quarta-feira, 4 de abril de 2012

Por proposição do vereador Adeli Sell, Rabino Mendel Liberow recebe diploma de Honra ao Mérito


O fundador da Sinagoga Beit Lubavitch de Porto Alegre,  Rabino Mendel Liberow, foi homenageado hoje (3/4) na Câmara Municipal de Porto Alegre. Por proposição do vereador Adeli Sell (PT), Liberow recebeu o Diploma de Honra ao Mérito durante solenidade dirigida pelo presidente do Legislativo da Capital, vereador Mauro Zacher (PDT). 

De acordo com o proponente, o rabino vem desenvolvendo há 26 anos no Estado um trabalho sólido “que ganhou o reconhecimento da comunidade judaica local”. Adeli ressaltou também que Beit Lubavitch é a única sinagoga tradicional da comunidade ashkenazi do Estado que segue rigorosamente a proposta judaica original. “Bastante frequentada principalmente por jovens, que nela aprendem a rezar, a colocar o tefilin e a compor o minian diariamente para a primeira reza da manhã.” A sinagoga realiza, ainda, importantes ações sociais, comunitárias e festivas, segundo o proponente. “Todos sabem melhor do que eu a trajetória do homenageado, um homem agregador.”

Já o prefeito José Fortunati disse que fez questão de comparecer à homenagem por reconhecer que Mendel Liberow desempenha um trabalho extremamente profundo que faz a diferença na comunidade porto-alegrense. “Ações que começam com as crianças e atingem os idosos, por estou aqui hoje”, disse o prefeito.
Em sua manifestação Mendel Liberow disse que compartilhava a homenagem com a família “Certamente merecem mais do que 50% deste reconhecimento”, enfatizou o Rabino. Ele falou da missão que recebeu quando veio para o Brasil. “A missão de sempre querer fazer mais e, eu e a minha esposa, fazemos isto todos os dias.”

Os vereadores João Dib (PP), Idenir Cecchim (PMDB), Alceu Brasinha (PTB) e Engenheiro Comasseto (PT) prestigiaram a homenagem juntamente com diversas autoridades.


Foto: Eduardo Quadros

Foto: Tatiana Feldens

Regina Andrade (reg. prof. 8423), CMPA

Nenhum comentário: