terça-feira, 3 de abril de 2012

Durante almoço com autoridades no Copacabana, PT lança discussão sobre programa de governo

Para Villaverde, o processo de diálogo vai permitir que o programa expresse a relação do PT com a sociedade
O Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre deu hoje um passo significativo na construção de um programa de mudanças e avanços para governar a Capital dos gaúchos com o lançamento dos Diálogos com Porto Alegre. O ato ocorreu durante almoço no restaurante Copacabana e contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre elas secretários de Estado, deputados estaduais e federais, vereadores, artistas, cineastas, escritores, lideranças comunitárias, representantes de partidos aliados, além do governador Tarso Genro e do pré-candidato do PT, Adão Villaverde.

Diálogos com Porto Alegre é um projeto que vai ouvir a cidadania e buscar elementos que auxiliem na construção de um programa de cidade moderna, para o presente e para o futuro, sem perder o acúmulo dos seus 240 anos, informou Adeli Sell, presidente do PT-POA, na abertura da atividade. Com a convicção de que nossa Capital deve assumir um papel de protagonismo, queremos ouvir e conversar com as comunidades, entidades, associações de classe, sindicatos, sociedade civil e população em geral, completou Gerson Almeida, coordenador geral da pré-campanha.

O resultado desses diálogos irá ancorar o programa para um novo governo, compromissado com o patamar de excelência na administração pública, dando condições para que Porto Alegre possa usufruir das promissoras possibilidades oferecidas pela nova realidade do Brasil, com a presidenta Dilma Rousseff e do Rio Grande do Sul, com o governador Tarso Genro.

Pontos cruciais
O governador Tarso Genro elogiou a metodologia de construção do programa contida nos "Diálogos de Porto Alegre" que, ao invés de ouvir apenas os especialistas, escuta quem, de fato, enfrenta a realidade cotidiana da cidade: as pessoas que formam a comunidade. Ele também apontou o que considera crucial para uma construção de programa, como uma visão crítica da cidade, da cultura e do Estado - e não de governos.

Acredita que será necessário ponderar também sobre onde o processo da globalização nos levou e onde nos encontramos hoje, bem como que passo queremos dar para Porto Alegre. “Queremos a Porto Alegre do Ceitec, do OP, do Fórum Social Mundial, dos profetas da ecologia?”, indagou.

Para o pré-candidato do PT ao Executivo Municipal, deputado Adão Villaverde, o processo de diálogo ao contrário de fazer um workshop do acúmulo petista na gestão de Porto Alegre vai permitir que o programa expresse a relação do PT com a sociedade. Ao mesmo tempo este processo vai mobilizar e apanhar a capacidade crítica dos que vivem o dia a dia da cidade. “Queremos ouvir o conjunto da sociedade para promover a inversão das prioridades de investimentos, em infraestrutura e saneamento básico, por exemplo”, disse Villaverde.

Villaverde também enumerou algumas ações necessárias para governar a cidade, como fortes intervenções urbanas para três ou quatro década; processo de reterritorialização da cidade, dotando as periferias de serviços básicos, aproveitando as facilidades de investimentos federais (PACs) e internacionais; bem como revitalizar a vocação adormecida da cidade voltada para os serviços, a alta tecnologia e o turismo de negócios.

Por outro lado, teceu duras críticas à municipalidade, principalmente nas áreas da saúde e da segurança pública. “Precisamos de uma cidade bem cuidada, inclusiva, com desenvolvimento sustentável, que enfrente também a saúde - sob o ponto de vista da prestação de serviços - e a segurança pública”, ponderou.

O encontro reuniu:

Artistas como Zé Victor Castiel, Nelson Coelho de Castro e Mirian Tolpolar;

Cineastas como Tabajara Ruas;

Escritores como Luis Augusto Fischer;

Deputado Federal Paulo Ferreira;

Deputados Estaduais: Raul Pont, Valdeci Oliveira, Edgar Pretto, Daniel Bordignon, Ana Affonso, Marisa Formolo, Alexandre Lindemayer e AldacirOliboni;

Vereadores: Adeli Sell, Maria Celeste, Carlos Comassetto, Sofia Cavedon, Carlos Todeschini e Mauro Pinheiro;

Empresários como José Paulo Dornelles Cairoli, presidente da Federasul;

Lideranças comunitárias, como Wilson Valério da Rosa Lopes, presidente da Federação Gaúcha de Associações de Moradores (FEGAM-RS);

Partidos aliados, como PRB (Carlos Gomes e José Freitas), PPL (Toni Proença), PSD (Tarciso Flecha Negra e Bernardino Vendrusculo) , PSC (Maria Delurdes Portal de Almeida), PV (Montserrat Martins)


Secretários de Estado: Marcia Santana, João Motta, Ivar Pavan, Airton Michels, Juarez Pinheiro, Eulália Nascimento, Vinicius Wu, Odir Tonolier, Cleber Cristiano Prodanov, Vera Spolidoro e o ex- prefeito João Verle.

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Nenhum comentário: