terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Militantes e lideranças celebram 32 anos do PT


Cerca de 500 pessoas – entre militantes, fundadores, lideranças do PT e de partidos aliados – estiveram reunidas nesta segunda-feira (13) à noite no Cais Mauá para festejar os 32 anos do Partido dos Trabalhadores. A festa foi organizada pelos diretórios estadual e municipal do PT.

O presidente municipal do PT, vereador Adeli Sell, recordou as reuniões realizadas pelo partido na tradicional Igreja da Pompéia. “Muitos de nós que estivemos juntos há 32 anos na Igreja da Pompéia hoje nos reencontramos aqui no Cais Mauá para celebrar mais um ano de vida”, disse Adeli, ao afirmar que o Brasil que fundou o PT já não é mais o mesmo. “Temos muito mais democracia, liberdade, avanços econômicos e menos desigualdades”, comemorou.

Para presidente regional, deputado Raul Pont, “a vida é uma permanente renovação e o PT nasceu desta busca de seus militantes. É com esta nossa capacidade que pensamos, propomos e agimos, na procura de soluções para os problemas do país. Este é o nosso desafio como militantes, continuar esta caminhada pela construção de uma sociedade com justiça, democracia, solidariedade e igualdade”, destacou.

Partido da transformação
O presidente de honra do PT e ex-governador do Estado Olívio Dutra arrancou aplausos dos presentes com seu discurso entusiasmado. Reforçou que o PT terá grandes desafios pela frente, assim como teve em sua construção. “Quero que todos sejamos petistas. Que tenhamos o compromisso de ser um partido da transformação e não da acomodação. Precisamos criar consciência cidadã”, disse ele.

Olívio também saudou o presidente Lula ao contar que conversou com ele recentemente. “Lula é uma grande expressão humana, grande figura que nos honra muito. Que nossos pensamentos se voltem para ele e que ele possa se recuperar bem da saúde”.

As eleições municipais de 2012 também foram pauta do ex-governador. Segundo ele, num pleito como o que teremos neste ano não conta só a figura de um candidato, nem de um partido. “Trata-se de um programa construído que deverá unificar forças. Cada um e cada uma de nós deve ser tão candidato quanto as nossas candidaturas. O programa, a ação partidária, é muito importante. Não queremos ganhar por causa da Dilma, do Lula ou do Tarso. Queremos ganhar pelo conteúdo do nosso projeto, que será um projeto da transformação e do socialismo democrático”.

O governador Tarso Genro encerrou o ato ao lembrar mais uma vez da luta do ex-presidente Lula e agora da Dilma para mudar o país. “O PT e os seus aliados, junto com os presidente Lula e Dilma, viraram a rota do desenvolvimento. A soberania popular ainda está em construção. Iremos continuar as grandes transformações”, disse ele.

Partidos Aliados
O presidente municipal do PPL, Vinícius Anversa, prestigiou a festa e ressaltou a marca histórica do PT deixará para o Brasil. “O PT mudou o País e está mudando o Rio Grande do Sul. Temos muito a comemorar com vocês”, disse ele.

Do PTB, estiveram presentes o secretário Luis Augusto Lara e o membro da Executiva do PTB, Ivandre de Jesus Medeiros. Eles desejaram “outros 32 anos de mais sorte, alegria e contribuição à democracia brasileira”.

O deputado pelo PCdoB Raul Carrion lembrou que o PT tem uma história de grandes lutas e conquistas para o povo brasileiro, e o PCdoB é um aliado histórico do PT, reforçou.

Beto Albuquerque, do PSB, disse que o PT pode bater no peito com orgulho de um novo País, uma nova geração, com importante papel na luta e pelos espaços de poder.

Dos EUA
O pré-candidato do PT ao Executivo Municipal, Adão Villaverde, não pode estar presente, mas enviou mensagem saudando o aniversário de 32 anos do Partido dos Trabalhadores, do qual foi fundador e presidente do diretório municipal de Porto Alegre.

"Quero dizer a toda(o)s vocês que não tem honra maior para nós, militantes de esquerda e socialistas do Brasil e Rio Grande do Sul, do que ouvir por este mundo a fora, o extraordinário reconhecimento das mudanças e transformações que estamos realizando no nosso país. E na condição de pré-candidado a prefeito da nossa cidade, deferência maior que me foi conferida pela nossa grandiosa militância e maior construtora destes 32 anos de glórias do nosso PT, digo-lhes que não faltarei com a responsabilidade e a enorme dimensão que a tarefa requer. Com ela e o povo da nossa cidade, vamos retomar o caminho das vitórias também na nossa querida capital. E as experiências que estou conhecendo aqui, nas áreas da segurança pública e saúde, dentre outras, como legado do PT ter governado P orto Alegre por 16 anos, de hoje estar no comando do RS com nosso companheiro Tarso Genro e estarmos mudando este país com Dilma e Lula, é, com certeza, o grande feito que podemos dar ao nosso tão sofrido e necessitado povo. Que ao identificar no nosso partido, o reconhecimento por tudo isto, não poderia estar nos dando um presente melhor para comemorar os nossos 32 anos.

Veja aqui mais fotos da festa.







Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Nenhum comentário: