que pode ser separado do trigo. Eu consegui demitir uma funcionária, quando estive na Smic, por vender alvarás... A maioria quer fazer e trabalhar corretamente, mas são os gestores atuais, os CCs, trancam o processo de desenvolvimento na cidade. Acham-se donos do mundo, tem uma visão patrimonialista, não sabem o que é uma gestão republicana.
Vão dizer que isto é discurso de oposição.
Não, não é. Perguntem a seus conhecidos e amigos. Nem precisam achar o pessoal da construção civil.
Mas vamos ficar com coisas mais comezinhas. Tente ligar para o 118 da EPTC e tente resolver um problema de trânsito. O choque vai ser mortal. A EPTC nada resolve.
Calçadas mal conservadas? Peçam fiscalização. Mas fique preparado para esperar até o resto dos dias deste governo. Você não terá resposta.
Praças mal cuidadas, abandonadas? É comum, acham natural.
Lâmpadas apagadas? Ora, para que gastar em iluminação.
Paradas de ônibus detonadas? Ora, para que deixar colocar paradas novas com publicidade... Um secretário decidiu que não vai sair licitação, apenas no dia que ele acordar de bem com o setor.
Vou parar aqui para não chatear mais, afinal a vida já é dura, para que repicar aqui que a vida é dura.
Mas vamos lá....anime-se, pois um dia tudo tem fim.
E novos tempos virão.

ADELI SELL é vereador do PT, Porto Alegre, RS

Um comentário:

Alexandre disse...

Me preocupa é quando vai chegar esse fim... Se demorar muito a PMPA vai estar num estado de sucateamento tal (tanto do patrimônio quanto dos servidores), que vai ter que colocar tudo abaixo e recomeçar do zero...
Vamos manter a esperança e a luta!
Abraços
Alexandre