quarta-feira, 22 de julho de 2009

A GRIPE - DENÚNCIAS DE UM CIDADÃO

Exmº Sr. Vereador Adeli Sell

Em 28 de abril deste ano, o Brasil tinha 90 milhões de doses da medição Tamiflu para gripe, segundo o ministério da saúde. Esta informação foi publicada em diversos locais (Portal O Dia, Folha On Line, O Globo e outros).

Em 11 de maio deste ano, o Brasil estava negociando 800 mil doses prontas de Tamiflu publicado em JC Online, MSN Notícias, Investimentos e Notícias, Diário do Nordeste, etc).

Em 13 de maio deste ano, o Brasil estava verificando a possiblidade de produzir, a partir de matéria-prima existente, o suficiente para 9 milhões de doses (publicado em Cruzeiro do Sul).

Em 26 de junho deste ano o Ministério da Saúde mudou o protocolo de tratamento da Gripe H1N1. Deixou de aplicar a medicação aos suspeitos de contaminação com o Vírus (publicado em MidiaMaxNews, O Globo e outros.

O que mudou?

Em 2 de julho deste ano foi confirmado que a compra do Tamiflu ainda não havia sido finalizada (Blog ComCiências), informação esta obtida com pessoas do ministério da saúde.

Hoje, em conversa com quem presenciou a situação, tive a seguinte informação: no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (hospital referência), há 3 semanas atrás haviam apenas e tão somente 2 (duas) doses da medicação Tamiflu, e que uma foi aplicada a um paciente que estava há 2 dias com febre alta e aguardando resultado dos exames para confirmar a contaminação pelo vírus H1N1 por pressão que fizeram conhecidos do paciente junto a médicos amigos. O paciente havia voltado dos Estados Unidos 2 dias antes de procurar ajuda médica.

Mais. Que preocupado com a situação, um dos conhecidos deste paciente foi em busca de doses do Tamiflu para proteger a seus familiares e empregados, e no mercado negro encontrou. Quando tentando verificar a veracidade do produto fez uma série de questionamentos ao “fornecedor”, este lhe informou que ficasse tranquilo, pois ele tinha um parente que trabalhava no Ministério da Saúde.

Note-se o contraditório. Tinha a medicação. Comprou-se mais. Trabalhou-se para ter outras alternativas para ter ainda mais. No fim das contas, não tem. Não tem nada. Estamos à descoberto. O que mudou, vez que agora é que as tais doses estão sendo necessárias?!

E pior, o pouco que tem está “vazando” do Ministério da Saúde por conta de roubo e fraude.

Independente de estas informações não serem totalmente verídicas, cabe a V.Sª, que tem a obrigação constitucional de fiscalizar as ações do poder executivo em nome da população que lhe elegeu (nós, o povo!), verificar se isto é, afinal, verdade ou não.

Um vereador do Rio de Janeiro teve esta iniciativa, e confirmou (lá, é bem verdade) que não havia o remédio. Isto foi publicado no JB Online, e no O Globo)

Importante frisar que nenhuma destas notícias publicadas na mídia foi desmentida pelo Ministério da Saúde.

Uma coisa é certa e não mais precisa de compravação: Lula e o Ministério da Saúde mentem. Quanto ao presidente, ele mesmo reconhece. Não vai ser agora que estará falando a verdade, não é mesmo?

Cesar Augusto Ilgenfritz
51 9135-8851

Um comentário:

Anônimo disse...

O mundo foi tomado de pânico recentemente. Notícias de morte aumentam a cada dia. Entretanto, conforme dizem as autoridades, tudo está sob controle. Acreditamos. Mas existem pequenas tragédias pessoais que não permitem que sejamos pautados pelas estatísticas, afinal lidamos com seres humanos. A frieza dos números causa perplexidade. A obra trata de duas dessas inusitadas histórias, onde outros tipos de médicos atuaram...

A(H1N1) A Pandemia no site www.clubedosautores.com.br