quinta-feira, 12 de abril de 2012

Câmara concede homenagem ao Comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu

O coronel é reconhecido pela defesa aos Direitos Humanos
e o papel que desempenha na Polícia Militar
Por proposição do vereador Adeli Sell, a Câmara Municipal de Porto Alegre concede na próxima terça-feira (17.04), o título de Cidadão Emérito ao Coronel Sérgio Roberto de Abreu. A atividade será realizada às 15h horas no Plenário Otávio Rocha.

"O coronel Sérgio é, acima de tudo, um notável democrata, solidário e amante do bem", sustenta Adeli. Comandante-geral da Brigada Militar (BM), o coronel é exemplo e devidamente reconhecido no cenário nacional e mundial por sua defesa aos Direitos Humanos e diversos artigos e trabalhos sobre o assunto e o papel da Polícia Militar.

A nível internacional, atualmente é doutorando em Direito pela Universidade de Barcelona, e sua tese aborda o tema “Direito internacional dos direitos humanos e administração pública: influência das decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos nas políticas públicas no Brasil”.

Aqui no Brasil, tem se destacado com diversas publicações em diferentes veículos da nação, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Gestão e Políticas de Segurança Pública na Academia de Polícia Militar, em 2001, com o tema “A criminalidade e a construção do direito fundamental à segurança pública nos bairros periféricos da zona norte de Porto Alegre”.

Trajetória da BM
Na BM, foi comandante do Pelotão de Operações Especiais do 9º Batalhão de Porto Alegre, chefe de seção do Instituto de Pesquisa da Brigada Militar (IPBM), assessor especial da Secretaria de Segurança Pública e, ainda, trabalhou na política de formação e qualificação dos servidores da referida área, entre os anos de 1999 e 2002. Comandou a BM de várias regiões no Rio Grande do Sul e, a partir de 2011, assumiu o comando-geral da instituição.

É bacharel em Direito pela PUCRS e especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública. Também é professor em vários cursos universitários, nos quais leciona sobre temas ligados à segurança pública, como modelos de gestão em segurança pública e segurança pública e direitos humanos.

Conheça a trajetória completa do Coroel Sérgio Roberto de Abreu publicada no site oficial da Brigada Militar: http://migre.me/8E9P0

Por Alysson Mainieri
Gab. Ver. Adeli Sell

Nenhum comentário: