sexta-feira, 29 de abril de 2011

Para derrotar o atraso, Adeli sugere reforma política pactuada


"Não adianta criar fantasias, teses que são ideais, mas que não tem a mínima chance de passar", avalia Adeli Sell
Foi lançado nesta sexta-feira (29/04), durante café da manhã no Chalé da Praça XV, o Fórum porto-alegrense da Reforma Política. Idealizado pelos vereadores Adeli Sell (PT) e Sebastião Melo (PMDB), o primeiro debate público contou com a presença da senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP), dos presidentes da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal, Adão Villaverde (PT) e Sofia Cavedon (PT), respectivamente, e de representantes dos 13 partidos responsáveis pela criação do fórum: PT, PMDB, PPS, DEM, PPL, PP, PTB, PSB, PDT, PSOL, PSDB, PRB e PCdoB.


 Para Adeli, que também preside o PT de Porto Alegre, é necessário criar uma proposta de reforma minimamente pactuada, que seja viável de aprovação no Congresso Nacional. “Não adianta criar fantasias, teses que são ideais, mas que não tem a mínima chance de passar. É preciso construir uma maioria que faça uma reforma o mais avançada possível. Assim derrotaremos o atraso”.

Até agosto, representantes da sociedade civil - deputados federais, centrais sindicais, movimentos comunitários, entre outros - serão convidados para debater temas como financiamento público de campanha, coligações partidárias e cláusula de barreira em eleições. Após os encontros, o grupo vai elaborar um documento final expondo os anseios da sociedade, que será apresentado em uma conferência final.

O próximo encontro já tem data marcada: será no dia 16 de maio, a partir das 18:30, na Câmara Municipal de Vereadores. Desta vez, deputados federais serão convidados a palestrar sobre a Câmara Federal e a Reforma Política.

Por Tatiana Feldens, Assessoria do Vereador

Um comentário:

Flávio E. N. Teixeira disse...

Grande iniciativa!!
Isto mostra que temas de grande interesse social estão acima e podem superar as barreiras partidárias.

Flavio Teixeira