sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sueli Mousquer inaugura exposição multimídia



“O Mapa e a Cidade", que inaugura dia 03 de setembro, exibe a produção de uma artista que transita entre a pintura, a gravura e arte digital.
A artista plástica Sueli Mousquer inaugura na próxima quinta-feira, dia 03 de setembro, às 19h, a exposição “O Mapa e a Cidade", nos altos do Mercado Público, (Quadrante 1), no Centro de Porto Alegre. Explorando as possibilidades da tecnologia, a artista apresenta 14 imagens em arte multimídia, ampliadas no tamanho de 1m50cm x 1m60cm, impressas em lona sannet. A proposta é complementada pela apresentação de um vídeo-arte sobre o mesmo tema, que irá ser projetado no decorrer da exposição. A visitação poderá ser feita de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábado, das 8h às 18h, até 25 de setembro. A mostra tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e integra a programação dos 140 anos do Mercado Público.

Em sua mais recente investida, Sueli Mousquer dá um tempo às galerias de arte para buscar, em um espaço não convencional, outras possibilidades de olhares e de respostas para a sua investigação estética. Para tanto, nada melhor que o Mercado Público, espaço emblemático da diversidade e da pluralidade cultural porto-alegrense, para possibilitar este diálogo entre o público e a obra de arte.

Referência na história e na economia da Capital dos gaúchos, o Mercado Público destaca-se, também, por ser um espaço identificado com a cultura e o lazer dos porto-alegrenses. Seu caráter cosmopolita torna-o um dos locais mais democráticos da cidade, na medida em que ali transitam milhares de pessoas, de todas as idades, culturas e classes sociais. Para Sueli, “a arte se apresenta como um canal de comunicação entre o artista e o público, em que o primeiro se vale da sua linguagem visual para transmitir aquilo que deseja”.

Partindo do poema "O Mapa", de Mario Quintana, como tema, Sueli percorre recantos pitorescos da cidade, revelando-os sob um outro olhar. “Com estes versos podemos imaginar qualquer rua de Porto Alegre, como qualquer rua de qualquer cidade, Estado ou País”, explica a artista que, assim, homenageia o poeta gaúcho e um dos seus mais célebres poemas.

A partir de fotografias de suas pinturas e de imagens da cidade, a artista explora os recursos das novas tecnologias, com softwares de criação gráfica, resultando em um trabalho multimídia, que possibilita várias leituras e significados. “Busca com isso, ligar as várias realidades da cultura contemporânea em um mosaico artístico, no qual as diversas linguagens da arte servem de instrumento para abordar três expressões em uma só imagem: a poesia de Mario Quintana, a cidade de Porto Alegre e a minha própria obra pictórica, tudo isso reunido em um lugar que dialoga com a cultura da cidade”, resume a artista.

Sueli Mousquer nasceu em Santo Ângelo, mas reside desde 1976 em Porto Alegre onde realiza suas produções de arte. Iniciou sua formação em artes plásticas em 1984, no Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, onde estudou pintura, gravura, cerâmica e, mais recentemente, fotoshop.

Serviço:
O Quê: Exposição “O Mapa e a Cidade”, de Sueli Mousquer
Onde: Altos do Mercado Público (Quadrante 1), Centro de Porto Alegre
Quando: Abertura dia 03 de setembro, às 19h. Visitação de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábado, das 8h às 18h, até 25 de setembro.
Quanto: Entrada franca.
Contatos com a artista: (51) 99633707

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu (MTB 8679-4) F: (51) 9277.2191

Nenhum comentário: