segunda-feira, 16 de abril de 2012

Resposta às comparações feitas por colunista sobre a diferença entre os cuidados com animais e humanos

Alemão recebe carinho de visitantes
(Foto: Nauro Júnior / Agencia RBS)
Recebi inúmeros e-mails e recados indignados desde a última sexta-feira, por isso tomo a liberdade de utilizar uma das manifestações para representar além da minha, a opinião de um grupo de protetores que luta por um tema humanista.

Me refiro à coluna do jornalista David Coimbra - publicada pelo jornal Zero Hora na última sexta-feira, na qual ele pergunta ao governador Tarso Genro, se ele não tinha vergonha da situação do Presídio Central. A coluna repercutiu negativamente também entre as protetoras de animais, que ficaram estarrecidas com as comparações feitas pelo colunista.

Ao externar sua indignação com a situação dos detentos do presídio gaúcho, o colunista de ZH criticou, entre outras coisas, os defensores dos animais. Ferrenho defensor da causa, me solidarizo ao grupo e reproduzo abaixo fragmentos da carta enviada ao colunista, com cópia para o nosso e-mail, pela leitora Lia Carvalho.

No documento, Lia admite ser leitora assídua do colunista. Afirma, no entanto, “estar quase que totalmente em desconformidade com teu pensamento”. E ela enumera os motivos.

 “Em primeiro lugar David, apesar de não ter votado no Sr.Tarso Genro, não vejo motivos para que somente dele seja cobrado pelo estado em que se encontra o Presídio Central de Porto Alegre. O local onde estão os apenados não ficou como está num curto espaço de tempo. Foi se deteriorando ao longo dos anos e não foram feitos os reparos precisos para que não chegasse neste ponto que concordo contigo é deprimente e vexatório. Ou seja, os governantes anteriores também nada fizeram. Quanto a me incluíres como cidadã portoalegense, nos responsáveis pelos cuidados que os apenados merecem eu te peço: ME EXCLUA FORA DESSA!”.

Ela prossegue explicando que sua parte já está sendo feita através dos impostos que paga e que se estas pessoas lá estão, é porque alguma coisa de ilícita fizeram para que fossem punidas. “Quem sabe estuprou um vulnerável, assassinou um idoso pra lhe roubar a aposentadoria, matou um estudante que lutou por sua mochila, ou  alguém que quis  defender o meio de transporte que usava pra ganhar o seu sustento e que ainda estava pagando”.

Segundo a leitora, os motivos são tantos que escreveríamos páginas e páginas para listarmos porque cada um dos presidiários foi condenado e está a viver "numa masmorra" como o próprio jornalista chama o Presídio Central.

A leitora discorre sobre o assunto com maestria, até chegar no ponto de parâmetro da coluna – sobre porque as pessoas se importam tanto com o viralata Alemão, morador de rua da cidade de Pelotas, que recebeu uma média de 30 visitas por dia, além de se alimentar com hamburguers de filé.

“Eu te respondo David, porque na minha modesta opinião o Alemão não cometeu nenhum dos delitos acima mencionados, porque o Alemão não enlutou nenhuma família, porque o Alemão não roubou um bem material indispensável para alguém, porque o Alemão não estuprou nenhum vulnerável....só pra falar um pouquinho sobre o porque o Alemão recebe tantos benefícios e tem 5 mil amigos no facebook.


E pra terminar David, eu te deixo uma sugestão - porque não lanças uma idéia semelhante aos protetores de animais que batalham por adotantes para animais de rua e abandonados? É tão simples prezado jornalista: a pessoa vai até o presídio, escolhe um dos apenados, leva direto para uma clínica (temos excelentes clínicas particulares em Porto), faz o apenado passar por uma revisão médica, depois o leva para um "banho de beleza" para que fique com boa aparência, leva o apenado para casa ou então procura uma casa de passagem (tem várias aqui em Porto também - pagas ou gratuitas - a pessoa escolhe), tira uma bela foto do apenado e lança nas redes sociais em busca de pessoas que o ressocializem ou quem sabe o adotem para ser um novo membro da família. Só que têm que ser deixado claro o delito que ele cometeu e seu temperamento!


Se quem está com pena dos presidiários copiarem a quem defende, luta, tira os animais das ruas e das mãos dos cruéis, esteja ciente que estará começando a trilhar um longo caminho, que também é responsabilidade de nossos governantes. Mas de um em um, será iniciado o salvamento dos apenados condenados à masmorra! E com a reabilitação eles não estarão mais nas ruas cometendo novos delitos. E veja que para os apenados será excluída a castração, que para os animais que são recolhidos nas ruas é a primeira providência a ser tomada tão logo seja verificado seu estado de saúde”.


Adeli Sell

3 comentários:

magali castilhos disse...

Adorei, Adeli!

É maravilhoso este espaço que tu sempre garantiu dentro do teu mandato, te manifestando a favor dos direitos dos animais, permitindo que os protetores possam defender esta causa que para mim é das mais importantes.

Abração,
Magali Castilhos

Garcia disse...

Eu não entendo por que tem tanta gente defendendo vagabundo, parece que esqueçem o motivo pelo quais estes estão nos presidio, esquecem quantas vidas inocentes foram perdidas, quanta crinça ficou sem pa e que estão pagando somente pelo que fizeram, infelismente nem todos. Estes vagabundos deveraim pensar em conforto no momento que estavam cometendo o crime e não me venham com as bandalheiras de sempre, que os coitadinhos são vitimas da sociedade, só quem já esteve a merce destes monstros sabe do que estou falando, como disse a Magali no seu comentário, se estão com pena que os levem para casa. Os defensores destes monstros nem passam na frente do presidio, só conhecem este lugar por fotos e pela tv, chega de hipocrisia.

Suzana Duartwe disse...

Bravos ! BRAVO ADELI. Homem público que coloca a cara de fora, como tu, "merece todo o nosso respeito"
Como político poderias estar mais preocupado em salvar ELEITORES buscandom votos. Mas não - buscas atender a todos: animais
humanos e irracionais. Tens COMPAIXãO que é o MAIS NOBRE DOS SENTIMENTOS. Tua presença e postura em nossa Câmara Municipal são a prova
de q. podemos confiar em alguns políticos.