quinta-feira, 30 de julho de 2009

Bancários pedem apoio para manter CSO do BB na Capital

Foto: Elson Sempé Pedroso

O presidente em exercício da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Adeli Sell (PT), recebeu, na tarde desta quarta-feira (29/7), quatro representantes de entidades de bancários que vieram pedir apoio da Casa no sentido de impedir a transferência do Centro de Suporte Operacional (CSO) do Banco do Brasil para Curitiba (PR). Atualmente instalado em Porto Alegre, o CSO é responsável pela análise de todas as operações de crédito do BB no Rio Grande do Sul.
Pedro Loss, diretor do Sindbancários, entregou a Adeli documento em que expõe a preocupação da entidade com a decisão da direção nacional do BB. Conforme Loss, se o CSO for mesmo transferido para Curitiba, deverá aumentar o tempo de resposta dos pedidos de empréstimo, por exemplo, o que, na sua opinião, prejudicará o desenvolvimento econômico e social do Estado. "O RS não pode virar refém do Paraná", alertou.
Além da previsão de prejuízo à economia gaúcha, preocupa os bancários o destino dos 150 funcionários do CSO lotados em Porto Alegre. De acordo com o diretor de Comunicações do Sindbancários, Flávio José Pastoriz, a direção do BB prometeu relotar esses servidores, mas, por enquanto, não há qualquer garantia. Também estiveram na Câmara Júlio Vivian, diretor do Sindbancários e funcionário do BB, e Paulo Stekel, diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
Adeli prometeu propor à Mesa Diretora da Câmara a elaboração de uma moção em defesa da permanência do CSO no RS. Conforme o presidente em exercício da Casa, depois de aprovada em plenário, a moção deverá ser enviada à direção do Banco do Brasil, ao Congresso e à Presidência da República. Em 20 de agosto, o Sindbancários deverá ocupar a Tribuna Popular da Câmara para divulgar a luta da entidade na tentativa de reverter a decisão do BB.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Nenhum comentário: