terça-feira, 14 de julho de 2009

Através dos livros se conquista o mundo

Através dos livros se conquista o mundo
Adeli Sell*
Ainda menino, filho de pequenos agricultores, aprendi que o caminho para conhecer o mundo podia se fazer através dos livros. Onde nasci não era fácil encontrá-los, mas eles me faziam viajar e foi, de certa forma, em busca deles que vim para Porto Alegre estudar Letras na UFRGS. O encantamento pela palavra escrita me fez professor de Literatura e de Inglês, também por isso me tornei livreiro, o que me permitia literalmente viver cercado por este universo.
Coerente então que, vereador, meu mandato trabalhe para que escolas e comunidades conquistem seus espaços de leitura. Queremos que os livros façam parte da vida das pessoas, abrindo as portas para o mundo das idéias e para outras realidades. Quem lê, aprende sobre a diferença, aprende que não há uma única realidade, que são muitos os mundos e que eles podem coabitar; que as diferentes formas de pensar não levam ao conflito, mas ao enriquecimento.
Através de meu gabinete na Câmara de Vereadores, fomentamos uma campanha permanente de arrecadação de livros para repassar a bibliotecas de escolas e comunitárias. Pois, o ser humano precisa bem mais que comida para crescer e ser um cidadão de fato, precisa aprender a se fazer respeitar e ouvir, interferir e traçar seu próprio destino.
Uma experiência especialmente rica acontece na Vila Tronco-Postão, na Grande Cruzeiro, onde os moradores, de forma organizada e consciente, criaram o Instituto Integração Social. No espaço, além de cursos, aulas de teatro e acesso à internet, cresce uma biblioteca, que já conta com um acervo considerável. Acervo que ainda pode aumentar, como deve acontecer sempre com o saber, se ampliando e enriquecendo. Acredito e contribuo para que o Instituto se torne referência de biblioteca comunitária, confirmando a força que os livros dão àqueles que viajam por suas páginas. Quem quiser se engajar nesta bela cruzada do conhecimento pode procurar o Instituto de Integração Social (Avenida Moab Caldas, Acesso 9, 333, Bairro Santa Teresa – Telefone: 3223-1949) ou meu gabinete, que encaminharemos à biblioteca.
Doar livros é ajudar a firmar as bases de um novo mundo, construído a partir das utopias sonhadas.


*ADELI SELL é vereador do PT, em Porto Alegre.

2 comentários:

JÚLIO GARCIA disse...

Bela iniciativa, Adeli. Podes contar comigo nessa cruzada, vou divulgar e também encaminhar minha contribuição. Parabéns!

Anônimo disse...

C O N V I T E



O FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a REUNIÃO MENSAL, a ser realizada no dia 07/08/2009, às 14h, no Auditório do FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO – Rua Ramiro Barcelos, nº 2705 em Porto Alegre, com a seguinte programação:



III ENCONTRO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES



14h - ABERTURA E AÇÕES DO FÓRUM

Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia - Nêmora Arlindo Rodrigues

Presidente do CRB-10 - Débora Dornsbach Soares

Direção da FABICO - Vice -Diretora e Prof. Regina Helena Van Der Laan

Câmara Municipal de POA -Vereadora Fernanda Melchionna e Silva– Frente Parlamentar de Bibliotecas

Comissão de Educação e Cultura – CRB – 10 - Loiva Teresinha Serafini – Ana Gribler e Sonia Zanotto - Ações do Fórum Gaúcho.



14h30min – SISTEMA MUNICIPAL DE ORGANIZAÇÃO DE BIBLIOTECA ESCOLARES DE NOVO HAMBURGO - PROF. LEANDRO LEMOS PRADO

Relato de experiências – boas práticas em bibliotecas escolares- projetos de organização e dinamização de bibliotecas escolares.



15h15min - WEB 2.0 – EM BIBLIOTECAS ESCOLARES

A Web 2.0 veio revolucionar a forma como lidamos com a Internet. O mundo da informação deixou de ser estático e fechado sobre si mesmo, para passar a ser dinâmico e colaborativo, dispondo-se a ir ao encontro dos interesses do utilizador. Num universo em constante mutação, é responsabilidade do bibliotecário, enquanto profissional da informação, adaptar-se à evolução da tecnologia e dela tirar o melhor partido. Nesse sentido, o objetivo desta palestra é dar a conhecer o vasto leque de serviços, ferramentas e softwares da Web 2.0 na área das bibliotecas, salientando as mais valias que a aposta nestas ferramentas pode trazer para o serviço e para os utilizadores. Através de exemplos concretos da aplicação das variadas ferramentas, serão identificados os casos de melhores práticas na área e discutidos os paradigmas reservados para o futuro. Professoras Eliane Moro e Lizandra Estabel do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e acessabilidade FABICO.



16h15 min - SISTEMA MUNICIPAL DE ORGANIZAÇÃO DE BIBLIOTECA ESCOLARES DE LINDOLFO COLLOR - MÁRCIA TATINA DIETER - DIRETORA DA CULTURA E TURISMO

Relato de experiências – boas práticas em bibliotecas escolares- projetos de organização e dinamização de bibliotecas escolares.









INSCRIÇÃO GRATUITA / Vagas limitadas – 150 lugares

Informação – inscrição – com Denise e Beatriz – http://crb10.isishome.net/bib-e Fones: 51 3232-2880 ou 51 3232-2856 fiscaletica@terra.com.br ou crb10@terra.com.br – Horário de atendimento- 9h as 18h.

Data: 07 de agosto de 2009 – 14h às 18h

Local: Auditório da FABICO – Térreo – Rua Ramiro Barcelos, nº 2705

Porto Alegre – RS



VENHA, NÓS TE CONVIDAMOS, SEJA VOCÊ TAMBÉM UM PARCEIRO DESTA IDEIA E INTEGRE O NOSSO FÓRUM